imagem do evento Prêmio Caio
Gestão de eventos, Tecnologia em eventos | 3 minutos de leitura

Prêmio Caio: saiba tudo da maior premiação do mercado de eventos

Conheça tudo o que você precisa saber sobre a maior premiação do mercado de eventos


Você já ouviu falar sobre o Prêmio Eisner? Ele é conhecido no mercado como o “Oscar dos Quadrinhos”. E quanto ao Game Awards? Essa é a premiação considerada como o “Oscar dos Games”. Então será que existe uma premiação assim específica para o mercado de eventos? A resposta é sim! Esse é o papel que cumpre o Prêmio Caio.

Não conhece o Prêmio Caio? Então se prepare para saber tudo sobre esse que é considerado o maior prêmio do mercado de eventos, ou seja, o “Oscar dos Eventos”. Quem sabe você não pode concorrer e garantir seu Jacaré de Ouro? Confira:

O que é o Prêmio Caio?

Criado em 1999, o Prêmio Caio surgiu com um objetivo central: trazer reconhecimento e valorização para o trabalho de empresas e profissionais que atuam diretamente no mercado de eventos.

A premiação é produzida pelo conselho diretor da Revista Eventos, a mais renomada publicação do mercado de eventos.

Uma característica marcante desse prêmio é o seu troféu, que possui o formato de uma jacaré, e por isso a premiação é reconhecida como Jacaré de Ouro.

Qual a origem do nome do prêmio?

O Prêmio Caio se chama assim por uma homenagem a Caio de Alcântara Machado, um dos mais renomados publicitários brasileiros, conhecido também como o principal responsável pela criação das feiras de negócio no Brasil.

Durante seu tempo de atuação, recebeu diversos prêmios internacionais e reconhecimento na organização de eventos e lançamento de produtos.

Por que a premiação é um jacaré?

Se você já trabalha com o mercado de eventos a um bom tempo, certamente deve ter ouvido a frase “Um dia vai dar jacaré”. Essa é a frase marcante de Caio de Alcântara, bastante conhecida por todas as pessoas que se relacionam sempre com feiras e eventos.

O troféu é portanto uma homenagem a essa marca registrada do Caio. E essa característica foi muito bem recebida por todos os ganhadores, que se orgulham de receber o belo Jacaré de Ouro.

Quem pode concorrer ao Prêmio Caio?

O Prêmio Caio premia anualmente os principais cases do mercado de evento. Para fazer essa seleção, existem dezenas de categorias (na primeira edição eram apenas 17 categorias) onde as empresas e profissionais podem concorrer a essa premiação.

Algumas das principais categorias são:

  • Apoio e logística para eventos;
  • Evento social;
  • Lançamento de produto;
  • Evento promocional;
  • Destino para eventos;
  • Congresso nacional;
  • Evento corporativo;
  • Evento de endomarketing.

A cidade de Florianópolis/SC, por exemplo, recebe desde 2015 o prêmio de Melhor Destino para Eventos de Grande Porte, sendo um dos pontos de destaque para que mais eventos sejam realizados na cidade do sul do Brasil.

Para entregar a premiação, existe um corpo de jurados que avalia cada um dos candidatos e seleciona os finalistas. O primeiro colocado em cada categoria recebe o Jacaré de Ouro, enquanto que o segundo colocado recebe o de prata e o terceiro colocado recebe o de bronze.

Qual a importância do Prêmio Caio para o mercado de eventos?

Para o mercado de eventos, não existe premiação maior que valorize o trabalho de empresas e profissionais dessa área. Por isso o Prêmio Caio é reconhecido como o “Oscar dos Eventos”.

Várias empresas que já tiveram a honra de receber esse prêmio e fazem questão de expor esse resultado como um diferencial do seu negócio. É comum que as redes sociais e o próprio site do vencedor de cada categoria divulguem os resultados positivos conquistados na premiação anual.

Gostou de saber mais sobre o Prêmio Caio, o “Oscar dos Eventos”? O mercado inteiro valoriza esse prêmio. Não só os vencedores como todos os participantes conseguem ter benefícios pela participação.

Aproveite também para conferir nossa lista de melhores posts sobre eventos que você precisa ler. Até a próxima!


Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!