imagem de representativa de um avião decolando a venda de ingressos
Divulgação de eventos | 3 minutos de leitura

Dicas para conseguir mais inscrições para seu evento

Quer conquistar ainda mais inscritos para o seu evento? Confira essas dicas!


Boa organização, participantes renomados e atrações especiais são fatores importantes para o sucesso de um evento, mas de nada adianta você organizá-lo perfeitamente se não conseguir atingir o seu público-alvo.

Muito mais do que organização e planejamento, você precisa de estratégias precisas de divulgação. O objetivo é despertar a atenção do seu público e convencê-lo de que seu evento é atraente e de seu interesse.

Para isso, a internet oferece mecanismos de divulgação muito eficientes que, quando bem executados, ajudam a alcançar o resultado esperado: MAIS INSCRITOS EM O SEU EVENTO!

Mas, estamos falando de quais recursos exatamente?

GOOGLE. Isso mesmo!

Hoje em dia, essa página de busca, que é a mais acessada do mundo, é fundamental e extremamente necessária para alcançar uma quantidade de inscrições satisfatória.

Mas, em um universo onde marcas, empresas e produtos disputam o mesmo espaço publicitário, como fazer um evento ter destaque nas pesquisas do Google?

Para isso, existem algumas fórmulas que, juntas, se complementam.

Link patrocinado em rede de display

Uma delas é a criação de campanhas de link patrocinado que, neste caso, serão mais efetivas para a rede de display do que para a rede de pesquisa. Isso porque, dificilmente as pessoas irão pesquisar por um evento que elas nem sabem que vai acontecer.

Na rede de display, a chamada vem a partir de imagens persuasivas, que instigam o internauta a saber mais do que se trata, além da possibilidade de inserir textos que, conforme o caso, podem criar uma sensação de escassez como, por exemplo, “faltam “x” ingressos com preço “y”.

Mas, e quando alguém simplesmente quer ir a um evento ou quer saber o que tem em sua região naquele momento?

Qual seria a estratégia nestes casos?

SEO é fundamental

Nesta situação é indicado uma otimização SEO (Search Engine Optimization), também conhecido como otimização de sites (para mecanismos de buscas). Ele é rapidamente definido como uma forma de aumentar os acessos do seu site por meio de um conjunto de técnicas e estratégias, que permitem que um site melhore seu posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca.

Use Meta Tags

Nesse sentido, a melhor indicação são as tradicionais Meta Tags, que são linhas de código HTML que descrevem o conteúdo do seu site para os buscadores. É nelas que você vai inserir as palavras-chave que ajudarão usuários a te encontrar nas buscas.

Recomenda-se a inserção de Meta Tags principalmente no título, na descrição e no H1 da página de destino.

Muitos dizem, inclusive, até o Google que a utilização de meta tag de palavra-chave está em desuso, mas ele não proíbe o uso.  Por isso, a dica é usá-las, sim, claro que tudo dentro do limite definido pela plataforma.

Para te ajudar, o buscador indica o limite de caracteres ideal para as Metas Tags, o que contribui na sua leitura.

Não esqueça da URL

A URL também é de extrema importância!

O ideal, neste caso, é usar o nome do evento e, conforme o caso, usar também o nome do principal artista na composição da url. Esse detalhe também é importante nas Metas Tags.

Dados estruturados

Agora, a principal sacada e que pode garantir um bom posicionamento para um evento é o uso de marcação de dados estruturados. Existem quatro tipos de dados estruturados para diversas finalidades. Para eventos, a indicação é a do tipo Json-LD, que é de fácil aplicação.

Você pode usar este modelo de dados estruturados exemplificado abaixo via gerenciados de tag do Google:

<script type="application/ld+json">
{
"@context": "http://schema.org",
"@type": "TouristAttraction",
"name": "Local do Evento",
"description": "Sobre o seu Evento.",
"event": {
"@type": "Event",
"about": ["Insira aqui","A ou as atracoes","principais"],
"name": "Tema do seu Evento",
"startDate": "2016-09-15",
"endDate": "2017-01-22"
}
}
</script>

A partir deste conjunto de informações não esqueça de produzir uma página de destino com qualidade. Se quer aprender a usar dados estruturados, você encontra mais informações no site schema.org.

Gostou das dicas de hoje? Comente esse blog post e nos conte mais sobre as principais dificuldades para divulgar o site do seu evento!


*Este artigo foi escrito pela Angélica Helena, Content Marketing na Advice e-Commerce. Nós ajudamos nossos clientes a aumentar expressivamente seus resultados, fortalecer a marca e o relacionamento com os seus clientes através de uma estratégia consistente de marketing digital, consultoria especializada e geração de conteúdo. Conheça-nos!


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