Os eventos online são uma excelente forma de treinar colaboradores, atrair clientes e parceiros, engajar o público-alvo, ganhar autoridade e fechar novos contratos. Empresas de todos os portes e segmentos estão apostando nessa estratégia para atingir seus objetivos – e obtendo ótimos resultados! Mas, para isso acontecer, é fundamental conhecer os tipos de eventos online e saber escolher o mais adequado para o propósito do seu negócio.
Neste artigo, veja quais são os principais tipos de evento online, descubra as diferenças entre eles e entenda como definir o melhor para sua empresa. Confira!
5 tipos de eventos online para sua empresa organizar
1. Webinars
Um webinar é um dos tipos de eventos online no qual um ou mais especialistas tratam de um assunto específico – é comum que seja voltado para a prática, trazendo histórias de sucesso. Costuma ser bem objetivo e durar em torno de uma hora.
Os espectadores se inscrevem previamente e podem interagir por chat em tempo real, dando contribuições, participando do debate e tirando dúvidas. É recomendado para atrair o público-alvo, ganhar autoridade e gerar leads.
2. Palestras
Uma palestra online é um evento no qual um especialista faz uma exposição oral – que pode vir ou não acompanhada de uma apresentação – para compartilhar informações e conhecimentos sobre um assunto que domina.
Elas são indicadas para diversos objetivos: educar colaboradores ou o próprio público-alvo sobre um tema, dar orientações de boas práticas e motivar para realizar alguma ação.
Ao contrário dos webinars, nas palestras online não há interação em tempo real com o público. Apesar disso, em alguns casos o palestrante pode abrir para perguntas no final da apresentação.
Elas podem ser promovidas de maneira isolada ou compor a programação de um evento maior, como congressos e conferências.
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3. Meetups
Nos meetups, o foco é a troca de conhecimentos e experiências entre profissionais da mesma área. A programação pode conter palestras, mesas redondas e bate-papos.
Para organizar esse tipo de evento, é fundamental contar com uma plataforma que possibilite a interação entre os participantes e estimule o engajamento.
A grande vantagem de promover um meetup online é que não há limitações geográficas ou de espaço físico. Ou seja: é possível reunir muitos profissionais de diversos lugares do mundo e enriquecer o networking.
4. Workshops e cursos
Workshops e cursos online servem para formação e aprendizado. Nos workshops, a ideia é desenvolver um conhecimento pontual, relacionado a alguma tarefa específica, e por isso costumam ter curta duração.
Já os cursos online podem ser realizados em diversos formatos e períodos. Em ambos, o professor cria um plano de ensino que pode conter aulas expositivas e práticas, exercícios e avaliações, por exemplo.
5. Congressos
Congressos são eventos construídos em torno de uma temática única. Assim, costumam ter uma programação mais extensa e diversificada – com palestras, mesas redondas, mentorias, feiras, entre outras atividades. Cada momento do encontro está relacionado à temática principal. Por conta disso, é comum que tenham uma duração maior, como por exemplo, três dias ou acontecer uma vez por semana.
Este é um dos tipos de eventos online que demandam mais planejamento e preparação. Podem ser de grande porte e contar com patrocinadores, da mesma forma que ocorre no presencial. A organização pode contar com plataformas específicas para criar uma experiência incrível para os participantes e obter ótimos resultados para os negócios.
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Evento online: qual o melhor tipo para sua empresa
Trouxemos aqui alguns dos principais tipos de eventos online, e cada um deles serve a um propósito específico. Assim, o primeiro passo para decidir qual o melhor para a sua empresa é determinar o objetivo deste evento. Por exemplo:
- Engajar colaboradores
- Promover networking
- Ganhar autoridade no mercado
- Gerar leads qualificados
- Conquistar novos clientes
Depois de definir o principal objetivo, considere o perfil do seu público-alvo. Que tipo de conteúdos eles costumam consumir e em quais plataformas? Quais assuntos interessam? Que tipo de interação e experiência estão buscando?
Ao responder essas questões, você já consegue definir qual tipo de evento faz mais sentido para a sua empresa e pode partir para o planejamento. Se quiser começar agora mesmo, baixe o nosso Guia definitivo para organizar eventos online!