5 tipos de eventos online
Gestão de eventos | 4 minutos de leitura

5 tipos de eventos online para sua empresa promover


Os eventos online são uma excelente forma de treinar colaboradores, atrair clientes e parceiros, engajar o público-alvo, ganhar autoridade e fechar novos contratos. Empresas de todos os portes e segmentos estão apostando nessa estratégia para atingir seus objetivos – e obtendo ótimos resultados! Mas, para isso acontecer, é fundamental conhecer os tipos de eventos online e saber escolher o mais adequado para o propósito do seu negócio.  

Neste artigo, veja quais são os principais tipos de evento online, descubra as diferenças entre eles e entenda como definir o melhor para sua empresa. Confira! 

5 tipos de eventos online para sua empresa organizar

1. Webinars

Um webinar é um dos tipos de eventos online no qual um ou mais especialistas tratam de um assunto específico – é comum que seja voltado para a prática, trazendo histórias de sucesso. Costuma ser bem objetivo e durar em torno de uma hora.

Os espectadores se inscrevem previamente e podem interagir por chat em tempo real, dando contribuições, participando do debate e tirando dúvidas. É recomendado para atrair o público-alvo, ganhar autoridade e gerar leads

2. Palestras

Uma palestra online é um evento no qual um especialista faz uma exposição oral –  que pode vir ou não acompanhada de uma apresentação – para compartilhar informações e conhecimentos sobre um assunto que domina.

Elas são indicadas para diversos objetivos: educar colaboradores ou o próprio público-alvo sobre um tema, dar orientações de boas práticas e motivar para realizar alguma ação. 

Ao contrário dos webinars, nas palestras online não há interação em tempo real com o público. Apesar disso, em alguns casos o palestrante pode abrir para perguntas no final da apresentação.

Elas podem ser promovidas de maneira isolada ou compor a programação de um evento maior, como congressos e conferências. 

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3. Meetups

Nos meetups, o foco é a troca de conhecimentos e experiências entre profissionais da mesma área. A programação pode conter palestras, mesas redondas e bate-papos.

Para organizar esse tipo de evento, é fundamental contar com uma plataforma que possibilite a interação entre os participantes e estimule o engajamento. 

A grande vantagem de promover um meetup online é que não há limitações geográficas ou de espaço físico. Ou seja: é possível reunir muitos profissionais de diversos lugares do mundo e enriquecer o networking. 

4. Workshops e cursos

Workshops e cursos online servem para formação e aprendizado. Nos workshops, a ideia é desenvolver um conhecimento pontual, relacionado a alguma tarefa específica, e por isso costumam ter curta duração.

Já os cursos online podem ser realizados em diversos formatos e períodos. Em ambos, o professor cria um plano de ensino que pode conter aulas expositivas e práticas, exercícios e avaliações, por exemplo. 

5. Congressos

Congressos são eventos construídos em torno de uma temática única. Assim, costumam ter uma programação mais extensa e diversificada – com palestras, mesas redondas, mentorias, feiras, entre outras atividades. Cada momento do encontro está relacionado à temática principal.  Por conta disso, é comum que tenham uma duração maior, como por exemplo, três dias ou acontecer uma vez por semana.

Este é um dos tipos de eventos online que demandam mais planejamento e preparação. Podem ser de grande porte e contar com patrocinadores, da mesma forma que ocorre no presencial. A organização pode contar com plataformas específicas para criar uma experiência incrível para os participantes e obter ótimos resultados para os negócios. 

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Evento online: qual o melhor tipo para sua empresa 

Trouxemos aqui alguns dos principais tipos de eventos online, e cada um deles serve a um propósito específico. Assim, o primeiro passo para decidir qual o melhor para a sua empresa é determinar o objetivo deste evento. Por exemplo:

  • Engajar colaboradores
  • Promover networking
  • Ganhar autoridade no mercado
  • Gerar leads qualificados
  • Conquistar novos clientes

Depois de definir o principal objetivo, considere o perfil do seu público-alvo. Que tipo de conteúdos eles costumam consumir e em quais plataformas? Quais assuntos interessam? Que tipo de interação e experiência estão buscando?

Ao responder essas questões, você já consegue definir qual tipo de evento faz mais sentido para a sua empresa e pode partir para o planejamento. Se quiser começar agora mesmo, baixe o nosso Guia definitivo para organizar eventos online


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