Gestão de eventos | 5 minutos de leitura

Por que organizar eventos corporativos?


Uma festa de fim de ano para integrar a equipe, um congresso para atrair clientes e parceiros de negócio, um workshop para atualizar os conhecimentos do time. 

Há muitos tipos de eventos corporativos que podem ser promovidos para alcançar diferentes objetivos. Os resultados costumam ser positivos, e por isso a maioria das empresas já reserva orçamento para realizar esses encontros.

Por outro lado, também é comum que os eventos sejam riscados da lista de prioridades quando há crise financeira e redução de gastos. E justamente nessa hora é preciso saber responder: por que organizar eventos corporativos? 

Para justificar o investimento, o evento deve estar de acordo com as metas da empresa e comprovar o ROI. Se você quer saber quais eventos realmente fazem sentido para o contexto da sua organização, leia esse artigo! 

Eventos corporativos: por que organizar?

De acordo com a União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (Ubrafe), antes da pandemia de COVID-19 o setor de eventos promovia mais de 2 mil eventos em 52 áreas da economia, movimentando cerca de R$ 1 trilhão ao ano

O mercado sofreu um enorme baque com a pandemia, mas não parou completamente. Muitas empresas apostaram nos eventos online, formato que ganhou espaço, provou suas vantagens e deve permanecer mesmo com o retorno dos eventos presenciais. 

Saiba mais:
Tendências do mercado brasileiro para Eventos Online e Híbridos

A movimentação intensa do setor de eventos, mesmo diante de uma crise, só comprova: eles são indispensáveis para o sucesso de qualquer negócio. 

Organizar eventos corporativos é uma prática que serve tanto para fortalecer as equipes internamente quanto para gerar novos negócios e ganhar visibilidade da marca. Não à toa, empresas de todos os ramos e portes investem nesse tipo de ação. 

A maioria dos líderes reconhece a importância dos eventos. Em um estudo divulgado pela empresa norte-americana Bizzabo em 2020, 85% dos respondentes em cargos de liderança consideraram os eventos cruciais para o sucesso da empresa

Além disso, 95% do total de respondentes acreditavam que os eventos têm um grande impacto no cumprimento das metas de negócio

Saiba mais:
Eventos corporativos: por que vale a pena investir e como fazer?

Há diversos motivos para organizar eventos corporativos. Listamos os principais a seguir. Confira! 

Por que promover eventos corporativos internos

Os eventos corporativos internos são aqueles voltados para a própria equipe. Celebrações, happy hours, palestras, workshops e treinamentos são alguns exemplos. São importantes para:

  • Integrar as equipes e lideranças
  • Reconhecer colaboradores
  • Fortalecer a cultura da empresa
  • Aumentar o engajamento e a motivação
  • Facilitar conexões e melhorar relacionamentos
  • Capacitar e qualificar a equipe 
  • Exercitar a colaboração e gerar ideias
  • Reduzir estresse 

Por que realizar eventos corporativos externos

Esse tipo de evento corporativo é voltado para o público externo: potenciais clientes, parceiros, fornecedores e profissionais da mesma área de atuação. 

Entre os mais comuns estão os congressos, feiras, convenções, simpósios, palestras, workshops, webinars. São recomendados para:

  • Construir e fortalecer a marca
  • Encontrar potenciais clientes 
  • Gerar novos negócios
  • Lançar produtos ou serviços
  • Promover networking
  • Atrair investidores
  • Ganhar autoridade no mercado 
  • Educar o mercado para a sua solução

Essas são algumas razões para promover eventos corporativos. Para que eles sejam um sucesso, é fundamental que estejam alinhados com as metas da empresa. 

A partir disso, você pode planejar o evento que leve aos resultados desejados. Veja alguns exemplos a seguir! 

3 exemplos de eventos corporativos 

Cultura Inglesa Colloquium: capacitação e integração dos profissionais

A Cultura Inglesa é uma instituição sem fins lucrativos voltada para o ensino do idioma inglês. Todos os anos, ela promove o Colloquium, um evento focado na capacitação e integração dos professores. 

Por meio de palestras, oficinas e fóruns de discussão, o evento promove a capacitação, a troca de experiências e de casos de sucesso. É uma forma de integrar a equipe, reconhecer e qualificar os profissionais. 

Conheça a história de sucesso do Cultura Inglesa Colloquium 

A Cultura Inglesa acredita na capacitação de seus professores como caminho para o sucesso dos alunos. E isso pode servir de inspiração para a sua empresa. 

Se o objetivo é oferecer um melhor serviço ou atendimento aos clientes, vale a pena promover um evento de capacitação e integração dos profissionais. 

RD On the Road: expansão, autoridade e visibilidade da marca

O RD on the Road é um evento itinerante de Marketing Digital e Vendas da Resultados Digitais. 

A ideia do projeto é promover palestras com especialistas e gerar network em diferentes cidades. Até 2019, foram realizadas seis edições, que passaram por mais de 20 cidades em 3 países diferentes. 

Com esse evento, a Resultados Digitais expandiu sua visibilidade de marca, ganhou mais autoridade na área de Marketing Digital e Vendas e construiu comunidade em diversas cidades do país. 

Saiba como o RD on the Road conseguiu provar valor para patrocinadores

Se a sua empresa precisa aumentar a autoridade e conquistar mercado, promover um evento educativo, com palestras de especialistas na área, e que vá além dos locais onde já atua é um bom caminho. 

Neste caso, o formato online ou híbrido pode ser uma boa saída para quem tem um orçamento reduzido. 

Nibo Conference: networking, comunidade e oportunidades de negócio

A Nibo oferece soluções para empresas e contadores. A Nibo Conference é um evento focado em empreendedorismo contábil, que reuniu mais de 1500 participantes em 2019. 

O evento contou com casos de sucesso, palestras com grandes nomes da área, feiras de negócios e happy hours. 

Saiba como a Nibo Conference foi um sucesso de networking

Este é um exemplo de evento para promover o networking, construir comunidade em torno do seu negócio e gerar novas oportunidades no seu ramo de atuação. 

Organize eventos para sua empresa

Ao se questionar por que organizar eventos corporativos, é importante considerar quais as metas da empresa e como um evento pode contribuir. 

Presencial, online ou híbrido. Um webinar, um congresso ou um workshop. Há diversos formatos e tipos de eventos que podem servir para alcançar seus objetivos. 

Então pesquise as possibilidades, busque exemplos, anote as ideias e invista! Continue acompanhando nosso blog para saber tudo sobre eventos de resultados. 


Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!