Qual o segredo do sucesso em eventos corporativos? Se pudéssemos responder com apenas uma palavra, seria: interatividade. Isso porque ela é fundamental para proporcionar uma experiência diferenciada e promover o engajamento dos participantes.
Então, se você está organizando um evento na sua empresa, não deixe de ler este artigo! Nele vamos ver o que é interatividade para eventos, qual a importância e como promover. Confira!
O que é interatividade?
A interatividade é um dos elementos que compõem um evento corporativo, ao lado do conteúdo e do networking.
O conteúdo – na forma de palestras e mesas redondas, por exemplo – é o que contribui para a motivação, capacitação e atualização profissional dos participantes. O networking – que pode ocorrer em feiras de negócios, happy hours ou outros espaços – é o que gera relacionamentos profissionais, cria parcerias e oportunidades de vendas.
Já a interatividade é uma forma de estimular e engajar todas as pessoas envolvidas no evento. Isso pode ser feito por meio de:
- Votações
- Sorteios
- Jogos
- Concursos
- Pesquisas e enquetes
- Q&A – perguntas e respostas
- Matchmaking
- Reuniões 1:1
- Notificações push
- Compartilhamento de conteúdos
- Testes e demonstrações de produto
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Qual a importância da interatividade em eventos corporativos?
A interatividade não só ajuda a atrair e reter a atenção do público, como também a potencializar as trocas. Um evento interativo tem muito mais chances de gerar valor, porque há mais participação e compartilhamento de experiências, ideias e conhecimento.
Além disso, a interatividade contribui para aproximar os participantes dos expositores, dos patrocinadores e da própria empresa organizadora. Ou seja: para ampliar a visibilidade das marcas, ganhar autoridade, iniciar contato comercial e vender mais.
Por fim, ela também é importante para o entretenimento. A interação é uma boa estratégia para tornar a experiência do evento mais leve e divertida. É o que cria boas lembranças e faz todo mundo comentar e querer voltar na próxima edição.
Presencial x online x híbrido: como fica a interatividade?
A interatividade é fundamental para todas as modalidades de eventos, mas deve ser tratada de forma diferente em cada um deles.
Eventos presenciais
Os eventos presenciais têm a vantagem de reunir todo mundo em um espaço físico, o que torna as interações mais espontâneas e naturais. No entanto, isso não elimina a necessidade de pensar ações para promover a interação.
Mesmo que estejam todos no mesmo espaço, também é importante conquistar a atenção dos participantes (afinal, eles estão sempre com o smartphone na mão, não é?), incentivar a participação e gerar engajamento. Neste caso, o foco da interatividade está em melhorar a experiência.
Eventos online
Nos eventos online, como não há um espaço físico para os encontros, a interatividade é ainda mais importante, pois é ela que gera a conexão entre as pessoas. A missão é manter o público sempre ligado e engajado no evento. Nesse sentido, contar com uma plataforma digital com funcionalidades que facilitem as interações é essencial.
Eventos híbridos
Os eventos híbridos são a mistura do presencial com o online. Nessa modalidade, o cuidado está em proporcionar uma experiência tão imersiva no online quanto no presencial. A interatividade deve ser voltada para conectar o público online com o presencial.
Tipos de interatividade para eventos
Em geral, quando os organizadores pensam na interatividade para eventos, costumam considerar principalmente as interações entre participantes e palestrantes. Mas há outras possibilidades de interação que devem ser estimuladas:
- Participantes <> Participantes: o networking entre os participantes é mais natural nos eventos presenciais. No online, é preciso criar espaços como chats individuais para permitir essa troca.
- Participantes <> Palestrantes: é o tipo de interação com grande potencial de gerar valor para os participantes. Perguntas e respostas, pesquisas e compartilhamento das apresentações são as práticas mais comuns.
- Participantes <> apresentadores ou facilitadores: são trocas mais voltadas para o entretenimento. Por exemplo: sorteios, dinâmicas motivacionais, comentários sobre as palestras e anúncios.
- Participantes <> Patrocinadores: é o tipo de interação essencial para gerar valor para quem investe no evento. Ações como conteúdos patrocinados, sorteios, reuniões 1:1 e mentorias exclusivas são algumas opções.
- Participantes <> Expositores: a interação com os expositores pode ocorrer com sorteios, brindes, promoções relâmpago, demonstrações e testes.
Canais de interação: aproveite o potencial da tecnologia
Além de observar os diferentes tipos de interação, também é interessante explorar os diferentes canais e saber aproveitar o potencial de cada um. Eventos que utilizam a tecnologia para promover a interatividade tendem a obter excelentes resultados.
As redes sociais – como Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn – são um canal de fácil acesso e abrangente. A grande vantagem de utilizar esse canal é a visibilidade que as interações dão para o evento – utilizar hashtags e compartilhar conteúdos são formas de aumentar o engajamento e atingir mais pessoas.
No entanto, eventos corporativos podem se beneficiar muito de aplicativos e plataformas digitais próprias e exclusivas. Elas são desenvolvidas especialmente para dar suporte a interações e engajamento de eventos – sejam presenciais, online ou híbridos.
Os aplicativos têm funcionalidades como notificação push, perfil pessoal, publicações na timeline, curtidas e comentários, enquetes, envio de perguntas, matchmaking, mensagens privadas e coleta de feedbacks.
Saiba mais:
• Como usar o aplicativo do evento para criar práticas de engajamento?
• Patrocínio em eventos online: Como gerar valor para patrocinadores
As plataformas digitais são voltadas para os eventos online ou híbridos e oferecem recursos como salas plenárias e trilhas paralelas para conteúdo, salas específicas para networking, timeline interativa, lounge dos patrocinadores e expositores, interação por mensagem ou vídeo entre participantes e gamificação.
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• Como escolher uma plataforma para eventos online ou híbridos
Com a adoção dessas tecnologias, os organizadores podem explorar diversas possibilidades de interatividade para eventos. Basta ter criatividade e planejar!
Como ter mais interação no evento da sua empresa
Como vimos, a interatividade é fundamental para atrair e reter a atenção do público, estimular a participação e trocas, aumentar o engajamento, aproximar participantes de patrocinadores e expositores e tornar o evento mais divertido.
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