imagem do logo da coca-cola e uma garrafa da bebida
Divulgação de eventos | 5 minutos de leitura

Coca-Cola: 4 lições de marketing para aplicar nos seus eventos

Veja como o mercado de eventos pode tirar lições importantes das ações de marketing da Coca-Cola.


Quando se fala em Natal, muitas pessoas se lembram da cor vermelha, do Papai Noel, dos Presentes e da Coca-Cola. Isso mesmo! É difícil não lembrar da maior marca de refrigerantes do planeta nessa época, tudo pelo grande trabalho de marketing que foi realizado para criar esse sentimento no público.

Mas não são apenas as propagandas do Natal que marcam a Coca-Cola. Ela tem inúmeras sacadas ótimas, com uso do marketing para encantar o público e criar um sentimento único de que cada pessoa pode ser mais feliz ao ter uma Coca-Cola na mão.

E o fato é que os eventos têm muito a aprender com essas iniciativas da Coca-Cola. São várias as dicas que esse mercado pode ter ao analisar as ações de uma das marcas mais famosas do mundo. E para te ajudar, listamos 4 lições de marketing para que você possa aplicar agora mesmo nos seus eventos.

1. Transforme o sentimento das pessoas

Se você já parou para analisar algumas das campanhas de marketing da Coca-Cola, certamente já percebeu que em nenhum momento existe a menção para que o público compre a bebida ou para que faça o consumo dela por ser melhor que qualquer outra.

Não, as campanhas não têm nenhuma relação com isso. Não é usada a palavra “compre” em nenhum momento. Ao invés disso, as ações são feitas para mostrar o quanto as pessoas se sentem bem tendo o produto do lado.

Viu como a campanha é marcante para todos que assistem? Ela desperta uma série de sentimentos com poucas imagens. Os organizadores de eventos podem aprender muito com essa estratégia para usar nas ações de marketing e divulgação do evento.

A Resultados Digitais faz muito bem isso com o RD Summit. É claro que os conteúdos trabalhados no evento são incomparáveis com qualquer outro evento, mas o importante mesmo é ver como as pessoas se sentem ao participar do evento.

O êxtase por ver os grandes nomes do mercado em que trabalham bem ali, no palco bem próximo, e a vibração por poder fazer parte do evento fazem com que a divulgação dele supere qualquer outro, mostrando que mais do que conhecimento, um evento pode sim mudar o sentimento das pessoas.

2. Provoque a lei da ação e reação

Quer juntar os amigos para assistir uma partida de futebol? Então tenha Coca-Cola. Está comemorando um aniversário importante? Então ofereça Coca-Cola. Tem uma comemoração importante? Não pode faltar Coca-Cola!

Tudo isso mostra como a Coca-Cola conseguiu criar sua própria lei de ação e reação. A marca mostrou para todos que “precisa” estar presente em vários momentos importantes, e que sem ela não seria possível ter um momento tão bom.

Veja o exemplo desse comercial feito para Portugal:

As pessoas seguem exemplos positivos, e isso faz parte da estratégia da marca para impactar a todos os consumidores. Ver pessoas agindo de forma feliz por ter a bebida na mão criam esse sentimento no público.

Mas no seu evento, você pode fazer algo bem parecido. E já existem grandes exemplos no mercado que conseguem provar isso.

Para quem quer saber das novidades no mercado literário (ação), é só ir na Bienal do Livro (reação). Se quer conhecer tudo que há de novo no mercado automotivo (ação), é preciso ir no Salão do Automóvel (reação). Percebe como essas associações são automáticas para o público?

Então procure fazer com que o seu evento seja a referência na sua área de atuação. Crie ações para mostrar ao público-alvo que ir até o seu evento é a melhor maneira de adquirir conhecimento em determinada área.

3. Conte histórias como a Coca-Cola

Uma marca das campanhas criadas pela Coca-Cola são as histórias que cada uma conta. São através delas que cada pessoa consegue se conectar e perceber que um vídeo de divulgação vai muito além de qualquer outro que conheça. Essa ação também é conhecida como Marketing de Experiência.

Quer um exemplo prático? Confere aqui:

As histórias impactam as pessoas. Não é a toa que uma das técnicas mais importantes para quem trabalha com marketing de eventos é o Storytelling, ferramenta que busca criar narrativas bem estruturadas para ampliar o nível de interesse e gerar engajamento para o público. Já temos inclusive um ebook completo sobre o tema.

Então você já sabe que é possível contar histórias para conseguir de fato impactar várias pessoas. Mas a grande dúvida está em identificar que tipo de ação criar para implementar na fase de divulgação do seu evento.

Uma dica valiosa é: se o seu evento já teve edições anteriores, convide participantes que tiveram um sentimento positivo para gravar uma mensagem sobre como foi o último evento.

Ou vá mais além, contando a trajetória dele para chegar no evento e também no pós-evento, com tudo que conseguiu graças ao que foi aprendido e visto da edição passada. O importante é ter esse tipo de ação dentro do seu plano de marketing para o evento.

4. Use e abuse da criatividade

Um detalhe marcante nas campanhas de marketing da Coca-Cola é o alto nível de criatividade colocado em prática. Nas ideias de campanha, é fácil perceber que existe liberdade para criar algo diferente de tudo que é feito.

Veja esse exemplo de comercial:

A marca não tem nenhum receio de arriscar e criar algo realmente único. Existe espaço para brincar com cores e formas, e esse é um diferencial impactante para o público.

Então seja criativo também com os seus eventos! Desde o logotipo que será usado para o evento até mesmo nas ideias para divulgação de palestrantes ou do local do evento. Vale a pena gastar um bom tempo para criar algo que o público vai lembrar.

Gostou de saber mais sobre como as ações de marketing da Coca-Cola podem ser um ótimo caminho para aprender como fazer a divulgação dos seus eventos da maneira certa?

Para te ajudar ainda mais no trabalho de marketing, conheça as principais estratégias de marketing de conteúdo no nosso webinar feito em conjunto com a Contentools:

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