imagem de uma estante de livros, demostrando o storytelling de eventos
Gestão de eventos, Organização de eventos | 6 minutos de leitura

O que é storytelling e como pode ajudar nos meus eventos?

Entenda a importância do storytelling no planejamento dos seus eventos e como tirar proveito dessa estratégia


Muitas estratégias antes vistas somente no cinema e em outras áreas acabaram por ser adotadas pelo marketing, com resultados igualmente incríveis. É o caso do storytelling, que foi adaptado, com sucesso, para o marketing de eventos. Mas, afinal, o que é isso?

Storytelling é a capacidade de contar histórias de maneira impactante, em que os recursos audiovisuais, como apresentações, são utilizados com as palavras. É um método que pode auxiliar na promoção de seus eventos sem que haja a necessidade de fazer uma propaganda direta. Enfim, ele tem um efeito mais pelo convencimento do que pela invasão.

O storytelling, atualmente, é uma ferramenta bastante eficaz e eficiente para compartilhar ideias, conhecimento e demais interesses por meio de uma narrativa bem contada. Veja no texto de hoje algumas dicas de como utilizá-lo e comece já a se planejar!

Pela estrada afora

Uma história interessante é composta por elementos fundamentais e harmônicos: palavras precisas e interessantes, um enredo atrativo, com uma linguagem assertiva, personagens que representam os participantes do evento de uma forma bem fiel, além de ambientes imaginativos, fantásticos e suporte visual, tais como: ilustrações diversas, vídeos, entre outros.

Isso tudo vai compor uma trama bem desenvolvida, capaz de emocionar, entreter, seduzir e persuadir o seu participante. Afinal, mais do que um evento, ele quer ter experiências, não é?

Storytelling — tentar um assobio

No entanto, com a quantidade de informações a que temos acesso diariamente, será que essa estratégia realmente é eficaz? Não tenha medo do lobo mau!

Bom, quando a sua empresa tem uma narrativa interessante e apresenta o produto ou serviço de uma forma discreta, o seu participante em potencial fica mais próximo do seu negócio e cria uma relação mais dinâmica com o seu evento e, é claro, a sua marca. Relação esta que, futuramente, pode vir a se estreitar.

Quando ela fica mais próxima, cria o engajamento fundamental para aumentar as vendas de uma maneira mais sutil — com uma produção de conteúdo mais leve e eficiente. Além disso, quando se trata de eventos, o storytelling pode auxiliar a deixar o participante engajado mesmo após o término da ação promocional.

Para onde você quer ir

storytelling é muito utilizado no Inbound Marketing e nas publicidades em geral, seja em lançamentos de novos produtos ou para fidelizar os clientes de uma marca a partir de mensagens diversas. Então, qual é o seu objetivo?

São muitos os caminhos para a Rainha Vermelha, mas listamos abaixo alguns que podem guiar você:

  • narrativa visual;
  • narrativa interativa;
  • utilização de diálogos reais.

O storytelling, por ser uma ferramenta que foca no emocional de quem o ouve, é ligado diretamente a algumas áreas do cérebro, mais no lobo esquerdo, o das emoções. Logo, o objetivo do storytelling é criar mensagens mentais aos visitantes do seu site, blog ou demais meios de comunicação.

No entanto, antes de adotar o storytelling como estratégia para sua marca ou produto nos eventos, é importante que você conheça muito bem seus participantes potenciais. É essencial que você envolva a marca na história que você vai contar.

Um case que vale a pena ser mencionado é o da Volkswagen, com a despedida da Kombi. Criada pela AlmapBBDO, em 2014, fez muitas pessoas se emocionarem com os últimos desejos do carro, que, com um tom de voz idoso e saudosista, deixava saudades, tristezas e alegrias.

Quando estuda o perfil de seus participantes, você sabe o momento e maneira certa de investir em storytelling em seus eventos. Lembre-se sempre de que não existem regras para a criação da narrativa, ela apenas deve ser atrativa ao seu potencial participante e também fazer com que ele se identifique com o seu evento.

Pela estrada de tijolos amarelos

Quando conta uma história, você desperta sensações cerebrais nas pessoas que estão vendo. É um processo totalmente emocional que influencia na decisão dos participantes, seja de comprar ou de comparecer a um evento.

Podemos dizer que storytelling é uma ferramenta de persuasão, que convence os participantes a comprar ingressos e também a participar de eventos. A referência é tão forte, que, neste texto, todos os intertítulos são tirados de histórias infantis. Talvez você não tenha identificado todos, mas entenda agora como o storytelling influencia a nossa mente.

Ele transforma narrativas em ideias, assim como príncipes em sapos — uma história ativa partes do cérebro que permitem ao ouvinte transmutar a história em sua própria ideia e experiência, graças a um processo chamado de acoplamento neuronal.

Faz a experiência ser compartilhada, como os contos de fadas: as pessoas não só vão experimentar uma atividade cerebral por meio da sua história, mas também vão compartilhar e comentar a sua narrativa com outras pessoas, principalmente nas redes sociais e em seu núcleo familiar.

Além disso, ele amplia a lembrança como Rapunzel a sua trança: o cérebro libera dopamina no sistema quando ele experimenta um evento emocionalmente carregado, tornando-o mais fácil de ser lembrado com maior precisão. Afinal, seus eventos devem ficar para sempre na memória, certo?

Esse processo também ativa diversas áreas cerebrais: ao processar os fatos narrados, muitas áreas do cérebro são ativadas. Uma história bem contada pode envolver muitas áreas adicionais.

Como você pôde ver, aplicar o storytelling para vender a sua marca e atrair pessoas para seu evento não é difícil. Principalmente se você observar com atenção ao detalhe, as histórias costumam ser contadas com três elementos básicos: apresentação do personagem, o conflito (o problema que ele deve resolver) e a solução (que a sua empresa vai fornecer). Viu como é fácil?

No caso de eventos corporativos, o storytelling pode servir como estratégia de inbound marketing, atraindo vários participantes. Para isso, o palestrante deve se preocupar em envolver o participante em histórias ricas, tomando o cuidado, é claro, para não sair do assunto tratado. Então, você está esperando o quê? Corra do caçador e comece agora mesmo a se planejar!

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Quero saber mais sobre o storytelling para eventos

Utilizando o storytelling para construir a programação de eventos

Em qualquer boa história, seu começo, meio e fim devem operar de maneira harmoniosa, levando o leitor em uma jornada memorável. Já notou como o mesmo princípio é aplicável a eventos? A busca pela criação de experiências fantásticas que deixam os participantes querendo mais tem sido a prioridade de diversos organizadores, todavia, nem sempre a operacionalização disso é das mais claras. É comum que ações pontuais sejam dispostas ao longo do evento, sem que haja uma clara coesão entre elas. Nessas circunstâncias, ainda que, por vezes, o evento possa ter registrado um ou outro momento célebre, em seu todo, nada particularmente especial foi construído. É justamente aí que o uso do storytelling pode ser útil!

O termo, que pode ser traduzido, literalmente, como “o ato de contar histórias”, vem sendo aplicado nos mais diferentes segmentos. Publicitários, em particular, tem feito bom uso da técnica, construindo histórias que suportam certa marca ou produto, tornando-os especiais aos olhos do público. No mercado de eventos, em particular, o seu uso ainda não é tão disseminado, mas sua aplicação pode ser vasta. Da construção individual das apresentações de cada palestrante, às ações de divulgação nos períodos pré, trans e pós evento, até a definição da própria programação, as possibilidades são imensas… Afinal, à sua maneira particular, organizadores de eventos também são contadores de histórias que, mais do que apenas palavras, articulam pessoas, imagens e espaços na construção dos seus contos.

Transforme o seu evento em um conto épico!

É por isso que a mobLee, em parceria com a SMARTalk, especialista na criação de apresentações incríveis, desenvolveu o eBook “Utilizando o storytelling para construir a programação de eventos”. Neste eBook vamos tratar do storytelling como ferramenta para a construção da programação do seu evento, demonstrando o caminho das pedras para o seu sucesso. Abaixo você pode conferir uma prévia do material. Não deixe de fazer o download!

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