Case Cultura Inglesa
Cases de Sucesso de eventos | 4 minutos de leitura

Como a Cultura Inglesa obteve 94% de aprovação no primeiro Colloquium totalmente online


Com mais de 85 anos de tradição, a Cultura Inglesa é uma instituição sem fins lucrativos voltada para o ensino do idioma inglês.

Em março de 2021, a marca consolidou sua posição no mercado de ensino de línguas ao anunciar a unificação de suas operações nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina, Espírito Santo, Goiás, Tocantins e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.

Na ocasião, a Cultura Inglesa também ampliou sua presença no ensino online com a plataforma Hyper English. Com a conclusão da integração das operações, a instituição somará 145 unidades espalhadas pelo País, atendendo cerca de 90 mil alunos.

A Cultura Inglesa propõe uma experiência digital e imersiva de aprendizado do inglês, por meio de cursos oferecidos no formato presencial e remoto, com aulas ao vivo pela internet, além de oferecer um programa bilíngue intracurricular para escolas regulares.

case-cultura-inglesa

The Cultura Inglesa Colloquium: desenvolvimento dos professores como caminho para o sucesso dos alunos

Para promover a capacitação e desenvolvimento dos professores, todos os anos a Cultura Inglesa realiza o Colloquium. A conferência costuma ocorrer presencialmente e durar cerca de uma semana. Na programação sempre há palestras com convidados de referência nacional e internacional no ensino de língua inglesa, além de oficinas e fóruns de discussão entre professores, alunos e gestores. 

É um encontro baseado na interação dos participantes, no qual eles aprimoram os conhecimentos, trocam experiências da sala de aula, buscam soluções para questões comuns do dia a dia e compartilham casos de sucesso. 

Dessa maneira, na 9ª edição do Colloquium, realizada em 2021, o principal desafio da Cultura Inglesa era atender as expectativas de conteúdo e possibilitar a interação dos participantes em um evento 100% remoto. Afinal, era a primeira vez que a conferência seria realizada totalmente no ambiente digital. 

case-cultura-inglesa

Desafios do 9th Colloquium: evento 100% online, conteúdo relevante e experiência interativa

A principal preocupação dos organizadores do 9th Cultura Inglesa Colloquium era em relação à experiência dos participantes. O conteúdo foi uma prioridade e a programação ficou robusta: seis dias de evento, com mais de 40 convidados e 90 professores da Cultura Inglesa apresentando conteúdos em diferentes formatos, como palestras, painéis e oficinas. 

Ao mesmo tempo, era preciso possibilitar as interações e trocas informais, da mesma forma como ocorre nos eventos presenciais – como as conversas durante os intervalos, por exemplo. 

Para proporcionar a melhor experiência possível, os organizadores  buscavam uma solução capaz de:

  • Simplificar o processo de inscrição no evento e a manutenção de registros de participação
  • Comunicar de forma simples e clara a programação do evento
  • Auxiliar os participantes na busca e escolha de sessões, para que pudessem selecionar o que fosse mais relevante para o próprio desenvolvimento profissional 
  • Proporcionar momentos de interação e troca entre os participantes
  • Manter o engajamento de todos os participantes durante o evento

Para alcançar todos esses objetivos, a Cultura Inglesa escolheu a mobLee como parceira, e adotou as soluções de ambiente virtual e o aplicativo para eventos.


Escolhemos a mobLee pela proposta de experiência de evento, pelos recursos digitais oferecidos e pelo atendimento, organização  e atenção da equipe

Daniella You

Head de Capacitação e Desenvolvimento da área acadêmica da Cultura Inglesa São Paulo

O evento teve 2900 inscritos e 1973 downloads do aplicativo. O ambiente virtual eliminou a necessidade de inscrição dos professores da cultura inglesa e permitiu que o público externo se inscrevesse, contribuindo ainda para gerar novos leads

Aplicativo exclusivo do evento: facilidade para selecionar a programação e interagir com os colegas

Foram mais de 100 sessões oferecidas durante o 9th Cultura Inglesa Colloquium. Para ajudar os participantes na seleção de palestras e oficinas, a programação do evento foi disponibilizada no aplicativo exclusivo. Por meio dele, os participantes podiam visualizar a programação do evento e fazer buscas personalizadas aplicando filtros por assuntos e formatos. 

Isso facilitou a visualização de todo o conteúdo da conferência e permitiu que os professores pudessem participar das palestras e oficinas que eram mais relevantes para o próprio desenvolvimento profissional. Desta forma, foi possível manter uma boa taxa de engajamento ao longo de todo o evento.  

O aplicativo também possibilitou que os participantes interagissem entre si, proporcionando momentos de trocas e compartilhamento para além das sessões. 

Aplicativo do 9th Colloquium

  • 1973 Downloads
  • 150 posts de participantes na timeline
  • 116 comentários na timeline
  • 50 mensagens trocadas

Parceria mobLee e Cultura Inglesa: evento online com 94% de aprovação 

As soluções da mobLee contribuíram para que o 9th Cultura Inglesa Colloquium fosse um sucesso. Na pesquisa de satisfação realizada com os participantes, o formato totalmente online do evento obteve uma taxa de 94% de aprovação, com destaque para a experiência proporcionada pelo ambiente virtual e pelo aplicativo.


Atribuímos esse resultado à experiência em duas telas proporcionada pela mobLee, que concilia a praticidade de acesso a informações e ferramentas de busca e interação no aparelho móvel à participação em tempo real nas salas acessadas no computador através do ambiente virtual

Daniella You

Head de Capacitação e Desenvolvimento da área acadêmica da Cultura Inglesa São Paulo

Realizado pela primeira vez no formato remoto, o Colloquium continua cumprindo o propósito de colaborar para a qualificação e desenvolvimento do corpo docente da Cultura Inglesa – agora com ainda mais tecnologia e inovação. 

Se você está organizando um evento online e deseja oferecer a melhor experiência aos participantes, palestrantes e patrocinadores, entre em contato conosco. 



Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!