Organizadores de eventos definindo as melhores práticas de engajamento
Engajamento em eventos, Tecnologia em eventos | 5 minutos de leitura

Como usar o aplicativo do evento para criar práticas de engajamento?

O engajamento do público com o evento é essencial para ter sucesso. Então veja 3 práticas de engajamento que pode utilizar com o app do evento!


Atualmente, participar de eventos é sinônimo de criar novas conexões e firmar novos contatos. E por isso, engajar o público é essencial! Só que para colocar essa ação em prática, você deve utilizar as práticas de engajamento a partir do app do evento, o melhor canal de comunicação para desenvolver estratégias focadas nessa frente.

Para isso, o Engage, solução da mobLee para criar o aplicativo do seu evento, consegue ajudar de forma simples a criar práticas de engajamento no evento. Afinal, a solução já conta com funcionalidades específicas e exclusivas para ajudar a equipe de organização a alcançar suas metas de engajamento.

E para ajudar você a entender na prática como o aplicativo vai ser a solução ideal para esse desafio, preparamos esse conteúdo com a lista de 3 práticas de engajamento que pode utilizar no evento ao contar com o Engage. Veja agora como fazer!

3 maneiras de usar o app do evento para as práticas de engajamento

Lembrando que cada uma dessas práticas de engajamento está disponível ao contar com o Engage. Mas para conferir as outras soluções da mobLee que facilitam a venda de ingresso, atração do público e entrega de valor para os expositores, acesse a página completa da Plataforma mobLee!

1. Matchmaking

Uma das funcionalidades exclusivas que só o Engage proporciona para os eventos é o Matchmaking. Essa opção funciona como canal para conhecer outros participantes no evento que possuem os mesmos interesses que você, ajudando a marcar uma conversa dentro do próprio evento.

Funciona assim: os participantes são sugeridos para os outros com base nas suas ações dentro do aplicativo. Então é super importante sugerir e incentivar que os participantes baixem e utilizem o aplicativo. Também é essencial que façam ações como:

  • Favoritar itens dentro dos menus disponíveis no aplicativo;
  • Avaliar palestras e palestrantes;
  • Comentar nos posts da timeline interativa;
  • Curtir as várias opções disponíveis no app.

São essas interações no aplicativo que indicarão se uma pessoa é recomendável para outra. Quanto mais combinações existirem, melhores serão as recomendações desse recurso.

Como os participantes utilizam na prática?

A experiência do usuário com o Matchmaking pode começar no menu de participantes do app ou em um menu exclusivo para o recurso. Ao acessar essa área dentro do aplicativo, ele receberá uma lista de 10 recomendações exclusivas de acordo com seus interesses, empresas e área de atuação.

Matchmaking no app do evento

Exemplo de como os participantes acessam o recurso Matchmaking através do app

Quando terminam as 10 sugestões, o sistema consegue gerar outras 10. Mas enquanto elas são processadas, as informações da aba de Matchmaking ficarão em branco, demonstrando que no momento estamos preparando mais possíveis matches.

Ao darem match – ou seja, quando duas pessoas marcam uma a outra como interessantes – ambas recebem notificação e o sistema abre uma conversa entre os dois. Essa conversa ficará ativa no menu lateral direito na área de mensagens.

E se os participantes quiserem falar novamente com os contatos já feitos? É bem simples, já que os matches também aparecem na lista de participantes indicados com a tag ‘Contatos’ e podem ser filtrados facilmente.

2. Gamification

O uso de gamification é uma das práticas de engajamento que mais trazem resultado para os eventos presenciais. Antes de mais nada, precisamos saber o que esse conceito significa e do que estamos falando quando nos referimos ao seu uso em eventos.

Na prática, a Gamificação, ou Gamification, pode ter diferentes formas e funciona através do acesso às emoções e motivações dos seus participantes ao longo do evento.

Entretanto, para que ela funcione, não basta usar apenas um vídeo game ou estimular algumas atividades para o seu público interagir. Vai muito além disso. Para que a sua estratégia transforme o seu evento em uma experiência incrível, você deve adaptar esse método para seus próprios objetivos.

Mas através do Engage, você pode proporcionar essa experiência entregandopontuações para o público que vai cumprindo com uma lista de ações no app do evento. Essas pontuações são somadas para criar um ranking em tempo real. Essa é uma estratégia que você pode utilizar para garantir a participação do seu público em várias frentes do evento.

Quais são as conquistas dos participantes dentro do jogo?

Dentro do aplicativo, os jogadores podem alcançar conquistas pessoais e pontuar no ranking geral.

As conquistas estão atreladas às ações que fornecem pontuações dentro do jogo e os usuários recebem cada ponto quando alcançam o marco predeterminado por você. Por exemplo:

  • Most Wanted – quando você coleta uma certa quantidade de Leads;
  • Reviewer – quando você faz uma certa quantidade de avaliações;
  • Social Influencer – quando você faz muitas interações na linha do tempo do app;
  • Voter – quando você responde a muitas enquetes;
  • Best Profile – quando você fez muitos matches utilizando o Matchmaking;
  • Business Person – quando você marca muitas reuniões.
Itens do gamification no Engage

Algumas das conquistas ao utilizar o Gamification no app do evento

Ao fim do evento, você pode entregar prêmios para os participantes que mais engajaram e garantir que eles sejam reconhecidos.

3. Timeline interativa

As interações abertas, que com o Engage podem ser feitas através da Timeline Interativa, é mais uma das importantes práticas de engajamento em eventos.

Com essa funcionalidade, você cria uma rede social própria do evento, para que todos os participantes possam utilizar o mesmo espaço para compartilhar fotos, comentários, avaliações do evento e sugestões do que acompanhar.

Já sabemos a força que as redes sociais possuem, e essa é a chance de criar uma própria para o seu evento.

Timeline do app Suesc 2019

Timeline interativa do evento SUESC 2019

Esse também pode ser o principal canal de comunicação entre a equipe de organização e os participantes do evento. Por isso a timeline interativa pode ser considerada a área mais importante do app.

Agora que você já sabe quais são as possibilidades que pode conseguir ao utilizar as práticas de engajamento em eventos através do Engage, o aplicativo do seu evento, está pronto para proporcionar esses benefícios para os participantes do seu evento?

Então faça como o RD Summit, Mercos Experience, SingularityU Brazil Summit, AEx, Festival Social Good e vários eventos que utilizam as tecnologias da mobLee para criar um evento de sucesso!

lm aplicativo

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