Interatividade para eventos
Engajamento em eventos | 5 minutos de leitura

Interatividade para eventos: o que é e qual a importância


Qual o segredo do sucesso em eventos corporativos? Se pudéssemos responder com apenas uma palavra, seria: interatividade. Isso porque ela é fundamental para proporcionar uma experiência diferenciada e promover o engajamento dos participantes. 

Então, se você está organizando um evento na sua empresa, não deixe de ler este artigo! Nele vamos ver o que é interatividade para eventos, qual a importância e como promover. Confira!

O que é interatividade?

A interatividade é um dos elementos que compõem um evento corporativo, ao lado do conteúdo e do networking. 

O conteúdo – na forma de palestras e mesas redondas, por exemplo – é o que contribui para a motivação, capacitação e atualização profissional dos participantes. O networking – que pode ocorrer em feiras de negócios, happy hours ou outros espaços – é o que gera relacionamentos profissionais, cria parcerias e oportunidades de vendas. 

Já a interatividade é uma forma de estimular e engajar todas as pessoas envolvidas no evento. Isso pode ser feito por meio de: 

  • Votações
  • Sorteios
  • Jogos
  • Concursos
  • Pesquisas e enquetes
  • Q&A – perguntas e respostas
  • Matchmaking
  • Reuniões 1:1
  • Notificações push
  • Compartilhamento de conteúdos
  • Testes e demonstrações de produto

Leia também:
Jogos interativos para eventos: aprenda como gerar mais engajamento

Qual a importância da interatividade em eventos corporativos?

A interatividade não só ajuda a atrair e reter a atenção do público, como também a potencializar as trocas. Um evento interativo tem muito mais chances de gerar valor, porque há mais participação e compartilhamento de experiências, ideias e conhecimento. 

Além disso, a interatividade contribui para aproximar os participantes dos expositores, dos patrocinadores e da própria empresa organizadora. Ou seja: para ampliar a visibilidade das marcas, ganhar autoridade, iniciar contato comercial e vender mais. 

Por fim, ela também é importante para o entretenimento. A interação é uma boa estratégia para tornar a experiência do evento mais leve e divertida. É o que cria boas lembranças e faz todo mundo comentar e querer voltar na próxima edição. 

Presencial x online x híbrido: como fica a interatividade?

A interatividade é fundamental para todas as modalidades de eventos, mas deve ser tratada de forma diferente em cada um deles. 

Eventos presenciais

Os eventos presenciais têm a vantagem de reunir todo mundo em um espaço físico, o que torna as interações mais espontâneas e naturais. No entanto, isso não elimina a necessidade de pensar ações para promover a interação. 

Mesmo que estejam todos no mesmo espaço, também é importante conquistar a atenção dos participantes (afinal, eles estão sempre com o smartphone na mão, não é?), incentivar a participação e gerar engajamento. Neste caso, o foco da interatividade está em melhorar a experiência

Eventos online

Nos eventos online, como não há um espaço físico para os encontros, a interatividade é ainda mais importante, pois é ela que gera a conexão entre as pessoas. A missão é manter o público sempre ligado e engajado no evento. Nesse sentido, contar com uma plataforma digital com funcionalidades que facilitem as interações é essencial. 

Eventos híbridos

Os eventos híbridos são a mistura do presencial com o online. Nessa modalidade, o cuidado está em proporcionar uma experiência tão imersiva no online quanto no presencial. A interatividade deve ser voltada para conectar o público online com o presencial

Tipos de interatividade para eventos 

Em geral, quando os organizadores pensam na interatividade para eventos, costumam considerar principalmente as interações entre participantes e palestrantes. Mas há outras possibilidades de interação que devem ser estimuladas:

  • Participantes <> Participantes: o networking entre os participantes é mais natural nos eventos presenciais. No online, é preciso criar espaços como chats individuais para permitir essa troca. 
  • Participantes <> Palestrantes: é o tipo de interação com grande potencial de gerar valor para os participantes. Perguntas e respostas, pesquisas e compartilhamento das apresentações são as práticas mais comuns. 
  • Participantes <>  apresentadores ou facilitadores: são trocas mais voltadas para o entretenimento. Por exemplo: sorteios, dinâmicas motivacionais, comentários sobre as palestras e anúncios. 
  • Participantes <> Patrocinadores: é o tipo de interação essencial para gerar valor para quem investe no evento. Ações como conteúdos patrocinados, sorteios, reuniões 1:1 e mentorias exclusivas são algumas opções. 
  • Participantes <> Expositores: a interação com os expositores pode ocorrer com sorteios, brindes, promoções relâmpago, demonstrações e testes.

Canais de interação: aproveite o potencial da tecnologia

Além de observar os diferentes tipos de interação, também é interessante explorar os diferentes canais e saber aproveitar o potencial de cada um. Eventos que utilizam a tecnologia para promover a interatividade tendem a obter excelentes resultados. 

As redes sociais – como Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn – são um canal de fácil acesso e abrangente. A grande vantagem de utilizar esse canal é a visibilidade que as interações dão para o evento – utilizar hashtags e compartilhar conteúdos são formas de aumentar o engajamento e atingir mais pessoas. 

No entanto, eventos corporativos podem se beneficiar muito de aplicativos e plataformas digitais próprias e exclusivas. Elas são desenvolvidas especialmente para dar suporte a interações e engajamento de eventos – sejam presenciais, online ou híbridos. 

Os aplicativos têm funcionalidades como notificação push, perfil pessoal, publicações na timeline, curtidas e comentários, enquetes, envio de perguntas, matchmaking, mensagens privadas e coleta de feedbacks. 

Saiba mais:
Como usar o aplicativo do evento para criar práticas de engajamento?
Patrocínio em eventos online: Como gerar valor para patrocinadores

As plataformas digitais são voltadas para os eventos online ou híbridos e oferecem recursos como salas plenárias e trilhas paralelas para conteúdo, salas específicas para networking, timeline interativa, lounge dos patrocinadores e expositores, interação por mensagem ou vídeo entre participantes e gamificação.

Leia também:
Como escolher uma plataforma para eventos online ou híbridos

Com a adoção dessas tecnologias, os organizadores podem explorar diversas possibilidades de interatividade para eventos. Basta ter criatividade e planejar! 

Como ter mais interação no evento da sua empresa

Como vimos, a interatividade é fundamental para atrair e reter a atenção do público, estimular a participação e trocas, aumentar o engajamento, aproximar participantes de patrocinadores e expositores e tornar o evento mais divertido. 

Se você quer saber como planejar um evento interativo e oferecer um experiência inesquecível, baixe agora mesmo nosso Guia para promover interatividade em eventos online


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