Olá, muito prazer! Este é o meu artigo de estreia aqui no Blog da Moblee e não poderia começar de forma diferente: meu nome é Adriana Giglio e sou uma planner de eventos.
Planner what?
É simples: enquanto um produtor produz, o promotor promove, o planner planeja. É uma tradução literal e que soa estranho em português, mas no fim é isso mesmo – sou Planejadora de Eventos! Minha entrega está além de organizar e gerenciar. Eu explico!
Imagine a entrega de um evento como a apresentação de uma orquestra. Se os músicos são os produtores e o maestro é o coordenador do evento, o planner é o compositor. É ele que:
- Cria toda a experiência;
- Planeja cada nota;
- Pensa estrategicamente o que precisa estar na música.
E tudo isso é para atingir o objetivo final: transformar/provocar/emocionar as pessoas.
Afinal, o planner de eventos faz o quê?
Trazendo de volta ao nosso mercado: o planner de eventos se aprofunda nos propósitos da empresa para que evento e organização estejam alinhados em um objetivo comum.
Ele cria estratégias para atingir tais objetivos, além de orquestrar todos os envolvidos em prol da realização de uma ferramenta fortíssima para o branding da organização.
Mas o trabalho vai além disso:
- Entendem quais tipos de parcerias são mais estratégicas e traçam um discurso que atrai este parceiro pela causa envolvida, parcerias muito mais profundas e duradouras;
- Eles criam formas de chegar ao público final e elaboram planos para utilizar os diversos canais de comunicação existentes;
- Conseguem definir qual forma de comunicação é mais eficiente para cada tipo de público envolvido.
E apesar de todos este planejamento, são capazes de mudar de rota assim que percebem que uma estratégia não está seguindo o caminho planejado.
Planners pelo mundo
Não é muito comum no Brasil, mas em países como Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos se têm profundo respeito pelo papel do planner de eventos. Acontecem cursos e encontros que se aprofundam no assunto para fazer com que este mercado tenha cada vez mais profissionais capacitados.
Um exemplo que vem da Europa: Irina Graf, criadora do The Mice Blog, é uma entusiasta do assunto. Ela criou em 2011 o #EventPlannersTalk, uma discussão que acontece toda segunda-feira via Twitter, sobre assuntos relacionados aos desafios de planners de eventos e que tomou proporções gigantescas por lá.
Para Graf, a profissão Event Planner é de extrema importância e a troca de experiências entre os profissionais do setor só traz conhecimentos enriquecedores para fazer o mercado de eventos crescer.
Em terras tupiniquins, o mercado de eventos movimenta mais de R$ 209 bilhões ao ano, são mais de R$ 49 bilhões levantados em impostos, em mais de 590 mil eventos realizados, isso segundo dados da ABEOC em pesquisa feita em 2014. É um mercado que cresce 14% ao ano. O volume de trabalho não é pouco.
Mas mesmo assim, os event planners ainda são pouco difundidos por aqui. Infelizmente, a cultura do brasileiro de não querer pagar pelo preço de um bom planejamento, de não dar valor a especialistas e principalmente, “de dar um jeitinho”, faz com que esta profissão não tenha tanto espaço.
Geralmente, quem “herda” este papel dentro das empresas muitas vezes é a pessoa responsável pelo marketing ou o próprio produtor interno.
Mas queremos mudar este cenário e principalmente o mindset de quem faz parte deste jogo e precisa entender a importância do planejamento realizado por um profissional especialista no assunto.
Mas porque é importante planejar?
Eventos são estratégicos pois são ferramentas de branding. São ótimas oportunidades de mostrar ao mercado as suas qualidades, seu posicionamento e seu diferencial. Muitas vezes, é o primeiro contato de seus clientes com o seu produto ou então de ver de perto quem é o rosto da instituição.
É aquele momento que seu time de vendas pode se aproximar e estreitar laços de relacionamento que em ambientes e condições normais não permitiriam.
Segundo a EMI, 70% do público presente se tornou cliente regular após experimentarem seus produtos em um evento que organizou, 84% passaram a ter uma visão positiva sobre a empresa.
Além disso, 95% dos profissionais de marketing concordam que eventos presenciais proporcionam aos participantes uma valiosa oportunidade de formar conexões em um mundo cada vez mais digital.
Então nada mais inteligente que confiar a um profissional qualificado, que vai saber conectar o porquê com o como.
O que sabe um planner de eventos
As características de um planner de eventos são bem parecidas com todos os profissionais da carreira mais estressante do mundo (já pedi a conta de quantas vezes fomos mencionados nesta lista).
Além de habilidades como organização, jogo de cintura e trabalhar racionalmente sob pressão, o planner deve ter visão holística de tudo que envolve a entrega do evento. Devem ser infiltrados na cultura organizacional e falam como se fossem parte integrante da empresa.
Não é a toa que transitar em diversos mercados e ter conhecimentos em variados temas é primordial para este profissional. Ou seja, flexibilidade e cabeça aberta para o diferente é requisito básico.
Outros pré-requisitos nada básicos mas muito importantes no sucesso como planner de eventos são:
- Gestão financeira;
- Gestão de pessoas;
- Negociação;
- Liderança;
- Marketing;
- Relações públicas.
Tudo isso deve estar alinhado com conhecimentos em ferramentas e tecnologias, além de criatividade para oferecer sempre algo novo.
Um planner de eventos nunca tem rotina, pode ter certeza disso. Para mim, é ser o compositor, sempre em busca daquela nota que impressiona, que emociona e que transforma alguém.
Mas é também um engenheiro, que vai fazer os cálculos mais racionais para colocar um edifício em pé. Ser planner de eventos é conectar o racional e o emocional. É ser o mago que faz a mágica e vende as poções. Que trabalha para que um evento seja aquele momento que vai transformar a vida das pessoas.

Adriana possui 12 anos de experiência na área de eventos. Já atuou como produtora cultural, musical e corporativa, sendo destaque a passagem de 5 anos como planner de eventos da Endeavor Brasil, onde aprimorou sua experiência em planejamento estratégico de eventos. A partir desta experiência, criou a Bold Eventos Estratégicos, produtora focada em Planejamento Estratégico de eventos corporativos.