imagem do logo da serie ou seriado friends
Gestão de eventos | 11 minutos de leitura

Friends: 6 características nos personagens da série que você encontra no seu evento

Você consegue identificar os seis personagens de Friends no seu evento? Não? Confira agora mesmo!


Dez temporadas! Esse foi o sucesso da série americana Friends que foi ao ar em 1994 na NBC, contando com grandes nomes como Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer.

Acha pouco? Seu último episódio foi assistido por quase 53 milhões de pessoas e tornou-se o quinto final mais visto na história da televisão.

Mas quando o assunto é Friends, é impossível não nos lembrarmos dos seis amigos e das suas características únicas que marcaram muitas gerações.

E o que a série Friends tem haver com os seus eventos? Quer mesmo saber? TUDO!

Em diversas estratégias de marketing e vendas são utilizadas personas para entender melhor seu público e com quem de fato está lidando. Mas, embora não seja tão difundida essa ideia no mercado de eventos, essa estratégia pode ser bastante benéfica.

Em sua definição mais simples, personas são personagens fictícios que representam os diferentes tipos de pessoas que você deseja assistir ao seu evento.

Definir essas personas desde o início permite que você melhore significativamente a sua relevância no marketing por meio da personalização (como em Friends) e, por sua vez, aumente a participação no seu evento. Parece complicado, mas não é.

No decorrer desse texto vou explicar melhor:

  • O que são buyer personas?;
  • A importância das personas no mercado de eventos;
  • Como encontrar a persona do seu evento;

Além disso, vou mostrar os diferente tipos de personagens e características que você pode encontrar nos participantes do seu evento, assim como no seriado Friends!

Aproveite a leitura e o template grátis que disponibilizei no final do post para você!

6 características nos personagens da série Friends que você encontra no seu evento

1. Rachel Green

gif da rachel do friends

A Rachel, interpretada por Jennifer Aniston representa aquele participante caloroso e simpático que busca interagir e participar de todos os tipos de atividade.

Além disso, adora um coffee break, até mesmo quando não está no Central Perk.

Rachel é o tipo de participante que você deve prestar atenção, pois compra o ingresso do seu evento no primeiro lote e é a primeira a divulgar. Mesmo que tenha que sair do avião correndo para isso!

2. Monica Geller

gif da monica do friends

A Monica do Friends, interpretada por Courteney Cox, é aquele tipo de participante que gosta de ter toda a programação do evento organizada e, se possível, na palma da mão.

É extremamente comprometida e antes mesmo grande dia do evento, verifica todas as palestras e atividades que terão no evento para não perder nenhum momento sequer.

Por isso, você precisa estar preparado e oferecer a melhor experiência para as Monicas do seu evento. Principalmente quando se trata de organização.

Você pode, por exemplo, ao invés de avisar mudanças na programação por microfone ou e-mail (o que comumente acontece), oferecer um aplicativo em seu evento para notificar os participantes na mesma hora!

Inovar é preciso e ainda facilita a vida dos seus participantes!

3. Phoebe Buffay

phoebe gif

Phoebe (Lisa Kudrow) não é um tipo de participante que você vai querer decepcionar em um evento.

Seu principal objetivo? Interação e diversão!

Por isso, um happy hour é essencial para ela. E você não pode deixar a desejar, não é mesmo?

Você deve evitar que os participantes do seu evento passem fome ou que comida seja desperdiçada. Difícil? Calma! Temos uma calculadora gratuita para você as quantidades de comes e bebes de maneira muito mais assertiva. Confira:

Calculadora de comes e beber e happy hour em eventos

4. Joey Tribbiani

joey gif

Joseph Francis, mais conhecido como Joey, foi interpretado por Matt LeBlanc e é aquele participante que busca muito, muito, muito networking em um evento.

Quanto mais você facilitar esse processo, mais ele gostará do seu evento.

E, convenhamos… Hoje é indispensável não pensar nesse tipo de participante, afinal, é um dos principais objetivos de quem participa de eventos.

Quer dicas de como potencializar o networking no evento?

Leia também: 6 dicas infalíveis para melhorar o seu networking em eventos e 10 estratégias para estimular o networking em eventos.

5. Chandler Bing

Chandler gif

Chandler Muriel Bing, interpretado por Matthew Perry, é o típico expositor que gosta de analisar e criar estratégias com os dados coletados em eventos.

E como gerar valor ao seu patrocinador ou expositor, quando eles querem provar para a empresa que valeu a pena investir no evento?

Fácil! Ofereça a tecnologia necessária para ele!

Para facilitar a vida do seu expositor, disponibilize um coletor de dados para que ele dê adeus à troca de cartões, capturando e gerenciando contatos do evento através do próprio celular.

Gostou da ideia? Clique no botão abaixo e faça agora mesmo seu orçamento:

Imagem de LM - coletor de dados-100

6. Ross Geller

ross gif

David Schwimmer que faz o papel do Dr. Ross Eustace Geller, sem dúvidas, seria o nosso mais renomado palestrante internacional.

Ross é conhecido por ser inteligente e além disso, super atencioso com o público. Por isso, seria o palestrante perfeito.

E engana-se o organizador que pensa que não pode melhorar e facilitar a vida dos seus palestrantes.

Além de dicas para melhorar apresentação dos palestrantes nos seus eventos, você também pode oferecer um aplicativo para facilitar a gestão das perguntas dos participantes durante a palestra e após o fim dela, caso o palestrante não consiga responder todas elas durante aquele período de tempo.

Isso além de gerar um grande valor ao palestrante, também impacta os participantes e o seu evento como um todo. Pense nisso!

Como você pôde observar, cada personagem na série americana Friends tem algo único, e isso faz com todos eles sejam incríveis do seu jeito:

  • Chandler tem um senso de humor incrível;
  • Joey é simplesmente irresistível com suas piadas;
  • Phoebe sempre pensa fora da caixa;
  • Rachel é a garota divertida;
  • Monica é a pessoa mais organizada que você vai encontrar.

Até mesmo os personagens secundários – Janice, Gunther, Emma, ​​Susan, quem quer que seja, tem alguma coisa sobre eles que vai fazer você querer assistir mais e mais deles. E todos diferentes, com suas características únicas.

Como descobrir a persona do seu evento?

Com tantos tipos de participantes fica difícil saber como lidar com todos eles e entender de fato qual é a persona do seu evento.

E levando em conta cada tipo de personalidade que encontramos na série Friends, sabemos que no mercado de eventos isso não é diferente.

Mas afinal, você sabe o que são buyer personas?

Muitas pessoas acham que conhecem o conceito de personas, mas na verdade, confundem alguns conceitos básicos. Por isso, trouxe a definição do que são buyer personas e como você identificar a ideal para o seu evento. Confira abaixo:

O que são buyer personas?

Você já deve ter ouvido falar sobre buyer personas, não é mesmo? A criação de personas é um método muito utilizado no marketing para direcionar seus esforços e estratégias em pontos relevantes e que façam sentido para o seu público.

Sabemos que entregar a experiência que os participantes esperam é importante para o sucesso de um evento, mas para isso, segmentar é fundamental.

O papel das buyer personas é te ajudar nesse processo, facilitando a comunicação ao criar a representação ideal do seu participante, personalizando seu comportamento e as principais características.

Embora seja uma etapa extremamente importante antes de iniciar qualquer evento, muitas vezes, ela é deixada de lado por muitos organizadores.

Nos próximos tópicos desse texto, vou mostrar como encontrar a persona ideal e como lidar com ela corretamente, potencializando o relacionamento com os participantes e tomando as decisões adequadas ao perfil da persona do seu evento.

Mas primeiro, vamos entender as principais diferenças entre público-algo e personas, conceitos que confundem diversos profissionais.

A diferença entre público-alvo e persona

Confundir os conceitos de público-alvo com personas é mais comum do que podemos imaginar. Embora sejam diferentes, as duas abordagens podem ser muito parecidas:

  • O público-alvo trata o participante de forma mais ampla e abrangente, sendo considerada uma parcela da população que terá interesse em seu evento;
  • Já a persona é uma pessoa específica desse recorte, permitindo que a estratégia do seu evento seja personalizada e definindo o participante ideal, com detalhes sobre seus hábitos, desejos, dores e anseios.
Diferença entre personas e publico-alvo

Fonte: Júlia Vidigal Munhoz | mobLee

A importância de criar uma persona para o seu evento

Bem, já falamos que criar personas é um passo fundamental dentro da estratégia da organização do seu evento…

Mas, afinal, por que é tão importante?

Ao definir e aplicar o conceito de personas, você construirá os caminhos para se relacionar com o participante de forma positiva e sua estratégia terá muito mais chances de tornar-se efetiva.

Com elas, é possível definir o conteúdo e o tom de conversa para personalizar a mensagem que os seus potenciais participantes querem ver, melhorando a comunicação e direcionando seus esforços ao que realmente dá um bom resultado. Além disso, garantirá a efetividade de sua estratégia assegurando que o evento está realmente sendo satisfatório aos participantes.

Confira abaixo os principais benefícios ao definir a persona do seu evento:

Principais benefícios

  • Definir o tom e o estilo do seu evento;
  • Melhorar suas estratégias de marketing, focando no interesse dos seus participantes;
  • Entender o que os participantes buscam ao frequentar seu evento e como eles querem vivenciá-lo;
  • Fornecer insights sobre as verdadeiras necessidades e expectativas da sua persona;
  • Assegurar que o seu evento é relevante para o participante.

Como descobrir o tipo de persona do meu evento?

Agora que já sabe a principal vantagem de criar personas para o seu evento, é hora de colocar a mão na massa e definir o perfil da persona ideal!

Para começar, você pode enviar um formulário por e-mail aos que adquiriram ingressos ou até mesmo fazer pesquisas coletando o feedback em eventos.

O principal ponto a ser levado em consideração é identificar padrões comportamentais e representá-los com personagens, por isso, tenha em mente:

  • Os principais interesses dos seus participantes;
  • O que buscam;
  • E as dificuldades que enfrentam no dia-a-dia.

É comum, durante o processo de investigação, descobrir diferentes perfis de participantes e alguns, até então, desconhecidos.

Por isso, essa pesquisa não deve basear-se em “achismos” ou suposições. Embora palpites vindos de alguém que lida diretamente com o público possam ser válidos, as pesquisas devem coletar dados reais dos participantes e não induzi-los.

É importante frisar que esse resultado será um participante real, diferente daquele que é idealizado pela organização. Se você identificar mais de uma persona, não tem problema! Em um mesmo evento, é possível ter diferentes tipos de personas.

Apenas evite cair no erro de gerar muitas delas, afinal, é fácil se perder no meio de tantos detalhes… Tente manter o foco nas características importantes e relevantes para a persona do seu evento.

Faça as perguntas certas

Para te ajudar nesse processo, reunimos algumas perguntas que consideramos importantes e podem ajudar a guiar a construção da sua pesquisa pela persona do seu evento:

Informações pessoais

  • Qual a idade?
  • Nacionalidade?
  • Estado civil?
  • Filhos?
  • Onde estudou?
  • Qual o grau de escolaridade?
  • Qual a formação?

Objetivos

  • Quais os principais objetivos?
  • Por que ainda não os alcançou?

Desejos

  • O que costuma fazer nas horas livres?
  • Quais as marcas que consome?
  • Costuma pesquisar muito antes de ir a um evento?

Medos

  • O que não gosta?
  • O que evita?

Profissional

  • Qual o cargo que ele ocupa?
  • Como é sua rotina de trabalho?
  • Que ferramentas ele costuma usar?
  • Como ele é cobrado e o que faz?
  • Como aprende novas habilidades?
  • Quais habilidades são necessárias para executar suas tarefas?
  • Quais os principais desafios que enfrenta no trabalho?
  • Quais os principais sites e blogs que acessa?
  • Quais as redes sociais que utiliza?

Também preparamos um template para você criar a sua persona!

Ok… Mas o que fazer agora com todas essas informações? Calma, calma! A hora de organizar é sempre a mais difícil e muitas informações podem se perder… Por isso, preparamos esse template para te ajudar!

Com ele, você pode compilar os dados e definir a forma mais adequada para se comunicar com seus potenciais participantes. Basta baixá-lo e preencher com as informações que coletou! Quando sua persona estiver pronta, é hora de criar sua estratégia para relacionar-se com eles!

exemplo do template de personas em eventos da mobLee

Fonte: Prévia do template de personas em eventos da mobLee

Depois, você pode apresentá-lo para a sua equipe e deixar claro o posicionamento do seu evento em relação às personas, alcançando resultados cada vez mais expressivos.

Você também pode imprimi-lo ou compartilhar em um drive na nuvem para todos os envolvidos na organização do evento ter acesso a esse material. Aproveite!

Baixe agora mesmo o template para personas

E aí, gostou do conteúdo? Espero que tenha se divertido relembrando os personagens de Friends, uma das séries de maior sucesso de todos os tempos e relacionando as características deles aos participantes do seu evento.

Para finalizar, você lembra o que aconteceu em 2004? Não? Não tem problema! Vou refrescar a sua memória!

No dia 6 de maio, milhões de corações se quebraram com Monica, Chandler, Ross, Rachel, Joey e Phoebe dizendo seu último adeus ao apartamento. Eles deixaram as chaves no balcão e saíram para tomar um último café no Central Perk no emocional final da série de Friends.

Foi bom, mas como a série, chegamos ao final do nosso texto! Despeço-me com uma frase do Robert Bianco, crítico de TV dos Estados Unidos sobre o final da série:

Pode ter sido impossível para todos os episódios de Friends viverem de acordo com o hype e as expectativas construídas em torno do que os telespectadores esperavam do final da série, mas o fim chegou muito perto do que os fãs poderiam esperar. O episódio de duas horas fez exatamente o que deveria fazer. Envolveu a todos com história, enquanto nos lembrava porque gostamos do programa e os motivos pelos quais sentiremos falta dele.

Robert Bianco

Faça como Friends: atenda as expectativas dos seus fãs – ops, participante – e envolva com a história que o seu evento quer contar! Sucesso!

banner de orçamento blog post


Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!