Você já deve ter ouvido falar dos influenciadores digitais, não é mesmo? Essas personalidades não estão presentes apenas em uma rede social, mas influenciam também eventos e grandes marcas que se beneficiam pela sua imagem.
Você sabe como?
Bem, isso vou te mostrar no decorrer do texto. Por isso, eu se fosse você, separaria uns minutos para essa leitura e aproveitaria ao máximo as dicas que trouxe para você!
Preparados? Vamos lá!
O que são influenciadores digitais (ou digital influencers)
Os influenciadores digitais são personagens online que alcançam um grande público, que acompanham suas postagens e pontos de vista. Eles têm grande influência no comportamento e mentalidade dos seus seguidores.
Tipos de conteúdo que um influenciador digital fornece
Os tipos de conteúdos dos influenciadores digitais podem variar muito. Afinal, assunto é o que não falta para falarmos por aí.
Separei os mais comuns que são abordados para você:
- Jogos e eletrônicos;
- Saúde e fitness;
- Culinária e gastronomia;
- Moda e beleza;
- Esportes e variedades;
- Entretenimento e humor;
- Conhecimentos gerais.
Por que ter um influenciador digital no seu evento
Como organizador de eventos você já deve saber que o marketing e a divulgação é um dos principais obstáculos que pode encontrar, não é mesmo?
Quanto mais potenciais participantes você alcançar, maiores as chances de vender todos os ingressos e lotar o seu evento.
E isso ficou ainda mais fácil com os influenciadores digitais, afinal, você consegue um alcance muito maior de público a partir de suas postagens.
Como?
Bem, quando você contrata um influenciador para o seu evento, você sabe que eles já têm um público que o segue e que pode colaborar com a publicidade do seu evento. Se, claro, tiver haver com a sua persona.
Falando nisso, uma pesquisa realizada pela iFruit afirma que “80% do tráfego online está atrelado a algum tipo de influenciador, que pode ser um chef de cozinha, uma blogueira de moda, um esportista vencedor, um artista proeminente, dentre outros.”
Viu? Pode ser um grande diferencial para a divulgação do seu evento!
Como escolher o influenciador digital ideal para o seu evento
A escolha de um influenciador digital para o seu evento, varia muito de acordo com seus objetivos e as características do evento em si.
Não é simplesmente escolher um e fechar negócio.
Você precisa entender alguns pontos básicos e importantes para que possa seguir e obter resultados satisfatórios com sua escolha.
Conheça a sua persona
Você precisa conhecer o público do seu evento. Isso é fundamental para o sucesso!
Busque entender suas necessidades, dores, vontades, gostos e principais características. Somente assim, você saberá o que ele está buscando com o seu evento e principalmente, com o conteúdo que o seu evento oferece.
Isso reflete não apenas para saber que programação e atividades oferecer no seu evento, como também no tipo de influenciador que vai escolher para representar o seu evento.
Leia também: Friends – 6 características nos personagens da série que você encontra no seu evento.
Faça um planejamento
Planejar é fundamental!
Não adianta, nada vai sair do papel se você não começar com um bom planejamento. Ou pior, pode sair, mas caminhando completamente para o fracasso.
E não é apenas um planejamento que você deve fazer. São diversos, como por exemplo:
- Planejamento financeiro;
- Planejamento de redes sociais;
- Planejamento de divulgação;
- Planejamento de implementação de tecnologia;
- Planejamento de patrocínio;
- Entre outros.
Tenha claro seus objetivos e que resultados você espera alcançar com eles.
Faça uma pesquisa de mercado
Pesquisar o mercado é algo que você já deve entender muito bem, não é mesmo?
Afinal, ele também faz parte do planejamento, mas é uma pesquisa muito mais detalhada das principais tendências do mercado de eventos e o que os seus concorrentes também estão fazendo.
Isso é importante porque pode gerar insights diferenciais para o seu evento e também, entender que tipo de influenciador estão em alta.
Veja também: Central dos eventos – confira as principais novidades do mercado.
Entenda o perfil do influenciador digital
Chegou a hora de entender qual é o perfil que você está procurando encontrar no influenciador digital.
Você já conhece o seu público, já planejou o seu evento, já pesquisou concorrentes e as principais tendências do mercado.
Agora você consegue entender que tipo de influenciador faz sentido para o seu evento e qual o melhor estilo que agradará seu público.
Nos próximos tópicos vou falar um pouco mais afundo sobre os tipos de influenciadores que podem ser escolhidos e suas principais características.
Prêmio de influenciadores digitais
Além disso, para facilitar a sua vida, a CECOM criou um prêmio para os influenciadores digitais, com 17 categorias concorrentes.
Confira o resultado do último ano:
Categoria | Voto técnico | Voto popular |
Cidades, Arquitetura e Urbanismo | A arquiteta | A arquiteta |
Ciência e Tecnologia | Fatos Desconhecidos | Fatos Desconhecidos |
Comportamento e Estilo de Vida | Hypeness | IncrívelClub |
Cultura e Entretenimento | Omelete | Jovem Nerd |
Design e Decoração | Homens da Casa | Homens da Casa |
Economia, Política e Atualidades | Jornalistas Livres | Mídia Ninja |
Educação, Cidadania e Inclusão | Manual do Mundo | Manual do Mundo |
Empreendedorismo e Negócios | Geração de valor | Geração de Valor |
Esporte | Desimpedidos | Desimpedidos |
Gastronomia | Panelaterapia | Panelaterapia |
Humor | Porta dos Fundos | Porta dos Fundos |
Meio Ambiente e Sustentabilidade | Mundo Sustentável | Mundo Sustentável |
Mídia e Comunicação | Brainstorming9 | Geek Publicitário |
Moda e Beleza | Camila Coelho | Niina Lílian Secrets |
Saúde e Fitness | Dr. Drauzio Varella | Dr. Drauzio Varella |
Tecnologia Digital | Tecnoblog | Tecnoblog |
Viagem e Turismo | Melhores Destinos | Melhores Destinos |
Além disso, existem plataformas como a Squid que cria estratégias de marketing de influência de acordo com os objetivos de cada marca ou evento, independentemente de tamanho ou segmento de atuação.
Com eles, é possível identificar, recrutar e ativar microinfluenciadores, acompanhando o desempenho de campanhas em tempo real e otimize ações para atingir os resultados desejados.
Principais influenciadores digitais da atualidade
Você já deve ter ouvido falar na maioria dos grandes nomes de influenciadores digitais que vou falar aqui.
Separei alguns nomes que estão em alta ultimamente e que, dependendo do seu evento, talvez alguns deles faça sentido você. São eles:
- Whindersson Nunes, do canal de Youtube Whindersson Nunes;
- Kéfera, do canal de Youtube 5inco Minutos;
- Bianca Andrade, do Blog Boca Rosa;
- Camila Coelho, do canal de Youtube Camila Coelho;
- Julio Cocielo, do canal de Youtube Canal Canalha;
- Felipe Neto, do canal de Youtube Felipe Neto;
- PC Siqueira, do canal de Youtube Max Poxa Vida;
- Felipe Castanhari, do canal de Youtube Canal Nostalgia;
- Luisa Accorsi, do Blog Sonhos de Crepom;
- Matheus Souza, do Blog Nômade Digital.
Mas se você está organizando um evento corporativo, uma feira ou um congresso e acha que talvez esses nomes não façam tanto sentido para você, não tem problema!
Temos uma lista de pessoas que são influentes no mercado de eventos também. Confira a seguir o que separamos para você:
Os 5 influenciadores digitais para eventos
1. Vanessa Martin
Vanessa Martin é executiva e empresária que atua há mais de 30 anos em áreas de turismo. Ela também é consultora de empresas na área de eventos e revitalização organizacional, além de ser especialista em processos inovadores, patrocínio, captação de eventos e gestão diferenciada e eficiente de eventos.
Confira: o LinkedIn da Vanessa Martin para contato!
2. Fernando Lummertz
Fernando Lummertz é um profissional focado no desenvolvimento de competências e geração de valor.
Além disso, é fundador e responsável pela Rede Feiras, Pro Expositor Gestão e UNIFEIRAS.
Contato: aqui você pode conversar mais com Fernando!
3. Juan Pablo de Vera
Juan Pablo de Vera é Executivo Sênior experiente com mais de 25 anos de desenvolvimento de negócios no Brasil, México e Argentina.
Especialista em Gerência Geral, Desenvolvimento de Vendas, Execução de Marketing e Gerenciamento de Eventos, é fluente em espanhol, português e inglês.
Aqui está o LinkedIn do Juan Pablo de Vera!4. Ney Neto
Ney Neto é Diretor de Inovação da MCI Brasil e presidente do Meeting Professionals International (MPI) Brazil Chapter.
É expert no mercado de eventos e reuniões , acredita no poder inigualável de eventos e conexões humanas para o avanço dos objetivos organizacionais. Além disso, a MCI é fornecedora líder mundial de soluções de ativação e engajamento estratégico e um dos principais impulsionadores da inovação nas indústrias de eventos e congressos.
Aqui está o contato do Ney Neto!
5. Sérgio Junqueira Arantes
Sérgio Junqueira é diretor da Eventos Expo Editores e colunista das revistas Eventos, Mix Hotel e Portal Eventos.
Além disso, é diretor fundador do Prêmio Caio e do Fórum Eventos, tendo sido presidente da ADVB/MS, vice-presidente da FENADVB e conselheiro da ABEOC Brasil.
Por sua trajetória foi homenageado com o prêmio Homem do Ano 2006, Membro Benemérito do IBEV Instituto Brasileiro de Eventos, eleito Embaixador do Rio de Janeiro em 2011 e um dos Profissionais mais Influentes do Marketing Promocional Brasileiro 2011.
Entre em contato com Sérgio Junqueira Arantes!
E aí? Ficou com vontade de ter algum dos influenciadores digitais em seu evento? Pense muito bem na sua estratégia de marketing e nos resultados que quer alcançar. Você pode voar ainda mais alto se tiver uma mão amiga para isso! ;)
Leia também: Coca-Cola – 4 lições de marketing para aplicar nos seus eventos.
Oi! Sou Jubs, adoro eventos, marketing, tecnologia e design. Estou aqui para compartilhar minha experiência para ajudar organizadores de eventos e profissionais de marketing com dicas para organizar eventos, aproveitar ao máximo a tecnologia e criar experiências incríveis no mundo real.