Possuir uma estratégia de gestão de promoter de eventos consolidada é fundamental para garantir o sucesso da venda de ingressos e da divulgação de um evento.
Além disso, é de extrema importância que o relacionamento entre o produtor e o promotor de eventos seja próximo e de qualidade, para decolar a sua venda de ingressos.
Neste post, abordaremos algumas dicas sobre gestão de promoter de eventos, com o objetivo de tornar a divulgação do grande dia, um sucesso.
6 dicas para gestão de promoter de eventos: garanta o sucesso das vendas de ingressos
1. Realize um planejamento
Antes de iniciar a contratação de um promoter de eventos, realize um planejamento de qualidade.
Primeiro, compreenda o seu público-alvo. Neste caso é interessante que você aprenda como criar personas para seu evento.
A partir desse ponto você poderá entender suas necessidades e conseguir ofertar soluções.
Depois, organize um planejamento financeiro para eventos, defina o orçamento a ser empregado e crie diferentes cenários, considerando alta venda de ingressos, média e baixa.
Apenas com tal previsibilidade é possível criar estratégias rápidas para otimizar a utilização de recursos.
A maior parte de tal alocação de investimento é usada na divulgação, podendo ter:
- Grande presença digital por meio do marketing na web
- Alta representatividade do promotor de eventos
- Investimentos nas mídias tradicionais
2. Recrute os promoters de eventos mais influentes ao público-alvo
Antes de abordar outras estratégias para melhorar a gestão de promoters de eventos, é necessário explicar como fazer uma contratação de excelência dos profissionais.
Os promoters de eventos contratados serão diretamente responsáveis pelos resultados esperados por isso, devem ter influência com o público-alvo do evento.
Então, para boas contratações serem realizadas, deve-se:
- Definir as habilidades e competências que o profissional deve possuir
- Analisar quais são os promoters mais relevantes em relação ao público que se quer atingir
A remuneração deve ser estudada com base naquela praticada pelo mercado e no esforço do trabalho de um promoter de eventos para cumprir suas funções. Para que você entenda perfeitamente o cenário atual, sugerimos que acesse o material; “Qual o salário de um promotor de eventos no Brasil”.
3. Alinhe as expectativas de resultados
O primeiro passo para conseguir uma parceria de sucesso entre produtor e promoter de eventos é expor os resultados esperados e, consequentemente, alinhar as expectativas de ambas as partes.
O promotor de eventos será sua principal representação perante o público, portanto, precisa conhecer a fundo o que está vendendo, os objetivos e metas a serem alcançados.
Além disso, as regras têm que estar bem definidas para o promotor de eventos não realizar a venda de ingresso em canais impróprios e a divulgação em meios não permitidos.
Esses e outros fatores são o que faz um promoter de eventos parte essencial de sua organização.
4. Acompanhe o desempenho dos promoters de eventos
Para a estratégia de divulgação ser bem sucedida é importante manter um canal de comunicação aberto entre produtor e o promotor de eventos.
Apenas dessa forma é possível estabelecer um contato frequente e analisar as ações executadas na divulgação e venda dos ingressos. Tal acompanhamento do trabalho de um promoter, também serve para analisar os resultados obtidos e criar estratégias para alavancar as vendas em período de queda.
Em boa parte, o que faz um promoter de eventos ter sucesso é essa boa comunicação.
5. Realize o acompanhamento das vendas de ingressos
A mensuração das vendas de um evento é de extrema importância para colocar em prática as estratégias previstas nos diferentes cenários estabelecidos na etapa de planejamento.
A venda de ingressos online através doRegister, permite o gerenciamento em tempo real do número de ingressos vendidos, simplificando o trabalho do organizador. Dessa forma, o aplicativo auxilia na:
- Análise das métricas
- Obtenção de insights
- Previsibilidade de rendimento do evento
6. Analise o pós-evento
Após o acontecimento do evento, chega a hora da análise estratégica do pós-evento acontecer.
É hora de mensurar os resultados por meio da análise das principais métricas de desempenho do evento.
Também é importante verificar o retorno obtido através do cálculo do ROI de um evento. Tal indicador fornece inúmeras métricas que servem tanto para organizadores quanto para expositores e patrocinadores.
Um resumo sobre o papel do promoter de eventos …
- Realizar um planejamento de eventos adequado é o primeiro passo para iniciar sua estratégia de divulgação;
- Recrutar promoters de eventos influentes ao público-alvo do evento traz grandes resultados;
- Alinhe expectativas, objetivos e metas;
- Faça um acompanhamento constante do desempenho dos promoters de eventos na divulgação;
- Mensure diariamente as vendas de ingressos para obter métricas e insights importantes;
- Por fim, não se esqueça do pós-evento para analisar a viabilidade de realizar próximas edições.
Leia também: As vendas de ingressos do meu evento não decolaram… E agora?
Para essas dicas gerarem resultados, além da realização do planejamento e mensuração de resultados, é importante ter um meio digital que integre diversas soluções na organização do evento. Por isso sugerimos que você conheça o Register, uma plataforma ideal para vender ingressos online, com as menores taxas do mercado.
O Register, assim como o Promote, plataforma para você divulgar seu evento na internet, que permite que você crie o site do seu evento e acompanhe as métricas importantes de visitas, interesses e venda de inscrições, são produtos da mobLee.
Da fase de criação ao pós-evento, o time da mobLee está sempre a postos para garantir que você obtenha os melhores resultados possíveis. Já atendemos a +1.000 eventos e uma média de +1.000.000 de usuários utilizaram e aprovaram nossa plataforma.