organizador de eventos com dúvida se os eventos geram bons resultados
Colunistas mobLee, Organização de eventos | 4 minutos de leitura

Na prática, eventos geram bons resultados ou não?

Se está com essa dúvida, confira os tópicos e exemplos que o colunista Renato Chamasquini traz neste conteúdo.


Anda circulando um texto na internet falando que “EVENTOS NÃO GERAM RESULTADOS, SÓ SERVEM PARA GASTAR DINHEIRO”, onde uma empresária fala que eventos ao vivo só servem para torrar dinheiro e para massagear o ego dos empreendedores à frente das grandes empresas…

De fato existem inúmeros empreendedores que gastam muito dinheiro em eventos para:

  • Parecer bacana e descolado;
  • Mostrar uma realidade fantástica (que nem sempre retrata o dia a dia e a cultura da Empresa);
  • Ser mais “legal” que o concorrente;
  • Atrair um número maior de pessoas aleatórias para vender mais no volume;
  • Criar um espaço descolado com bebidas e entretenimento para manter as pessoas durante um longo período…

Essa é a realidade de muitos empreendedores. Realmente muitos estão torrando dinheiro para fazer festa e reunir pessoas que não são seus clientes, parceiros e nem mesmo tem perfil para aproveitar de alguma forma as soluções da sua empresa.

No entanto, grandes empresas e até mesmo empreendedores que estão começando conseguem ótimos resultados usando esse canal de aquisição de clientes que eu acredito ser o mais eficaz que eu usei até hoje.

Veja tambémComo criar personas para o seu evento?

Ou seja, independentemente do seu negócio ser offline ou online, participar e criar seus próprios eventos é sempre uma ótima maneira de gerar resultados, e isso é comprovado há anos.

Sim! Eventos geram bons resultados!

É possível gerar resultados realizando desde eventos pequenos para 5 pessoas ou até mesmo eventos maiores e abertos para o público, onde você pode atrair novos clientes e educar sua audiência de forma mais efetiva.

Mesmo para quem trabalha com infoprodutos, tudo que envolve pessoas exige empatia.

Por isso, é muito interessante realizar eventos para que a sua audiência te conheça e consiga até mesmo se identificar com você e com o seu negócio.

Isso fará com que sua audiência perceba possibilidades que você jamais conseguiria apresentar em um ambiente digital.

O grande problema é que a maioria das pessoas acreditam que fazer um evento significa:

  • Criar uma lista de e-mails;
  • Criar anúncios no Facebook;
  • Gravar vídeos;
  • Ter uma ferramenta de email marketing;
  • e a lista não para por aqui…

NÃO!!!

O que você precisa de verdade é começar a VENDER e gerar RECEITA com um sistema de vendas previsível.

É assim que os negócios de verdade funcionam

Os negócios geram (e precisam gerar) vendas diariamente. Isso não quer dizer que você não vai precisar dos itens que citei acima, eles são necessários para potencializar as suas vendas.

O detalhe é que você NÃO PRECISA de tudo isso para começar a TER RESULTADOS REAIS com seus EVENTOS.

Nesses últimos anos, eu tive o privilégio de conviver com alguns MILIONÁRIOS que já atingiram o verdadeiro sucesso em seus negócios através de eventos.

E não é questão de quanto dinheiro você tem, a maioria deles tem NEGÓCIOS, em todas as áreas imagináveis.

  • A maioria deles fala muito sobre isso;
  • A diferença está entre “saber” e saber fazer;
  • A diferença entre o que ensinam na escola, e do que acontece na prática;
  • A diferença entre dizer que fez 100 mil com a venda de ingressos e a realidade da “última linha”.

Você sabe o que é a última linha?

Hoje em dia não se faz mais contabilidade no papel, mas antigamente, a última linha era aquele risco que você fazia depois de tudo que você gastou para ver quanto dinheiro sobrou.

Afinal de contas, é isso que importa. Você só reinveste no seu negócio o que sobra…

Sua distribuição de LUCRO no fim do ano vem do que sobrou. E veja que eu coloquei em letra maiúscula: LUCRO.

É esse o meu guia. Crescimento, Faturamento, Lucro.

Exemplo de como eventos geram bons resultados

Um exemplo bem claro de como usar um evento ao vivo para aumentar o seu faturamento e fixar a sua bandeira na liderança de mercado é o caso da Apple, uma das maiores empresas do MUNDO.

Ela tem uma estratégia clara de fazer um evento de lançamento por ano do iPhone com o objetivo de conquistar novos clientes e também vender mais vezes para o mesmo cliente.

A maioria de nós, Apple Maníacos, trocam o iPhone todos os anos.

A Apple tem um ecossistema de produtos que giram em torno do iPhone e dos clientes que compram o iPhone: Macs, iPod, iWatch, acessórios, etc.

E isso se repete em quase todas as outras gigantes do mercado.

Por isso comecei a escrever essa série de textos onde quero compartilhar sacadas práticas para você realizar eventos com mais resultados, menos esforço e mais felicidade. Mesmo ainda não sendo a Apple…


Compartilhe esse conteúdo!

Gostou do que leu?

Então aproveite e continue sua leitura com alguns dos nossos conteúdos recomendados

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!