imagem representando a interação em tecnologia para eventos pelo mundo inteiro
Tecnologia em eventos, Tendências em eventos | 6 minutos de leitura

Não erre como o VAR: use da maneira certa a tecnologia em eventos

A tecnologia do VAR foi usada no maior evento do mundo. Mas aprenda aqui como você pode usar da maneira correta a tecnologia nos seus eventos


Todos nós vimos como a Copa do Mundo enfim utilizou a tecnologia para inovar neste que é o maior evento do planeta. De fato, para ter sucesso, é fundamental utilizar a tecnologia em eventos.

Mas se você acompanhou de perto os jogos, certamente percebeu que a discussão em torno do uso do VAR (Vídeo Assistant Referee) foi o que tomou conta dos principais debates esportivos, muito mais do que o futebol em si.

Isso só comprova o impacto que a tecnologia traz para um grande evento. Mas e você, está pronto para trazer a inovação para os seus eventos? Quer entender como pode aplicar a tecnologia da maneira certa nos seus eventos?

Veja agora o quão importante é acertar na escolha e na utilização da tecnologia nos seus eventos.

O que podemos aprender com o uso do VAR na Copa do Mundo?

A Copa do Mundo da Rússia foi a primeira edição a utilizar o VAR, tecnologia do árbitro de vídeo, que é responsável por rever as jogadas realizadas ao longo das partidas e em seguida auxiliar o árbitro a tomar as decisões certas.

Vários impactos positivos puderam ser observados ao divulgarem a utilização dessa tecnologia no evento:

  • O VAR é uma ideia inovadora para que o espetáculo seja mais justo;
  • A Copa do Mundo fica dentro da tendência mundial em eventos, com o uso da tecnologia.

Mas na prática, toda a expectativa acabou sendo frustrada pela maneira que a tecnologia foi utilizada desde o início das partidas.

Já existem análises e tabelas que foram criadas para mostrar como os resultados poderiam ser diferentes na competição, mostrando como ela seria se a tecnologia fosse mais utilizada em momentos que eram necessários.

Por que a tecnologia não foi tão bem utilizada nesse grande evento?

Tecnologia utilizada na COPA

Fonte: Exame (Sergei Karpukhin/Reuters)

Depois de acompanhar a tecnologia chegando no cenário esportivo, seja com o Vôlei revisando as jogadas ou até com o Tênis visualizando o desafio dos jogadores, agora foi a vez do mundo do futebol abraçar a tecnologia, e logo no seu maior evento.

Mas sabe porque o VAR vem sendo tão criticado? O grande problema está centrado na sua forma de utilização. Todos sabem que ele existe, mas quando deve ser utilizado? Em que momento pode ser solicitado?

Existem tentativas de responder essas e outras dúvidas, mas nenhuma resposta consegue ser clara o suficiente, e isso impacta diretamente nos jogos que o público acompanha.

Existem alguns motivos específicos que explicam porque isso acabou acontecendo logo durante esse grande evento.

Seu uso não ficou tão claro

Pensa só nessa situação: você é um dos principais participantes do evento, que possui uma tecnologia inovadora sendo utilizada, mas não sabe muito bem como ela funciona. Afinal de contas, seu uso não ficou nada claro antes do evento começar.

Foi assim que os jogadores de todas as seleções se sentiram durante as partidas da Copa do Mundo. Apesar de existir uma tentativa de informar mais sobre o seu uso, ele não ficou realmente claro.

Não houve um treinamento

Tecnologia é um ponto que exige um entendimento prévio completo para que sua utilização seja feita da maneira adequada. Mas vimos que a tecnologia na Copa do Mundo não passou muito bem por essa etapa tão valiosa.

Apesar de ter testes realizados ao redor do mundo ao longo dos últimos meses, não houve um tempo hábil para analisar e entender o uso da ferramenta para em seguida passar o treinamento adequado com esses ajustes finais.

Como acertar no uso de tecnologia em eventos?

Então entendemos que o uso do VAR na Copa do Mundo não foi tão bom quanto o esperado. O fato de ter a tecnologia em eventos por si só não é suficiente para que possamos alcançar nossos objetivos.

É preciso aprender com esses erros para acertar no uso de tecnologia ao longo dos seus próprios eventos. E muito disso passa por pontos opostos aos que foram feitos na Copa do Mundo.

Deixe claro a forma de utilização da tecnologia

Para acertar no uso da tecnologia em eventos, procure entender como ela funciona na prática para conseguir passar a todos os participantes quais são as principais funções e vantagens que ela pode oferecer.

Um grande exemplo que acontece na prática é o uso do aplicativo de eventos. Muitas vezes, os organizadores entendem que precisam dessa ferramenta e sabem, pelas experiências de outros eventos de sucesso, que essa pode ser uma ótima escolha para implementar.

Mas o grande problema do uso dessa tecnologia é não conseguir entender bem suas funcionalidades e não saber passar para o grupo de participantes como é feito o seu uso na prática.

Essa etapa pode levar sim um certo tempo, mas sem esse passo fundamental você pode acabar caindo no mesmo erro e não aproveitar ao máximo o que a tecnologia para os seus eventos pode proporcionar.

Qual a importância de utilizar a tecnologia em eventos?

Agora que já entendemos quais as maneiras que te farão acertar no uso de tecnologias para eventos, uma pergunta importante pode surgir: será que é realmente importante utilizar tecnologias em eventos? Será que esse não seria um grande risco?

A verdade é que hoje o uso da tecnologia em eventos é algo indispensável! É com essa ação que você vai se diferenciar no mercado, chamar a atenção do público e conseguir atrair o máximo de inscritos possíveis para o evento.

Case de Sucesso: RD Summit

No RD Summit, o aplicativo próprio do evento é uma tecnologia que já faz parte do evento. E o nível de sucesso com essa solução é realmente surpreendente!

Com o aplicativo, a taxa de downloads passa sempre dos 100% dos participantes. Ou seja, até mesmo pessoas que não conseguiram ir até o evento fazem o download do app para acompanhar mais de perto tudo que acontece ao longo dele.

Esse resultado mostra o nível de acerto que a organização do evento consegue trazer para o público, já que todos conseguem entender como a tecnologia pode ser aproveitada ao máximo ao longo de um evento.

Existe sempre um trabalho constante em mostrar todas as possibilidades e ações que os participantes podem fazer com o aplicativo.

Conte com o apoio do seu fornecedor de tecnologia em eventos

É por tudo isso que se torna importante também contar com um bom time de Customer Success no seu fornecedor de tecnologia em eventos. Ele vai ajudar você em todas as etapas de treinamento e implementação das tecnologias.

Aqui na mobLee contamos com um time preparado para atender a todas as demandas dos nossos clientes e, principalmente, prepará-los para utilizar o máximo das funcionalidades que nossas soluções oferecem.

Gostou de saber mais sobre a importância do uso de tecnologia em eventos e como ela pode ser um grande diferencial para você? Está pronto para inovar da maneira certa e não cometer os mesmos erros que aconteceram na Copa do Mundo com o VAR?

Então acesse o link para saber tudo sobre o uso dos aplicativos de eventos, uma das tecnologias que não podem faltar no seu evento.


Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!