Plataforma para eventos
Gestão de eventos | 4 minutos de leitura

Como escolher uma plataforma para eventos online ou híbridos


Escolher uma plataforma para eventos online ou híbridos adequada faz toda a diferença na experiência dos participantes, palestrantes e patrocinadores. Se você está organizando esse tipo de evento, é fundamental conhecer as opções e avaliar qual faz mais sentido e vai ajudar a atingir seus objetivos. 

Nesse post, vamos ajudar você a fazer a melhor escolha. Acompanhe!

O que é uma plataforma para eventos?

Uma plataforma para eventos é um software em nuvem, com acesso pelo navegador de internet, que possibilita realizar webinars, congressos, conferências, palestras, meetups e qualquer outro tipo de evento online

Ela contém recursos e funcionalidades que vão além dos oferecidos por ferramentas de videoconferência como o Zoom e o Google Meet. Desta forma, é ideal para eventos diferenciados e personalizados. 

Desenvolvida com o propósito de oferecer estrutura no ambiente digital, uma plataforma para eventos online ou híbrido permite diversificar formatos, proporcionar interações mais dinâmicas e participativas, engajar o público, promover patrocinadores e, desta forma, entregar a melhor experiência para todas as pessoas envolvidas. 

Por que utilizar uma plataforma de eventos online? 

Enquanto nos eventos presenciais a tecnologia era encarada como a cereja do bolo, nos eventos online ou híbridos ela é protagonista. A plataforma de eventos é uma alternativa mais robusta às ferramentas de videoconferência tradicionais. Isso porque ela é um ambiente digital mais sofisticado, que dá aos organizadores mais flexibilidade e controle. 

A principal diferença está na experiência – e isso muda tudo! A plataforma escolhida impacta diretamente na forma como os participantes vivenciam o evento. 

Videoconferência x Plataformas de eventos

As ferramentas de videoconferência podem ser muito populares, todo mundo utiliza para reuniões de trabalho ou para conversar com famílias e amigos. Por isso mesmo, dão a sensação de uma sala de reuniões, com todos os participantes sentados em uma mesa. 

Já a plataforma de eventos permite criar ambientes e experiências diferenciadas – como o palestrante no palco e o público na plateia, por exemplo. Além disso, com uma plataforma é possível dar um ar de espetáculo ao evento, aplicando uma identidade visual personalizada. 

Por fim, as plataformas suportam um número maior de participantes, com transmissões mais estáveis e de qualidade. Os administradores têm total controle das configurações. Assim, interferências, interrupções e quedas são menos prováveis. 

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O que uma plataforma para eventos online e híbridos oferece

Como mencionamos anteriormente, uma plataforma para eventos oferece toda a estrutura e recursos necessários para promover eventos online ou híbridos. Entre as possibilidades estão:

Salas plenárias e trilhas paralelas

Nos eventos presenciais é bastante comum que atividades ocorram paralelamente a palestras e mesas redondas. Com uma plataforma para eventos, é possível criar essa mesma configuração e oferecer uma programação mais diversificada, distribuída entre diversas salas. 

Salas de networking e discussão

O networking é um dos principais motivos pelos quais os profissionais procuram eventos corporativos. Nos eventos online ou híbridos, esse espaço precisa ser disponibilizado na plataforma para que os participantes possam ter um contato mais próximo com seus pares, trocar ideias e expandir a rede de contatos. 

Reuniões 1:1 e troca de mensagens

Permitir que os participantes façam chamadas 1:1 e troquem mensagens entre si sem a necessidade de sair da plataforma e acessar outras ferramentas também é um diferencial. Isso facilita as interações e aumenta a percepção de valor dos participantes. Com esse recurso eles podem aprofundar o relacionamento e até fazer negociações. 

Espaço para patrocinadores

Os patrocinadores também buscam experiências diferenciadas em eventos online. É preciso ir além do mailing e oferecer mais opções para dar visibilidade e gerar oportunidades de negócio para as empresas que investem no evento. Em plataformas de eventos, é possível criar um espaço especialmente com essa finalidade: oferecer conteúdos exclusivos, demonstrações de produtos ou serviços e contato comercial. 

Coleta de dados

Plataformas de evento online também têm o recurso de coleta e análise de dados. Com ele é possível saber exatamente quantas pessoas participaram de cada momento e qual foi o engajamento. Além disso, é possível traçar um perfil do público e utilizar as informações para gerar valor para os patrocinadores, por exemplo. 

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Esses são alguns exemplos do que uma plataforma de eventos oferece – mas há uma infinidade de possibilidades. Para potencializar o evento, a plataforma também pode ser integrada a outras soluções como ferramentas de inscrições e aplicativos para eventos. 

Dicas para escolher a melhor plataforma para seu evento

A melhor plataforma é aquela que atende aos objetivos do seu evento. Para escolher, analise a programação do evento, pense no tipo de experiência que você quer oferecer e procure pelas tecnologias adequadas.  

Se você deseja criar uma experiência diferenciada, ter opções para engajar o seu público e gerar valor para os patrocinadores, uma plataforma de eventos certamente é a melhor decisão. 

A mobLee é especializada em tecnologias para eventos e pode te ajudar a promover um evento online ou híbrido de sucesso. Entre em contato conosco para saber mais


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