Como atrair público para eventos
Gestão de eventos, Organização de eventos | 6 minutos de leitura

Checklist para eventos| Como atrair mais público em 4 etapas

O número de inscritos do seu evento está baixo faltando 1 semana para a data? Confira aqui o checklist que preparamos para você!


A última semana antes de um evento, seja ele um workshop, uma série de palestras ou uma feira de negócios, é geralmente o momento de fazer os ajustes finais já pensando em receber o público que confirmou presença. Mas, o que fazer se em cima da hora o número de inscritos está muito abaixo do esperado? Como atrair público para eventos?

Existem uma série de ações que podem ser aplicadas e te ajudarão a ter melhores resultados na captação de inscritos para seu evento.

Neste artigo, separamos um checklist recheado de dicas práticas de como atrair público para eventos.

As dicas podem ser aplicadas tanto de maneira emergencial – quando o evento está se aproximando e a taxa de inscrições está baixa – como em fases iniciais de divulgação. A ideia geral é ajudar você a conseguir conquistar novas pessoas para o grande dia.

4 dicas de como atrair público para eventos em todas as fases do pré-evento

1. Encontre qual a maior dificuldade no seu funil de conversão

O primeiro passo, antes de partir de vez para uma solução mais prática, que busque o aumento no número de inscrições, é identificar qual a real deficiência no seu funil de conversão.

O que acontece muitas vezes é a seguinte situação: para aumentar o número de inscritos, a comunicação passa a ser focada totalmente no público que já demonstrou interesse na inscrição.

Mas, a realidade é que você pode estar com uma ótima taxa de conversão entre os interessados para os que realmente se inscrevem. Ter algo próximo aos 50% é um ótimo nível de conversão nesse estágio específico.

Então, o problema pode estar em uma etapa anterior à demonstração de interesse. Ou seja, sua deficiência pode estar na conversão entre os visitantes do site e o número de pessoas que realmente se interessam. Você pode ter uma taxa de 50% na ponta final, mas na outra inicial pode estar com apenas 10% de conversão.

É essa deficiência que precisa atacar: fazer com que os visitantes do seu site, passem a ter mais interesse pela inscrição.

Usando o exemplo acima, uma vez que você tem a informação de que a cada 2 que se interessaram, pelo menos 1 deles fará a inscrição, é interessante que mais pessoas se interessarem pelo seu evento.

Como aumentar o percentual de interessados em seu evento?

Uma forma de atacar essa sua deficiência é usar e abusar da curiosidade. Por exemplo, indique que haverá uma surpresa para todos aqueles que fizerem a inscrição.

Isso não só gera a intenção de adquirir uma vaga como também estimula a vontade de compartilhá-la.

Entretanto, a curiosidade é apenas um dos mais poderosos gatilhos mentais. Existem outros que você também pode usar no processo de como atrair público para eventos.

2. Use gatilhos mentais

Como falamos acima, usar os gatilhos mentais, é uma boa estratégia para aumentar seu número de inscritos, em qualquer fase do pré-evento.

Os gatilhos mentais são recursos que utilizamos na intenção de fazer o público-alvo tomar uma decisão, persuadindo cada um, a fazer uma escolha específica.

Como atrair público para eventos usando os gatilhos mentais? Aplique-os na sua estratégia de comunicação. Isso será um diferencial e tanto para conseguir mais inscritos.

Urgência

O gatilho da urgência é usado para difundir a ideia de que algo imperdível está prestes a acontecer e acabar, por isso, é muito importante agir rapidamente.

É preciso transformar a sua oferta em uma necessidade, para que todos entendam que precisam tomar a decisão quanto antes.

Uma ótima solução para usar o gatilho de urgência é criando uma oferta de última hora. Títulos como “Último pacote promocional para participação no evento” ou “Última chance de conseguir um desconto de 30% na sua inscrição”, são ótimas opções que geram essa ideia de urgência.

Enviar e-mails notificando as pessoas de quanto tempo falta para acabar a promoção, também é uma forma de intensificar, ainda mais, essa urgência.

Escassez

Uma das piores sensações que podemos sentir é a de perder algo que seria fundamental para nós, como a participação em um evento que agregaria muito conhecimento.

Passar a sensação de que as vagas são limitadas e apenas algumas poucas estão ainda disponíveis para o seu evento, é uma maneira de conseguir aumentar o número de inscritos rapidamente.

3. Ofereça uma grande vantagem

Faça sua inscrição hoje e participe, nos dois dias do evento, de um coffee break exclusivo com os palestrantes”.

Quem não gostaria de ter a chance de interagir de pertinho com as pessoas que vão trazer o conhecimento naquele dia?

Essa é uma das dicas mais importantes do nosso checklist de como atrair público para eventos. Além de trabalhar as promoções de última hora e o sentimento de escassez, foque em oferecer vantagens realmente exclusivas, que tornem a oferta ainda mais imperdível.

Afinal de contas, você também se preocupa com a experiência que os clientes terão ao participar desse evento, não é mesmo? Por isso, procure formas de gerar valor com brindes ou bônus diferenciados.

Ainda não sabe como organizar seu coffee break? Use a calculadora de coffee breaks e happy hours.

4. Avance no engajamento nas redes sociais

Para concluir o checklist de como atrair público para eventos, vamos falar do uso das redes sociais.

Certamente, você já está usando várias delas desde o início do período de inscrições, como meios de divulgação de seu evento, mas na reta final é o momento de intensificar esse trabalho.

Use, por exemplo, a força que os seus palestrantes possuem para ajudar na divulgação. Se possível, crie um webinar que agregue valor, ao ensinar algo relevante para a audiência e intensifique a necessidade de participar do evento.

É hora de aplicar! Coloque em prática as checklist.

Conseguiu entender essas diferentes formas de como atrair público para eventos? Veja um breve resumo do que aprendemos nesse checklist:

  1. Analisar as dificuldades do funil de conversão
  2. Despertar a curiosidade para aumentar o número de interessados
  3. Usar os gatilhos mentais
  4. Urgência: se inscreva agora, não perca essa chance!
  5. Escassez: restam poucas vagas!
  6. Ofereça vantagens diferenciadas
  7. Trabalhe mais forte o engajamento nas redes sociais

Sabemos que o seu time pode ser bastante enxuto, por isso é bem difícil executar todas essas tarefas importantes para aumentar o número de inscritos de seu evento.

Entretanto, hoje existem sistemas e ferramentas que fazem esse trabalho se tornar muito mais simples e auxiliam você a divulgar seu evento da melhor maneira possível. O Promote, desenvolvido por nós da mobLee, é um deles.

Com o aplicativo você cria o site do seu evento e acompanha as métricas importantes de visitas, interesses e venda de inscrições. Além disso, ele potencializa suas inscrições, fazendo a divulgação do seu evento na web de forma estratégica.

Diversas ferramentas estão incluídas para você gerar insights e analisar os principais resultados.

Conheça alguns cases de sucesso de quem comprovou os resultados de utilizar as nossas ferramentas. Indicamos, inicialmente, que você acesse o caso de sucesso da Contentools e o estudo de caso da Resultados Digitais.

Da fase de criação ao pós-evento, o time da mobLee está sempre a postos para garantir que você obtenha os melhores resultados possíveis. Já atendemos a +1.000 eventos e uma média de +1.000.000 de usuários utilizaram e aprovaram nossa plataforma.


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