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Cases de Sucesso de eventos, Engajamento em eventos | 9 minutos de leitura

Jogos interativos para eventos: aprenda como gerar mais engajamento

Quer saber como a mobLee, expositora do RD Summit 2017, gerou ainda mais tráfego e engajamento em seu estande? Confira!


Quando falamos de jogos, qual a primeira coisa que vem à sua cabeça? Provavelmente, você pensou na sua infância, correto? É comum associarmos o mundo dos games à infância, mas independente da idade, nos envolvemos e apreciamos a diversão.

Sabendo disso, grandes empresas e expositores têm usado jogos interativos para eventos com o objetivo de engajar ainda mais seus participantes.

Entretanto, alguns organizadores conhecem o termo “Gamification”, mas não sabem como implementar a “dinâmica de jogos” como estratégia em um evento.

Por isso, nesse artigo, vamos contar a experiência da mobLee como expositora do RD Summit e como usamos o Gamification no aplicativo oficial do evento para estimularmos o engajamento dos participantes de maneira criativa no estande da empresa. Continue a leitura! :)

O que é gamificação?

Antes de mais nada, precisamos saber o que esse conceito significa e do que estamos falando quando nos referimos a gamification em eventos.

A Gamificação, ou Gamification, pode ter diferentes formas e funciona através do acesso às emoções e motivações dos seus participantes.

Entretanto, para que os jogos para eventos corporativos funcionem, não basta um vídeo game ou estimular atividades para o seu público interagir. Vai muito além disso.

Para que a sua estratégia transforme o seu evento em uma experiência incrível, você deve alinhar esse método com seus próprios objetivos.

Por que o gamification em eventos motiva os participantes?

Você já conseguiu conversar com alguém tentando passar uma fase difícil de um jogo ou caçando Pokémons nas ruas?

Não importa se é um jogo esportivo, um jogo de tabuleiro, um jogo de cartas ou um vídeo game, os jogadores sempre parecem estar imersos em uma realidade diferente e perder a noção do tempo.

Você já se perguntou o que sentimos quando jogamos?

A pesquisadora e designer de jogos Jane McGonigal destaca que há quatro sentimentos que aumentam conforme a experiência do jogador:

  • a produtividade;
  • a confiança;
  • o otimismo;
  • e o significado épico.

E o que isso quer dizer?

Pesquisadores mostram que 80% das vezes os jogadores falham e continuam com vontade de jogar, pois são inspirados pelo enredo e o ambiente criado.

Ou seja, quando você participa de um jogo, encontra propósitos claros do que fazer e isso estimula a não desistir até passar aquela fase difícil que está tentando há horas.

Além disso, há interação, seja com outros jogadores ou até mesmo personagens do próprio jogo.

Tipos de jogadores

Quando pensamos em implementar o gamification em eventos, é natural que inúmeras estratégias e modos passem pela cabeça. Mas é importante saber os tipos de jogadores com os quais poderemos encontrar.

Por isso, Richard Bartle –britânico, escritor, professor e pesquisador de jogos, estudou as 4 personalidades distintas de jogadores. Sendo elas:

  • Empreendedores. Este grupo de participantes joga para ganhar. As classificações são a sua inspiração e eles precisam de um objetivo definido para depois buscarem estar no topo dessa categoria.
  • Exploradores. Essas pessoas são motivadas pelas recompensas inesperadas ao longo do caminho. Eles não estão tão interessados ​​quanto os empreendedores em ser o número um, mas eles adoram ganhar uma recompensa inesperada.
  • Socializadores. Esse tipo de participante não pretende ganhar ou descobrir promoções inesperadas, eles participam porque sentem uma conexão mais profunda com outras pessoas que também estão envolvidas.
  • Assassinos. No extremo oposto do socializador, é o grupo muito pequeno que prospera em competição, buscando ser o ganhador de qualquer jeito.

Bartle explica que, querendo ou não, as pessoas desfrutam de experiências da Gamificação, mesmo quando não se consideram “jogadores”. E aí, quando você participa de um jogo, com qual dos jogadores citados acima se identifica mais?

Afinal, você gostaria de organizar um evento que tivesse o mesmo efeito em seus participantes? Se a resposta for “sim”, dá só uma olhada no que a mobLee fez como expositora do RD Summit.

Exemplos de gamificação: mobLee no RD Summit

Como expositora, a ideia desde o início era trazer tráfego para o estande da mobLee e ainda mais engajamento entre os participantes.

Sabíamos que seria um grande desafio. Afinal, em um evento com mais de 8.000 pessoas precisávamos pensar e agir diferente de todos os outros expositores.

Além disso, a mobLee iria lançar dois novos produtos e precisava informar seu novo posicionamento: soluções tecnológicas para os eventos do futuro. E por quê não mostrar com os jogos interativos para eventos as novas tendências disponíveis no setor?

E foi assim que chegamos a conclusão de que o gamification em nosso estande, poderia e deveria estar ligado a um de nossos produtos.

Iniciamos o brainstorm de possíveis soluções que estimulassem a gamificação e como fornecedores do aplicativo do RD Summit desde 2015, percebemos que ali estava o ponto-chave.

Em poucas semanas, o nosso produto desenvolveu um novo recurso dentro do aplicativo do evento. Nele, estariam informações, placares e regras como explicaremos a seguir. Dá só uma olhada!

Regras do jogo

As regras do nosso Gamification partiram dos nossos objetivos e como citamos anteriormente, queríamos aumentar o tráfego no estande e principalmente, gerar engajamento entre o público.

Assim, observamos cada tipo de jogador que poderíamos encontrar. Por ser a nossa quarta vez como expositor no maior evento de Marketing Digital e Vendas da América Latina, sabíamos exatamente o tipo de público que encontraríamos.

Por isso, usar o recurso dentro do próprio aplicativo do RD Summit fez total sentido, observando o sucesso do app nas demais edições.

Decidimos então, que as interações dentro do app iriam gerar pontos e existiriam cinco categorias, que também estavam relacionadas aos recursos dentro do aplicativo. Ao acumular pelo menos mil pontos em alguma dessas categorias, o participante teria direito a retirar um adesivo metalizado no estande da mobLee.

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Já os três participantes que acumulassem mais pontos que os demais, até as 17h20 do último dia do evento, teria direito às premiações especiais.

Premiações

Além dos adesivos para os participantes que chegassem a mil pontos em qualquer categoria, também foram entregues prêmios aos melhores participantes.

O terceiro lugar, receberia um fone de ouvido, seguido de um Amazon Kindle 8ª geração e um ingresso para o RD Summit 2018! O objetivo das premiações era estimular ainda mais a vontade de participar e o engajamento com o aplicativo.

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Categorias

As categorias para pontuar em nosso gamificaton eram relacionadas aos tipos de atividades que teríamos dentro do aplicativo do evento e focadas nas atividades preferidas dos participantes e expositores. Confira:

  • Social influencer: Quem recebesse mais curtidas e comentários nas suas publicações da timeline do aplicativo do evento RD Summit 2017;
  • The most wanted: O participante que visitasse muitos estandes e disponibilizasse a leitura do código da sua credencial (crachá do evento) pelos expositores, através do recurso Collect disponível no aplicativo;
  • Best profile: Quem obtivesse mais “matches” no recurso de Matchmaking do aplicativo, o qual possibilita os participantes encontrarem outros contatos profissionais no evento com interesses em comum;
  • Business person: O participante que trocasse mais mensagens com outros participantes e agendasse reuniões;
  • Reviewer: Quem avaliasse mais itens da programação e dos respectivos palestrantes com o recurso de feedback no aplicativo.
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Desafios

Nós sabíamos que em um grande evento, teríamos um desafio proporcional a ele. Afinal, Gamification em eventos não é tão simples, pois depende da aceitação dos seus participantes.

Além disso, só conseguiria participar do jogo, quem tivesse baixado o app. Por isso, o trabalho da equipe de Customer Success da mobLee junto à organização do evento foi essencial para o sucesso da ação, obtendo mais de 107% de taxa de adoção do aplicativo, ou seja, existiram mais usuários do app do que participantes no evento. Mas isso não bastava. Era preciso mais.

Para informar a todos do jogo que ocorreria no aplicativo, começamos os trabalhos semanas antes.

No pré-evento, informamos em todas as nossas redes sociais (Facebook, Twitter, Linkedin) e enviamos alguns e-mails marketing segmentados para pessoas que sabíamos que estariam no evento, estimulando a curiosidade e ainda mais o engajamento.

Durante o evento, distribuímos panfletos com as regras do jogo e categorias. Além disso, essas informações e pontuação também estavam disponíveis no recurso de Gamification do próprio aplicativo.

Para evidenciar a ação, disponibilizamos dois telões com os resultados em tempo real e a colocação dos participantes. Isso fez com que inúmeras pessoas aparecessem em nosso estande para perguntar o que era a ação e como participar.

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Resultados

Os jogos interativos para eventos são a nova tendência tecnológica no setor e, como expositores do evento, a mobLee notou uma diferença considerável em relação aos outros anos e obteve resultados surpreendentes.

Com tantas soluções tecnológicas disponíveis para trazer o futuro a um evento, ficou ainda mais fácil interagir com os participantes e fazer com que eles não apenas participem do evento, como também o vivenciem de maneira prática.

Por isso, os “games” mostraram que podem fazer parte da estratégia e serem usados para desenvolver novas habilidades e estreitar relacionamentos.

Com a ajuda do Gamification, tivemos um aumento considerável no fluxo de pessoas em nosso estande. Afinal, muitos participantes viam o recurso no aplicativo ou passavam na frente do estande e viam os telões, gerando curiosidade. Todos queriam participar e isso era nítido.

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Acima, a foto dos ganhadores. O primeiro lugar foi do participante Kairo Alves, seguido por Edson Medeiros e Mariana dos Anjos.

Já o Diocelio Goulart, que ficou entre os 6 primeiros e achou incrível a funcionalidade do aplicativo do evento, comenta:

“Eu vi o game como uma possibilidade de conhecer mais pessoas, participar ativamente do evento e também como uma oportunidade de projetar meu nome e me destacar entre tantos participantes. Gosto dos desafios e competições e sempre gostei de jogos. Então achei a ideia sensacional e a experiência foi muito rica e gratificante!” – Diocelio Goulart – Consultor.

Conclusão

Como organizador de um grande evento ou expositor, muitas vezes é um desafio oferecer uma experiência incrível aos participantes. E, embora possa haver aplicativos móveis para envolver com perguntas e respostas em tempo real, os participantes exigem cada vez mais em eventos.

Por isso, o Gamification tornou-se um dos tópicos mais interessantes no mercado de eventos.

Se você está pensando em implementar jogos interativos para eventos, selecionamos alguns dos inúmeros resultados que você pode obter como:

  • Envolver os participantes;
  • Gerar motivação no público;
  • Criar um ambiente colaborativo;
  • Facilitar a comunicação;
  • Impulsionar a autoconfiança dos participantes;
  • Assegurar a interatividade.

E o principal deles, na minha opinião: transformar o evento em uma experiência única. Por isso, não deixe de investir e buscar por soluções inovadoras que possam melhorar ainda mais o que você tem a oferecer.

Neste artigo, demos um exemplo de como usamos a tecnologia a nosso favor e engajamos ainda mais em nosso estande. Gostou das dicas? Comente nesse artigo, assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades.

Além disso, se quiser conhecer um pouco mais sobre a mobLee e suas soluções, visite nosso site! Simplificamos o seu trabalho. Melhoramos os seus eventos.


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