imagem representando os colaboradores participando dos eventos corporativos
Organização de eventos | 6 minutos de leitura

Eventos corporativos: por que vale a pena investir e como fazer?

Uma excelente estratégia para as empresas que procuram se destacar: bem-vindo ao mundo dos eventos corporativos de sucesso


Fazer um evento corporativo é uma ótima forma de estreitar o relacionamento com clientes, fornecedores, empresas e funcionários. Essa é uma excelente estratégia para as empresas que procuram se destacar em seu ramo e algumas dicas sempre são bem vindas para realizar um evento corporativo de sucesso.

A organização de um evento corporativo não é uma tarefa nada fácil, mas os benefícios que esse tipo de ação pode trazer para a empresa são inúmeros. Os motivos para colocar um evento corporativo em prática podem variar de acordo com o objetivo de cada um: treinamento para funcionários, encontro de gestores das filiais, lançamento de novos produtos ou serviços e até mesmo comemoração do aniversário da empresa, alcance de metas e muitos outros.

Se você é o responsável pela organização do evento da sua empresa e tem dúvidas por onde começar, trazemos aqui, as principais vantagens de fazer um evento corporativo e algumas dicas básicas que te ajudarão no sucesso desse acontecimento.

Ler também sobre os tipos de eventos corporativos

Quais são as vantagens de fazer um evento corporativo?

Separamos 5 vantagens que uma empresa pode ter realizando um evento corporativo de sucesso. Veja!

1. Eventos fortalecem o posicionamento das empresas

As empresas que conseguem se posicionar da forma correta, aumentam a sua força no mercado e dentro do setor que atua.

Para uma empresa ser bem sucedida e ter maior credibilidade, as pessoas precisam saber de sua existência e por meio da estratégia dos eventos corporativos, é possível mostrar para ao mercado que a empresa está indo bem nos negócios e poderá criar uma imagem positiva para a marca.
Imagem de LM - eventos internos e corporativos-100

2. Eventos geram networking

O networking é uma habilidade que possibilita alcançar o sucesso, ele facilitará a construção da reputação da empresa e da marca, além de ampliar os conhecimentos e a visão que o empreendedor tem em relação ao seu negócio e ao mercado em geral.

Dicas para melhorar o seu networking em eventos

Com um evento corporativos, a empresa se aproxima dos clientes, parceiros e fornecedores, o que fortalece sua rede de contatos e, com isso, pode aumentar muito as suas chances de negócios e até gerar novas possibilidades de clientes em potencial.

3. Eventos motivam os colaboradores

Fazer um evento corporativo pode ser uma grande ferramenta para se cultivar um clima interno mais agradável e incentivar o trabalho colaborativo. Os eventos, em geral, animam o ambiente interno e melhoram o nível de motivação e engajamento dos profissionais. E, quanto maior for isso, a empresa terá ótimas vantagens – uma delas é a diminuição dos índices de turnover.

4. Eventos apoiam o departamento de Marketing

Os eventos corporativos também servem de apoio à área de Marketing. Esse tipo de ação, pode influenciar diretamente como os potenciais clientes enxergam a marca e também afetar a sua decisão de compra.

Além disso, os eventos corporativos servem de aproximação daqueles que já são clientes. Por isso, é importante proporcionar experiências para quem participa. Ou seja, impactar positivamente a vida das pessoas que por lá circularam.

5. Eventos são excelentes para lançar novidades

Eventos corporativos são uma ótima oportunidade para os clientes conhecerem de forma mais aprofundada antigos produtos e/ou serviços que a empresa já oferece, e também é uma grande chance de mostrar aos convidados e ao mercado novidades e lançamentos. Esse tipo de iniciativa certamente contribuirá para um maior engajamento nas vendas e, inclusive, gerar um grande apoio ao Marketing, como falamos acima.

Como organizar um evento corporativo?

Na hora começar um evento corporativo, muitas dúvidas começam a aparecer: Onde realizar? Como calcular as quantidades de comida e bebida? Quem convidar?

Para garantir o sucesso do seu evento, confira nossas dicas:

1. Comece o planejamento com antecedência

Para que você organize um evento de sucesso, é necessário pensar em tudo com tempo adequado para as ações. Não diferente de qualquer outro tipo de evento, os corporativos feitos de última hora, tendem a ter problemas, erros e ainda sair mais caro do que o esperado.

Ver manual para organizar o seu primeiro evento

É necessário pensar com antecedência no bufffet, lista de convidados, plano de ações etc.

Uma boa opção para você não ter dor de cabeça na hora de planejar um evento corporativo, é montar um checklist! Nele, você deve anotar todos os itens e passos essenciais para a realização do evento.

2. Defina o orçamento

Esse não precisa ser necessariamente o ponto de partida para começar a organizar o evento corporativo. Porém, tendo em mente o orçamento, é possível direcionar as ações do evento como a escolha do espaço, da decoração e do buffet e outros. Se a verba for baixa, será necessário pensar em ações mais baratas e criativas para proporcionar um excelente resultado no evento corporativo. Uma boa dica para ajudar no orçamento, é procurar parcerias e patrocínios.

3. Organize-se

Uma boa organização é primordial para ter controle de todos os passos e ter um evento corporativo de sucesso. Aqui as dicas são:

  • faça listas de tarefas com os próximos passos;
  • com um checklist em mãos tudo acontecerá com mais facilidade;
  • crie uma planilha de gastos para que você não encontre nenhum problema financeiro.

4. Escolha data e local

Procure evitar épocas com datas comemorativas. Por exemplo, durante o fim de ano, as pessoas costumam entrar de férias, viajar ou até mesmo ir em muitos outros eventos. Então, é provável que nem todos os seus convidados possam comparecer.

Saiba como usar o Big Data em eventos

Sobre o local, algumas empresas já possuem infraestrutura para fazer eventos em seus próprios estabelecimentos. Quando isso não é possível, é necessário contratar um local com espaço adequado para o número de convidados e para as ações que irão acontecer no evento corporativo. Mas, vale lembrar que além da infraestrutura, a localização é essencial!

5. Monte uma equipe

É importante criar uma equipe com pessoas que saibam trabalhar em grupo e que já tenham experiência com eventos – isso facilita o relacionamento com fornecedores. Profissionais das áreas de comunicação e marketing também podem ser ideais para eventos corporativos, já que possuem desenvoltura para lidar com pessoas, além de terem conhecimento em divulgação, comunicação interna e outras ferramentas que simplificam esse tipo de ação.

Depois do evento, peça feedbacks

Depois do evento corporativo é importante solicitar feedbacks para saber o que as pessoas acharam. Portanto, peça um retorno dos convidados que fecharam algum tipo de negócio no evento e também aos fornecedores e parceiros que participaram da realização, abrindo um espaço para críticas, elogios e sugestões.  Dialogue e esteja aberto a ouvir! Isso ajudará, e muito, nos próximos planejamentos.

Finalmente, reúna todos esses dados e conclua os resultados obtidos. Analise o quanto foi positivo para a empresa a realização do evento e aprimore aqueles pontos que não foram bons.

Feedback em eventos: 3 ideias criativas para você

Um evento corporativo pode trazer muitos benefícios para as empresas e ainda funcionam como excelentes estratégias de diferenciação e posicionamento de marca.  Esperamos que tenha aproveitado as dicas essenciais para obter sucesso no seu evento corporativo e as coloquem em prática!

Que tal aproveitar essas dicas para começar a planejar um evento corporativo agora mesmo?

banner convidando para baixar o manual do primeiro evento


Gostou do conteúdo? Ele foi desenvolvido pela Xerpa, solução completa para o seu RH! Acompanhe o blog deles e siga-os nas redes sociais!


Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!