como-mensurar-resultados-eventos
Gestão de eventos, Organização de eventos | 5 minutos de leitura

Aprenda como mensurar resultados de eventos

Descubra de uma vez por todas como lidar com as métricas geradas em seu evento


Você pode estar tentando perder peso, correr uma maratona ou organizar um evento. Em cada um desses cenários, aprender como mensurar resultados pode ser a chave para o êxito.

Normalmente, os organizadores de eventos tem noção do valor de se manter uma estratégia para a mensuração de metas e resultados.

Contudo é comum que essa tarefa seja vista como um “mal necessário”, frequentemente só ocorrendo ao final de um evento. E muitas vezes é tratada como uma atividade meramente processual, sem que seja compreendida como um elemento estratégico fundamental.

Neste post traremos algumas dicas sobre como mensurar resultados de eventos e algumas estratégias para uma mensuração eficiente, evitando alguns erros que podem desviar seu evento da rota do sucesso.

O que é mensuração de resultados?

Em suma, mensurar elimina as suposições e converte o problema em uma realidade palpável.

Um motivo recorrente para que se evite a mensuração de resultados é o simples medo de que o evento não tenha atingido seus objetivos.

Essa atitude, infelizmente, priva o organizador de compreender de maneira objetiva os problemas do evento e suas respectivas causas.

As vendas de seus ingressos estão abaixo do esperado? Talvez isso tenha relação com a efetividade das suas estratégias em mídias sociais. Esse tipo de insight só é possível a partir da adoção de estratégias de mensuração.

3 razões para mensurar resultados de eventos

1. Demonstra o seu valor

É absolutamente essencial que você saiba quais as forças e as fraquezas do seu evento.

Tão importante quanto, é preciso que você saiba comunicar essas forças aos seus apoiadores e patrocinadores. Talvez isso esteja claro para você, mas para os outros pode ser difícil observar o mesmo valor.

A adoção de estratégias de como mensurar resultados de eventos pode converter essas forças em dados objetivos e palpáveis para quem quer que seja.

Se você quiser mais dicas sobre como fazer melhor uso dos dados que você tem à disposição durante a prospecção de patrocinadores, não deixe de conferir nosso e-book: ‘Patrocínio em Eventos: aproveitando melhor as oportunidades‘.

2. Melhora sua performance

O que quer que você mensure acaba refletindo em melhora na sua performance. O simples ato de mensurar resultados faz com que você reflita em torno daquilo.

Mensurar exige comprometimento e lhe obriga a observar com atenção o problema, avaliando todos os aspectos envolvidos.Quer aumentar sua entrada financeira? Então comece a medir:

  • sua cadeia de custos;
  • venda de ingressos;
  • margens de lucro.

3. Torna mais adaptável e flexível

É importante que você entenda que o processo de mensuração é contínuo. Se você apenas observa as métricas do seu evento após seu término, você se privará de uma série de informações táticas que podem lhe orientar nas tomadas de decisão diárias.Mensurar resultados com o propósito de gerar feedback em tempo real pode auxiliá-lo a:

  • corrigir o curso do seu evento;
  • realizar ajustes a tempo;
  • aumentar as chances de atingir seus objetivos.

Como mensurar resultados de eventos

Cada evento possui seus próprios propósitos como:

Sua estratégia de como mensurar resultados de eventos deve contemplar a medição desse propósito. O foco não deve ser nos números, mas naquilo que eles comunicam.

Definir um propósito deve ser um dos primeiros passos durante o planejamento de um evento. Em seguida, defina métricas que possam auxiliar a compreender quanto e como seus objetivos foram contemplados.

Ferramentas para mensurar dados

Boa parte dos organizadores já está habituada a mensurar resultados e alguns aspectos básicos de um evento:

Ainda que sejam métricas importantes, há muito mais que pode ser avaliado. Ferramentas de análise como o Google Analytics criaram um mundo de possibilidade, permitindo que você monitore do pré ao pós-evento.

Qual o desempenho de suas ações de marketing?

O que interessa aos seus participantes?

O que afasta a sua audiência?

Todas essas informações são extremamente valiosas, podem ser obtidas e analisadas em tempo real e, mesmo assim, poucos, de fato, fazem uso delas.

Crie objetivos menores

A estratégia de como mensurar resultados de eventos deve começar muito antes de que ele, de fato, aconteça. Para que você obtenha dados efetivamente importantes, você precisa analisar cada estágio, do pré-planejamento às ações pós-evento.

É provável que você estabeleça objetivos principais associados a cada uma das áreas do evento, como marketing, vendas ou logística.

Pode ser difícil analisar objetivos muito amplos ou que contemplam muitos aspectos de um evento. Por isso é interessante que você atribua objetivos menores para cada um dos gerais.

Se uma de suas metas é aumentar a venda de ingressos, você pode definir como objetivos menores:

  • elevar o número de visitantes do seu site;
  • ampliar o alcance de suas publicações no Facebook;
  • conquistar um número maior de seguidores no Twitter, etc.

Fique atendo às ações dos participantes

É absolutamente fundamental mensurar a satisfação dos participantes do seu evento. Já é uma prática mais do que comum solicitar que, ao final de um evento, os participantes preencham algum formulário ou pesquisa de satisfação.

No entanto, há que se avaliar que, primeiramente, o número de participantes que realmente se dispõem a gerar esse tipo de feedback não costuma ser grande. Além disso, as informações obtidas por esses meios nem sempre são realmente úteis.

Por isso, considere desenvolver métricas que permitam avaliar o comportamento dos seus participantes.

As possibilidades são diversas, você pode considerar o tempo médio que os participantes gastam em certo stand ou o número de leads gerados pelos expositores, por exemplo.

É importante que você pense nessas métricas com antecedência ao início do evento e, em seguida, defina estratégias para a captação dessas informações.

Não desanime com suas falhas

A adoção de uma estratégia de como mensurar resultados de eventos implica em duas coisas:

  • Você identifica as qualidades do seu evento;
  • Você identifica as falhas do seu evento.

Quando os dados indicarem um bom desempenho ou a contemplação dos seus objetivos, sinta-se livre para comemorar os bons resultados. No entanto, quando as respostas forem negativas, não se intimide ou se deixe desanimar.

Ao invés disso, enxergue as falhas como uma oportunidade de melhoria e defina novas estratégias para corrigir o problema. O próprio processo de medição pode ser falho e talvez você se depare com dados que simplesmente não apresentam utilidade ou são imprecisos.

Novamente, não desanime, o erro é uma indicação do que ainda pode ser acerto.

Você já sabe como mensurar resultados de eventos? Quais métricas você considera mais úteis? Compartilhe com a gente!

E se você é novato na área de produção de eventos, conheça a mobLee. Te oferecemos ótimas ferramentas gratuitas para melhorar ainda mais a organização do seu evento.

  • Divulgue seu evento;
  • Gere inscrições;
  • Engaje pessoas de forma descomplicada.

Da fase de implementação ao pós-evento, o nosso time estará por perto, garantindo que você obtenha os melhores resultados possíveis a partir da nossa plataforma.

banner convidando para bate papo

Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!