Palco do VTEX DAY
Cases de Sucesso de eventos | 5 minutos de leitura

VTEX DAY 2019: usando o app como solução para comunicação do evento

Confira todos os detalhes de como o VTEX DAY 2019, que contou com a participação de Barack Obama, conseguiu ter sucesso com o app do evento!


Nos dias 30 e 31 de maio de 2019, aconteceu a 7ª edição do VTEX DAY, o principal evento de inovação digital na América Latina. E essa edição foi mais do que especial. Afinal, contou com a participação do 44º presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Sendo eleito com mais votos do que qualquer outro candidato na História, o Presidente Obama deixou sua marca como símbolo de liderança, diplomacia e esperança na sua participação como Keynote speaker de 2019.

E como a VTEX é líder em tecnologia de varejo digital, seu evento não poderia deixar de contar com tecnologia para atingir seus objetivos e ter sucesso em todas as ações. Por isso, a equipe de organização buscou a solução do aplicativo próprio do evento para auxiliar em diversas iniciativas.

Confira agora mais esse case de sucesso do Engage, solução da mobLee para desenvolver o app do evento, que foi utilizado pelo VTEX DAY. 

Características do VTEX DAY

Em 2019, o VTEX DAY abordou um tema importante para todo o mercado: como as empresas brasileiras podem ser os verdadeiros protagonistas da revolução digital que ocorre em todo o mundo?

O evento contou com cerca de 15.000 pessoas, com a participação de mais de 170 expositores, incluindo marcas como: Amazon AWS, AACT, Adyen, B2W Marketplace, Rede, Stone, Pag Seguro, entre outros.

Além da presença de Barack Obama, grandes nomes como Ricardo Amorim, Mauricio de Sousa e Leila Navarro estiveram presentes ao longo da programação.

Nas edições anteriores, o VTEX DAY também trouxe outros nomes inspiradores e conhecidos globalmente, como:

  • o fundador do grupo Virgin, Richard Branson;
  • o investidor e vocalista do Iron Maiden, Bruce Dickinson;
  • e Marc Randolph , co-fundador e primeiro CEO da Netflix.

Quais os objetivos do VTEX DAY

Para optar pela solução do aplicativo do evento, a equipe de organização do VTEX DAY tinha diversos objetivos que precisavam ser alcançados. É o que nos passa em resumo Shandra Ferrari, VTEX DAY Partnership:

O aplicativo é um recurso para todos acompanharem o que está acontecendo no evento e fazer a favoritação das palestras. Ele engaja as pessoas a saberem quais empresas estão no evento, assim já conseguem marcar reunião e fazer networking de forma orgânica.

Shandra Ferrari

VTEX DAY Partnership


Em resumo, era preciso alcançar:

  • Dar visibilidade de tudo que está acontecendo no evento para os participantes;
  • Permitir a criação das agendas de palestras;
  • Divulgar os patrocinadores;
  • Incentivar o engajamento e networking.

Como o aplicativo VTEX DAY foi utilizado durante o evento?

Para buscar esse objetivos, a organização do evento utilizou diversos recursos disponíveis no app. Veja quais foram os principais:

Timeline interativa

Um dos principais recursos do aplicativo do evento utilizados durante o VTEX DAY foi a Timeline interativa. Através delas, os participantes conseguiram compartilhar fotos, comentários e sua ansiedade para o momento mais esperado, que era a presença do Obama.

Publicação de participantes na timeline do app VTEX DAY

Para os expositores, a timeline também é uma ótima oportunidade de divulgar seu estande e suas soluções presentes no evento.

Publicação de um dos patrocinadores na timeline do app

Tivemos um ótimo exemplo de utilização da timeline no app: uma empresa começou a vender Havaianas no estande. Em 10 min, todas elas acabaram por causa de um compartilhamento feito na timeline. Os participantes publicaram bastante coisa, baixaram muito e interagiram bastante.

Shandra Ferrari

VTEX DAY Partnership

Área de Palestrantes

No menu do aplicativo VTEX DAY, também estava a área de palestrantes. Nela, os participantes conseguiram acessar informações detalhadas sobre cada um dos nomes que marcaram presença no evento.

Área de palestrantes no app VTEX DAY

Notificações

Outra funcionalidade essencial para a organização e participantes do evento é o uso das notificações em push. Com elas, a equipe responsável pelo evento pode enviar para todos algum comunicado importante antes, durante e pós-evento.

Exemplos de notificações enviadas durante o evento

Alertas de promoções dos patrocinadores, mudanças de horários nas palestras, confirmações de salas e diversos outros comunicados podem ser feitos com essa funcionalidade do app.  

Programação completa

Para que todos conseguissem ter visibilidade dos conteúdos e próximos acontecimentos do evento, o aplicativo também apresentava a área de programação. Lá estava toda a sequência de horário, sala e palestrantes para todos montarem suas agendas.

Área de programação no app do evento

FAQ

É comum que os participantes de um evento com dezenas de milhares de pessoas tenham várias dúvidas durante os dias em que ele acontece, ou até mesmo antes. Qual a melhor forma de chegar? Tem estacionamento no local?

E para entregar todas essas respostas de maneira fácil para todos, o VTEX DAY também contou com uma área de FAQ no aplicativo. Assim, os participantes conseguiam consultar as informações sempre que precisavam.

FAQ disponível no app VTEX DAY

Resultados alcançados com a utilização do aplicativo do evento

Com todas essas funcionalidades, a equipe do VTEX DAY conseguiu alcançar seus objetivos e colher diversos resultados positivos.

Seja por meio das notificações diretas que chegam para todos que possuem o aplicativo instalado no seu smartphone, ou com a timeline do evento, o app foi o canal chave de comunicação entre todos que estavam presentes do evento. Isso foi essencial para a troca de feedbacks entre participantes e a organização.

Através das publicações no aplicativo, os participantes que estavam a caminho do evento já começaram a entender como estavam as filas, quais locais poderiam visitar, além de tirar dúvidas importantes.

Exemplo de dúvida que os próprios participantes ajudaram a responder

Grande adoção do público

Pela interação do público, já ficou claro que houve uma grande adoção do aplicativo. Os participantes se empenharam em fazer o download antes do evento, e o resultado foi que mais de 10 mil pessoas contaram com ele para aproveitar todas as funcionalidades.

A expectativa para 2020 é que esse número cresça ainda mais após os participantes entenderem a importância e o diferencial que o app do evento proporciona.

Alto engajamento

Entre os objetivos da organização, estava a parte de engajamento. E os números de interações realizadas mostraram que as publicações e comentários no app fizeram parte dos dois dias de evento.

Com tudo isso, fica claro que o VTEX DAY foi um sucesso, e não só por conta da presença de um grande nome como Barack Obama! E você, quer levar todas essas possibilidades para ter sucesso com o seu evento? Então entre já em contato com os nossos consultores!

Banner CTA App



Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!