email de divulgação
Divulgação de eventos | 6 minutos de leitura

5 passos para criar o email de divulgação ideal do seu evento

Os emails são importantes para a estratégia do seu evento, mas quer aprender a fazer o email de divulgação ideal do seu evento? Confere aqui os 5 passos!


Um dos trabalhos mais importantes quando se pensa no sucesso ao produzir um evento é a parte de divulgação, principalmente no ambiente online. E para conseguir colocar em prática essa tarefa, criar o email de divulgação ideal para o seu evento será o passo mais importante.

Mas como criar um email de divulgação? O que ele precisa ter para trazer resultados concretos? “Como fazer as pessoas fecharem mais compras de ingresso rápido depois de enviar um email?”

No nosso post “Estratégias de email marketing: campanhas efetivas para o seu evento” você pode descobrir como desenvolver as suas campanhas de email marketing para os eventos que estiver produzindo. Mas saber como fazer a campanha não é o bastante.

Imagem de LM - divulgar evento-100

Que tal aprender como criar o email de divulgação ideal para o evento, aquele que vai chamar a atenção do público? Você vai precisar seguir uma série simples de 5 passos, que são:

  • Visual;
  • Assunto;
  • Conteúdo;
  • Links;
  • Acompanhamento.

Neste conteúdo, você vai entender que pode criar sim um modelo de email ideal para conseguir os melhores resultados para o seu evento. Vamos mostrar detalhes de como funciona cada um desses passos agora.

Visual: preparando o design do seu email

Pode não parecer, mas o visual do seu email de divulgação do evento é essencial para ter sucesso com essa estratégia.

Pense bem, você daria credibilidade para algum email que não passa uma boa impressão? Assim como uma imagem, um email atrativo visualmente faz toda a diferença para ter maior engajamento das pessoas que já fizeram a abertura do email.

Várias ferramentas digitais, algumas até gratuitas, já possuem modelos de email marketing que você pode usar e fazer edições simples para criar seu próprio template. Você pode até mesmo criar um email no Gmail, que é a ferramenta mais utilizada no mundo, mas procure qual representa melhor a mensagem final que deseja passar.

Uma ótima dica é acompanhar também os emails de referências do mercado de eventos para identificar como eles trabalham e ter insights para desenvolver seu próprio modelo.

email de divulgação Expo Digitalks

Exemplo de email de divulgação do evento Expo Digitalks 2018

O modelo acima mostra um exemplo de email de divulgação usado pela organização do Expo Digitalks 2018. Veja como foram utilizadas cores marcantes até mesmo no texto, dando destaque para as informações principais do email.

Esse é um modelo valioso que ajuda a todos os organizadores de eventos na criação dos seus próprios modelos.

Assunto: faça as pessoas se interessarem na sua mensagem

Quem trabalha no dia a dia com produção e campanhas de email sabe bem que um dos pontos mais importantes para melhorar suas taxas relacionadas a ele é o assunto escolhido.

Com o volume de informações disponíveis hoje também nas caixas de entrada dos emails, terá mais resultados quem conseguir chamar mais atenção na única linha disponível antes da abertura da mensagem completa.

Então é preciso passar um bom tempo pensando e fazendo testes com o assunto escolhido. É por isso que você pode até criar email rápido, mas o assunto de email deve focar em pelo menos um desses pontos de destaque: chamar a atenção, provocar ou trazer senso de urgência.

Veja o que você pode usar para criar o melhor modelo de assunto de email:

  • Chamar a atenção
    • Use números
    • Dados percentuais
    • Emojis
  • Provocar
    • Use perguntas
    • Personalize já no assunto
  • Senso de urgência
    • Faça assuntos curtos
    • Aplique estatísticas atuais

Confira alguns exemplos práticos de assuntos de email que você pode usar para gerar mais vendas durante a divulgação do evento:

  • Última chance para participar! Confira a agenda completa do evento!
  • Existem 100 motivos, e aqui você vai encontrar ao menos 1 para ir ao evento!
  • Saiu a agenda mais esperada do ano e você tem um cupom esperando no email!
  • 90% do lote promocional já acabou. Vai perder a sua última chance?
  • Temos um encontro daqui a 1 mês! Já confirmou sua presença?

Conteúdo: entregue um conteúdo relevante

Depois de pensar no modelo e no assunto, é hora de criar um conteúdo que passe as informações prometidas logo de cara e que seja direta para ajudar o público a tomar as ações que planejou desde o início do email.

Muitos possuem dúvida sobre a questão do tamanho de email marketing que precisa enviar, mas tenha certeza de que não é isso que importa no fim das contas. O que traz resultados concretos é o uso de mensagens claras e simples, que de forma rápida passe as informações que os interessados no seu evento precisam conhecer.

Mas lembre-se que os modelos de email marketing pensando no conteúdo devem ser diferentes de um email de apresentação de empresa. Aqui as chamadas devem ser mais incisivas e direto ao ponto.

Para começar a fazer o conteúdo que será enviado no email, você precisa focar em 3 ações diferentes:

  • Entregue valor: sempre passe uma informação relevante sobre seu evento, como a divulgação dos palestrantes confirmados até o momento ou a programação;
  • Chame a atenção: coloque no conteúdo do email alguns dados que chamam a atenção do público, como o número de participantes já inscritos;
  • Mantenha um relacionamento: também é importante trabalhar seu conteúdo do email de divulgação no sentido de manter um relacionamento com o público. Sua estratégia pode não transformar um interessado em inscrito logo de cara, mas ele pode ser o começo de um contato contínuo para atingir esse objetivo.

Links: mostre o caminho para os interessados no evento

Os links são sim uma das partes mais importantes para seu email. Afinal de contas, a ideia central do email é fazer o público ficar interessado pelo assunto, ver que ele é bem estruturado e identificar que é relevante para depois seguir para uma página externa, além do email.

Veja o exemplo abaixo:

modelo de email RD Summit

Modelo de email dos parceiros do evento RD Summit 2018

Nesse exemplo, fica claro qual é a intenção esperada por cada pessoa que abrir o email: acessar o link que leve até a página de compra de ingressos, que já estará com 15% de desconto para o evento.

Dos 4 links espalhados pelo email, 3 deles levam até a página de ingressos e o outro encaminha o usuário até um conteúdo do blog, como está explícito no conteúdo do email.

Então percebe como os links representam o caminho que você quer que seu público siga ao ver o email de divulgação? Essa estratégia de utilizá-los ao longo do texto só aumenta suas chances de ter a ação finalizada.

Acompanhamento: melhorando seu email de divulgação

Não adianta ter todo esse trabalho de preparação do seu email de divulgação se depois não existir o trabalho de acompanhamento. Essa é a etapa que vai ajudar a organização a melhorar os emails de divulgação para o email.

Geralmente, temos algumas métricas básicas para fazer o acompanhamento dos resultados de um email:

  • Taxa de abertura: quantidade de pessoas que realmente abriram o email;
  • Taxa de clique: percentual de pessoas que não só abriram mas também clicaram nos links colocados ao longo do conteúdo;
  • Número de pessoas descadastradas: quantidade de usuários que clicaram no botão de descadastro por não ter interesse em continuar recebendo seus email.

Mesmo enviando para uma lista de emails segmentada e com resultados positivos anteriormente, é importante fazer o acompanhamento de todas essas métricas e até de outros números para entender a efetividade das suas escolhas.

Outro ponto de acompanhamento vai estar centrado nas vendas que conseguiu vindas a partir do seu email de divulgação. Se seus links não estão recebendo cliques, então algo não ocorreu como o planejado para o email.

Entendeu a importância que o seu email de divulgação tem para sua estratégia digital do evento? Se você é um organizador de eventos, certamente sabe também que o trabalho de inovação para eventos passa muito pelo uso de tecnologia.

Então que tal bater um papo com os consultores da mobLee para entender como a tecnologia pode de fato ajudar de forma prática nas suas estratégias para o seu evento? É só clicar no botão abaixo!


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