imagem de um blog promovendo um evento e gerando engajamento entre os participantes
Divulgação de eventos, Engajamento em eventos | 8 minutos de leitura

Promoção de eventos: mais de 11 dicas e estratégias para você!

Saiba como um blog pode ajudar na sua estratégia de promoção de eventos


Quais são os principais motivos para um evento se tornar um sucesso? É provável que as respostas para essa pergunta variem um pouco de uma pessoa para outra, mas uma coisa ninguém pode negar: o marketing é fundamental. E é aí que entra a promoção de eventos!

Sem um plano de divulgação estratégico e preciso, até o melhor dos eventos pode passar despercebido entre o público, ainda mais nos nichos em que há mais eventos competindo entre si.

O marketing digital é uma ferramenta incrível para fazer esse trabalho, e o blog é o primeiro canal que você deve explorar. Sabe por que?

Ficou curioso para saber como é possível usar um blog para promover eventos? Agora, vamos mostrar tudo que você precisa saber sobre o assunto!

Como usar um blog para a promoção de eventos

A ideia de usar um blog para promover eventos não é nova. Aliás, muitos produtores de eventos enormes e bem-sucedidos usam essa estratégia a cada edição, o que prova a sua eficácia.

Se o conceito não parece fazer muito sentido, basta pensar em como as empresas usam o marketing de conteúdo para promover seus produtos e serviços, já que o princípio é o mesmo.

O objetivo inicial deve ser de criar valor para o público. Então, na hora certa, falar sobre o produto — neste caso, o evento — e como ele é útil para a persona.

Basicamente, o blog vai cumprir 4 funções, que juntas vão servir ao propósito de fazer o seu evento um sucesso de público:

1. Educar a audiência

Esse deve ser sempre o primeiro alvo de quem faz marketing de conteúdo. Quer o objetivo de negócios seja gerar leads, aumentar as vendas, fortalecer a marca ou qualquer outro, todo o material criado tem de gerar valor para quem o consome.

Ao promover um evento, isso se aplica de forma ainda mais clara. Afinal, é provável que o seu evento incite a troca de experiências, conhecimento e ideias novas para um público específico.

Quanto melhor for o seu trabalho de educar o público por meio do blog, mais claro vai ficar para a persona que vale a pena estar presente no evento.

2. Gerar expectativa

Pense em como se promovem filmes e séries de TV. No fundo, eles são produtos, mas a divulgação é feita de modo a transformá-los em nada menos que… Eventos. Aliás, grandes eventos!

E para isso, não há nada maior que um senso se expectativa. Os teasers e trailers são feitos de forma a criar o máximo possível de expectativa, deixando aquele gosto de “quero mais” nos consumidores.

Como os eventos criam a expectativa nos participantes

Por que não explorar esse mesmo gatilho com os visitantes do seu blog? Isso é possível, basta criar publicações provocativas, que despertem a curiosidade e façam o público ficar ansioso por mais informações.

3. Promover interações

Mais importante do que fazer as pessoas pensarem no seu evento, é conseguir que elas comentem a respeito dele com amigos e conhecidos. Como isso é possível?

Você pode criar desafios ou conteúdo viral sobre o evento, lançar uma promoção que premie os vencedores com ingressos ou acesso exclusivo.

Então, é só usar seu blog como principal canal de notícias sobre esses concursos, e terá uma maneira simples de atingir esse efeito e gerar ainda mais repercussão em cima do evento.

4. Impulsionar inscrições

Desde que você seja transparente e gere valor por meio do conteúdo, os leitores também não vão se importar em ver algumas ações mais diretas de divulgação.

Esse é o caso de CTAs que convidam o público a se inscrever de forma antecipada no evento. Chamadas à ação desse tipo podem ser colocadas no fim de alguns posts estratégicos ou mesmo numa barra lateral do seu blog.

Dicas para conseguir mais inscrições para seu evento

Garanta que o link direcione os leitores para uma landing page bem construída e otimizada para conversões para aproveitar ao máximo o tráfego qualificado da sua audiência já existente.Imagem de LM - divulgar evento-100

3 dicas simples para gerar repercussão do evento no seu blog

É ótimo saber que o blog pode ser uma ferramenta útil na sua estratégia de divulgação, mas para que isso realmente aconteça é essencial usar todos os seus recursos ao máximo.

Visto que a sua empresa provavelmente já tem um blog corporativo, não vamos mencionar aqui aspectos óbvios, como a necessidade de produzir conteúdo de qualidade, manter a regularidade das publicações, etc.

Antes, vamos falar de 3 táticas importantes, mas que ainda são esquecidas com frequência mesmo por quem já usa os blogs como canal de marketing.

A aplicação dessas dicas pode fazer muita diferença no sucesso do seu evento, à medida que fará seu conteúdo impactar mais pessoas e de forma mais imersiva. Aqui está o que você precisa fazer:

1. Faça guest posts

Se você ainda não faz guest posts, está perdendo uma oportunidade de ouro e ainda há tempo para corrigir o erro. Caso já faça, melhor ainda, pois tem um caminho já pavimentado e parcerias firmadas para ajudar na divulgação.

Procure blogs de empresas cujo público se beneficiaria do seu evento e produza algum conteúdo que fale de forma mais direta sobre essas ocasiões ou sobre o valor de eventos do tipo.

No fim, pode colocar um link para o seu blog ou mesmo para a página de inscrições.

2. Produza conteúdo em vários formatos

Um grande erro quando se fala de blogs é achar que eles se resumem a artigos escritos. É verdade que esse ainda é o principal formato, mas um blog post pode ser enriquecido com a variação de formatos.

Só para citar alguns, podemos destacar:

  • Vídeos;
  • Apresentações de slides;
  • Gifs;
  • Memes;
  • Infográficos.

Mas por que gastar tempo produzindo conteúdo em formatos diferentes? Em primeiro lugar, você não vai “gastar” tempo, pode até economizá-lo. Como assim?

O mesmo conteúdo pode ser transformado em 4 ou 5 materiais diferentes, só pela mudança de formato e algumas adaptações. Assim, aumentam também suas chances de impactar o público, já que cada pessoa tem um formato preferido.

3. Chame a atenção da mídia

A cobertura de apenas um grande veículo de mídia pode transformar completamente a repercussão em torno do seu evento.

Esse não deve ser o seu objetivo primário até porque jornalistas recebem todos os dias uma série de sugestões de pauta e precisam priorizar sobre o que falar.

Por isso, use essa tática como uma estratégia secundária, mas ao mesmo tempo não espere um milagre. Faça algo para chamar a atenção da mídia. O marketing de guerrilha é uma boa forma de atrair os olhares e ganhar exposição na mídia.

Outros recursos de marketing digital para usar na promoção do seu evento

Além de usar o blog, que é uma excelente ferramenta de divulgação, o marketing digital oferece tantos recursos relevantes que seria um desperdício não falar deles.

À medida que for lendo sobre cada um, você vai ver como eles se relacionam, direta ou indiretamente com o seu blog, bem como podem ser explorados de forma integrada, não apenas como táticas isoladas.

Considere com calma como colocar essas 4 ferramentas em uso para ampliar ainda mais a sua capacidade de promover o evento:

1. E-mail marketing

Muitos leitores preferem receber o conteúdo que mais gostam diretamente na caixa de entrada em vez de acessar uma dezena de sites e procurar por novidades.

Estratégias de campanhas de email marketing para o seu evento

Incluir um formulário de inscrição e enviar uma newsletter é simples, mas tem um efeito poderoso para cultivar o interesse da sua persona. Além disso, é possível enviar outros conteúdos mais avançados e convencê-la, aos poucos, de que vale a pena comparecer ao seu evento.

2. Links patrocinados

Os anúncios no Google, que já foram considerados como única opção de qualidade para divulgar eventos e produtos na internet, hoje estão em segundo plano. Mas isso não significa que perderam a utilidade.

Na verdade, juntaram-se ao Google plataformas gigantes e completas de anúncios, como Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn. Aprenda a explorar essas opções (e seus recursos avançados de segmentação) e terá ótimos resultados.

3. Marketing de busca

O marketing de busca está relacionado com uma das formas mais antigas e eficazes de encontrar qualquer informação hoje em dia — pesquisar no Google e outros sites similares.

Já pensou que muitas pessoas podem estar pesquisando agora mesmo por um evento como o seu? O que elas vão encontrar no Google, as informações da sua página ou de outros eventos? Isso vai depender do seu trabalho de otimização nesse sentido.

Acesse também o nosso texto: entenda a importância das estratégias de SEO para o mercado de eventos.

4. Relação com influenciadores

Os influenciadores também podem fazer muito por uma marca. Dependendo da pessoa, uma simples recomendação pode ser suficiente para dar o retorno sobre o investimento feito.

Apenas lembre-se: é vital descobrir quem são os influenciadores do seu nicho de mercado, que nem sempre serão celebridades ou terão uma audiência estratosférica.

O que vale mais é o poder de convencimento, o quanto a opinião daquela pessoa tem peso sobre as escolhas de quem você deseja atrair para o evento.

Talvez seja a primeira vez que você pensou em usar um blog para promover eventos. Mas temos certeza de que se seguir as dicas que mostramos aqui, não vai se arrepender. Essa ferramenta simples tem um grande poder de alcance e persuasão desde que seja usada para gerar valor à persona.

A habilidade de contar histórias também pode ser uma grande arma para divulgar seu evento. Descubra agora o que envolve o storytelling e encante seu público com conteúdo incrível!

 


*Artigo produzido pela equipe do blog Comunidade Rock Content.


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