gestão empresarial
Gestão de eventos, Organização de eventos | 5 minutos de leitura

Gestão empresarial: 5 ideias para melhorar os resultados dos seus colaboradores

Veja aqui o que é gestão empresarial na prática e como treinamentos, ferramentas e eventos corporativos podem impactar nos seus resultados!


Todo negócio só funciona e traz resultados se houver um grupo de pessoas que trabalhe em conjunto para promover uma gestão empresarial de qualidade. Ela passa diretamente pela criação de ações que aumentem o nível de produtividade e eficiência no trabalho.

Mas quer saber por que essa ação é tão importante para o seu negócio? O fato é que o mercado, em qualquer área de atuação, está ficando concorrido e bastante dinâmico. É nesse ponto que observamos como a gestão empresarial faz toda a diferença para melhorar os resultados.

Neste artigo você vai entender melhor o que é gestão empresarial e quais as estratégias que você pode utilizar na prática para ter esse retorno de maneira efetiva.

O que é gestão empresarial?

Muito se fala de gestão empresarial, mas na prática, o que será que isso quer dizer afinal?

Podemos definir a gestão empresarial como a série de atividades e práticas aplicadas no dia a dia de trabalho com os colaboradores para alcançar os melhores resultados.

Ela é essencial para moldar o sistema de trabalho dentro das organizações de acordo com as características que precisa desenvolver, sejam voltadas para a condução de trabalho, melhor desenvolvimento dos serviços ou produtos e integração de processos.

Mas para ter uma aplicação de fato da gestão empresarial, é preciso utilizar diversos recursos, sejam financeiros ou pessoais. Essa será a base do sucesso de qualquer negócio.

Quais as melhores ideias de gestão empresarial?

Para te ajudar nesse caminho em busca de melhores resultados no seu dia a dia de trabalho, separamos 5 ideias diferentes de gestão empresarial para acertar nas ações dentro da sua organização.

1. Treinamentos

Ter uma equipe preparada para desenvolver as atividades exigidas dentro da sua organização é um ponto que sempre precisa ficar atento. E para atingir todos os resultados e objetivos traçados, é fundamental que todos cumpram com as atividades de forma precisa.

Por tudo isso, é importante promover ações que gerem valor para todos os colaboradores e ainda ajudem no trabalho que desenvolvem.

Para que consiga ter no dia a dia um trabalho de implementação de metas e acompanhamento de resultados, é importante ter esse outro lado, oferecendo treinamentos e melhorias contínuas para todos.

Não se pode ficar parado no tempo e nas mesmas ações. é preciso desenvolver novas habilidades e aprimorar o conhecimento. E o treinamento traz essa série de benefícios para todos que participam desse tipo de ação.

2. Uso de novas ferramentas

Fazer uma boa gestão empresarial passa também por fornecer as melhores ferramentas que ajudem todos os colaboradores a desenvolverem suas atividades com qualidade. Sem um sistema que permita colocar as ideias e ações em prática, fica difícil cobrar dos times os resultados programados.

Vamos dar o exemplo de duas novas ferramentas, que já estão sendo usadas por várias empresas diferentes e que você pode implementar agora mesmo dentro da sua organização.

  • Slack: uma das melhores ferramentas do mercado para gestão de equipes é o Slack, que ajuda a criar canais de comunicação que auxilia na centralização de dados e no contato contínuo entre todos que fazem parte de um time de trabalho. É ideal para acertar na comunicação entre todos com um sistema simples;
  • Trello: para ter o controle sobre todas as tarefas e criar sequências de atividades, o Trello é a ferramenta ideal. Usando o método Kanban, é possível gerenciar projetos de forma ágil com a criação de colunas e cards, estruturando de maneira fácil toda a rotina de atividades dentro da sua organização.

3. Práticas de valorização e incentivo

Para que todos os integrantes dos times sintam-se motivados a buscarem suas metas e alcançar com muita vontade todos os objetivos, é importante ter dentro da sua organização um sistema de valorização, que mostre a real importância de manter esse foco constante dentro da empresa.

É por isso que as práticas de incentivo devem fazer parte da sua estrutura de gestão empresarial.

No início, você pode adotar estratégias bem simples, como a entrega de um brinde ou o lançamento de uma campanha de premiação. O importante é fazer isso de forma pública, visível para todos os membros da equipe. Essa ação ajuda a entender que ao cumprir com um bom trabalho haverá sim um reconhecimento importante.

4. Eventos corporativos

A ideia de unir todos os colaboradores em volta de um evento corporativo é uma das melhores ações quando se trata de implementar uma gestão empresarial de qualidade e melhorar os resultados dos colaboradores.

Além de ter essa vantagem funcionando como uma importante ferramenta de gestão empresarial, os eventos corporativos também ajudam as empresas agregando diversas outras vantagens, como por exemplo:

O que torna a escolha pela realização de eventos ainda mais impactante na sua estratégia é a oportunidade que ele traz de você implementar todas as outras ações que já vimos anteriormente.

São nos eventos que você pode fazer treinamentos para todos, anunciar a implementação de novas ferramentas e promover ações de premiações, ampliando ainda mais os benefícios que chegarão com as vantagens

Para organizar o quanto antes os seus eventos, é importante conhecer todas as etapas que essa ação exige para realmente tirar a ideia do papel e colocar em prática. Então, que tal conferir um conteúdo completo sobre o assunto? É só baixar o Manual do 1º Evento e conhecer todos os processos necessários que vão te ajudar a realizar um evento de sucesso.

5. Reuniões individuais

Além das reuniões de equipe, que são fundamentais para colocar em prática suas estratégias dentro das rotinas de trabalho dos times, uma nova ação que pode implementar como ferramenta de gestão empresarial é a prática das reuniões individuais.

Implementando essa estratégia, você vai conseguir trabalhar melhor todas as pendências e dificuldades encontradas na rotina dos colaboradores e que muitas vezes não são passadas nas reuniões de equipe. Essa iniciativa também ajuda a fazer um acompanhamento do desenvolvimento de cada integrante dos times.

Entre todas essas ideias, a realização de eventos pode ser a mais trabalhosa e demorada para realmente ser colocada em prática, mas não tenha dúvida que para uma gestão empresarial de qualidade esse será o grande diferencial do seu negócio.

E se já está preparado para começar a organizar os seus eventos, que tal conhecer todas as etapas essenciais para realmente criar um evento de sucesso? Então não perca tempo e baixe agora mesmo o Manual do 1º Evento, um material completo que vai te ajudar a colocar todas as ações fundamentais para ter um evento de sucesso!

banner convidando para baixar o manual do primeiro evento

Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!