A tecnologia está presente em todos os instantes do nosso dia a dia. E a tendência para os próximos anos é que esse processo se intensifique ainda mais. Mas o que será que nos aguarda em breve? O que estaremos utilizando daqui a 5 anos? A série Black Mirror pode nos dar alguns indicativos, inclusive sobre as tecnologias em eventos.
O “Espelho Negro”, tradução direta do título da série, faz referência para a ação de desligar o celular e olhar diretamente para a tela escura. Mas em um evento, você pode aproveitar o uso da tecnologia, com os aparelhos ligados, para melhorar a relação dos participantes com as ações realizadas no grande dia.
Quer entender mais a fundo que lições do uso de tecnologias em eventos podemos tirar da série Black Mirror? Então confira agora uma série de 4 pontos que vão te ajudar a ter sucesso nos seus eventos.
4 ideias de tecnologias em eventos que você pode utilizar hoje!
1. Use o ao vivo e crie ações de alto impacto para o seu evento
Fonte: Giphy
O primeiro episódio de Black Mirror, Hino Nacional (conhecido como “Episódio do Porco”), já causa um grande impacto nos espectadores que iniciam a série. Com ele, nós vemos como é possível chamar a atenção do público usando tecnologias de streaming que se popularizaram rapidamente ao redor do mundo.
No seu evento, uma transmissão ao vivo também vai impactar todos que estiverem acompanhando de longe e não conseguiram efetivar a participação presencial. Uma boa dica é divulgar apenas alguns momentos, mas deixar outros restritos para que gere o interesse e a vontade de acompanhar de perto as próximas edições.
Mas podemos tirar outras lições através desse episódio. Pensando no uso de tecnologias em eventos, criar uma ação de alto impacto para chamar a atenção do público no evento pode ser uma iniciativa ainda mais importante.
Afinal de contas, que evento não gostaria de ter uma atração que faça todos pararem para acompanhá-la de perto? É por isso que você deve ter o máximo de atenção aos palestrantes escolhidos para o evento e pensar bem no que o público espera encontrar no evento.
2. Invista em ações de engajamento para o evento
Fonte: Giphy
Crie o sentimento de que estar no seu evento é uma grande conquista, pelas vantagens que só ele pode proporcionar para a audiência. Mas vá além disso: crie ações dentro do evento para que todo o público possa realmente participar dele.
É isso que podemos aprender com o 2º episódio de Black Mirror, chamado Quinze Milhões de Méritos. Nele, nós vemos que os personagens estão em uma espécie de prisão onde ficam conectados com a tecnologia o tempo inteiro para gerar “méritos”, uma espécie de moeda usada no episódio.
O fato é que as pessoas ficam impactadas e conectadas quando existe uma inovação tecnológica que faz a diferença na participação delas ao longo de um evento. Quer um exemplo de como isso pode ser feito na prática?
No Startup Summit 2018, a organização conseguiu colocar a disposição do público um estande, logo na entrada, com um sistema de realidade virtual, onde cada participante poderia utilizar a tecnologia para criar seu próprio desenho e entrar naquele ambiente. Percebe o quanto isso é encantador para todos os presentes no evento?
Outra ação importante usada nos eventos é o Gamification, onde as interações realizadas usando a tecnologia pode gerar uma determinada pontuação aos participantes, que podem ser trocada por brindes logo em seguida. No RD Summit de 2017, a mobLee usou essa estratégia para gerar o máximo de interação com o público.
Veja como a mobLee usou o Gamification no RD Summit3. Influencie sua audiência a compartilhar o evento
No episódio 2 da 2ª temporada de Black Mirror, algumas ações são realmente assustadoras. Mas o que chama a atenção é o grande número de pessoas que estão gravando todos os passos da personagem Victoria Skillane usando seus smartphones.
Conseguir gerar essa reação no público, fazendo com que todos possuam o interesse de captar cada momento do evento e compartilhar ele pode ser um dos principais indicadores de sucesso do seu evento na avaliação final.
Claro que fornecer conteúdo de qualidade e ações que gerem esse alto nível de interesse é fundamental. Mas uma boa dica é investir na criação da timeline própria do evento através do aplicativo. Dessa forma, as pessoas conseguem concentrar esse compartilhamento e ter o engajamento de participantes que estão ligados ao evento.
Diferentemente das redes sociais públicas, onde geralmente são utilizadas as hashtags para marcar um evento, o aplicativo possibilita um alto nível de interação enquanto o evento acontece. Esse é o grande diferencial dessas tecnologias em eventos.
4. Use o aplicativo para gerar engajamento
Fonte: Giphy
No primeiro episódio da 3º temporada de Black Mirror, chamado Queda Livre, vemos como o público é completamente engajado com os smartphones. Usando os dispositivos móveis, as pessoas classificam suas interações realizadas na vida real, passando elas para o ambiente online, tudo isso em uma escala de cinco estrelas.
Este sistema deixa exposta a classificação de cada pessoa, e isso afeta significativamente seu status socioeconômico na série. Mas pensando no uso das tecnologias em eventos, podemos tirar uma boa lição deles.
Os smartphones já são uma extensão de nossas ações, e em eventos isso não é diferente. Então você também pode aproveitar a tecnologia dos aplicativos para eventos e criar uma série de ações que intensifiquem o networking entre os participantes, fazendo com que cada um se aproxime de outros que possuem interesses em comum.
O episódio deixa claro que o nível de interação que já existe hoje é muito valioso para todas as pessoas. E você pode usar até mesmo a ideia da avaliação para conseguir medir o nível de satisfação que o público teve com as diferentes palestras do evento usando o app, tudo para fazer as melhores escolhas nas próximas edições.
Matchmaking é a solução ideal para o networking em eventos!
Para intensificar o nível de interação entre os participantes, a mobLee desenvolveu a ferramenta Matchmaking, que aliada ao aplicativo próprio do evento, une duas pessoas que possuem o mesmo nível de interesse ainda dentro do evento.
Essa tecnologia já ficou conhecida como o “Tinder para eventos” pela semelhança do funcionamento com a ferramenta de relacionamento. Mas na prática, ela ajuda na satisfação de cada participante, já que cada um deles possui como principal meta em um evento realizar esse contato eficaz.
Gostou de saber mais sobre como Black Mirror, apesar de todos os cenários catastróficos, pode dar ideias das tecnologias em eventos que já estão disponíveis no mercado? Para que já consiga implementar uma delas no seu evento, conheça mais sobre o Engage, solução da mobLee para tornar seu evento memorável com o aplicativo exclusivo.
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Um profissional das palavras amante de Tecnologia, Internet, Marketing de Conteúdo e tudo que envolve o mercado de eventos. Produzindo conteúdos para educar o mercado com base na experiência dos eventos que participo ao longo dos anos, como feiras, congressos e eventos corporativos.