imagem com muitos ícones representando a venda de ingressos online
Gestão de eventos, Tecnologia em eventos | 5 minutos de leitura

Controle de vendas em eventos: o que avaliar ao vender ingressos

Confira as dicas para melhorar o controle de vendas dos ingressos do seu evento!


Você consegue acompanhar todas as etapas que envolvem a venda de inscrição do seu evento? Você tem métricas e informações que te ajudam a ter mais controle sobre o processo comercial das inscrições? Na hora de apresentar resultados, você usa algum tipo de dado ou números?

Não? Você não está sozinho! Sou a Pri, BDR da mobLee – empresa que desenvolve tecnologias para eventos a vender mais, com mais previsibilidade e mais informações.

Como minha rotina é conversar diariamente com organizadores de eventos, percebi que a principal dificuldade mencionada por eles é a falta de controle da venda de ingressos, por isso resolvi dar algumas dicas para te ajudar!

Por que ter o controle das inscrições?

Vender inscrições não é uma tarefa fácil para qualquer organizador, ao contrário, é sempre um momento de tensão e ansiedade. É preciso ter consciência que o controle de vendas pode ser muito importante.

Ter um controle adequado de vendas vai melhorar as suas operações e o planejamento da empresa como um todo, de maneira a conquistar mais previsibilidade financeira, um bom controle de estoque e um ótimo relacionamento com a sua clientela.

Muita gente pensa que o controle de vendas diz respeito somente a contagem do número de inscrições realizadas, mas essa é uma ideia simplista. Na verdade, o controle é o acompanhamento de todas as etapas do processo de venda, entendendo toda a jornada de compra.

Em outras palavras, esse controle de vendas manifesta que é necessário ficar de olho não apenas na venda em si, mas em todos os passos do interesse de compra do participante até a confirmação do pagamento.

E qual a importância de monitorar suas inscrições?

Uma empresa que tem pouco ou nenhum controle sobre as suas vendas dificilmente vai conseguir ter previsibilidade dos processos que envolvem o orçamento proveniente das inscrições. Quem não quer alcançar 100% de êxito nas vendas com dias de antecedência do evento?

Por isso é fundamental ter números, gráficos e dados que revelem se as estratégias de divulgação do evento e campanhas promocionais estão dando certo ou errado.

Quanto mais cedo você conseguir acompanhar esses resultados, mais cedo você poderá intervir para fazer dar certo e ter mais tranquilidade para gerir as inscrições, por muitas vezes, a única fonte de orçamento do evento.

O acompanhamento a cada dia do desempenho das vendas online é grande a vantagem para a arrecadação prévia de verba, garantindo uma previsão mais assertiva de custos e retornos financeiros do seu evento.

Quais os benefícios de ter o controle das sua inscrições?

Agora que você sabe a importância do controle de vendas, chegou a hora de falar sobre os benefícios que isso pode trazer para sua gestão! Leia abaixo quais são os principais efeitos positivos:

Planejamento financeiro da empresa

Um dos principais reflexos é ter previsibilidade nas vendas das inscrições e melhorar o planejamento financeiro do seu evento.

Vender em lotes é a grande sacada e só é possível com a venda antecipada de ingressos.

Os lotes são mudanças de valores da inscrição de acordo com datas pré definidas e a medida que cada lote termina, os ingressos aumentam de valor. Essa estratégia acaba sendo um grande estímulo para que as pessoas comprem as inscrições o mais rápido possível.

Eles são as formas mais comuns de se disponibilizar inscrições e saber como fazê-los é um dos planejamentos mais importantes para o sucesso do seu processo de vendas. Se o acervo e seu controle não estão operando bem, isso, com certeza, refletirá em seu orçamento.

Entender quais lotes, com que valor e em que momento as inscrições têm mais procura e compra é fundamental para avaliar a possibilidade de cupons promocionais sem prejudicar o orçamento do seu evento.

Assim, você pode gerar senso de urgência e, com isso, garantir mais dinheiro em caixa no pré-evento, mantendo um controle de vendas mais robusto e rígido evitando esses problemas. Você saberá quais os lotes e em quais momentos você tem mais picos nas vendas.

Jornada de compra do interessado no evento

A jornada de compra dos participantes permite ao organizador ter o acompanhamento de quantos ingressos já foram vendidos, quantos boletos estão inadimplentes, quanto de receita ainda falta entrar e onde deve-se investir para vender mais.

Também permite acompanhar o número de acessos à página do evento e comparar com o número efetivo de inscrições realizadas, observando se as ações de divulgação do evento estão tendo assertividade na atração de público e se isso está refletindo em participantes reais.

Esse gerenciamento eficiente não coleta dados apenas da quantidade de itens vendidos, mas também das características das inscrições que são mais consumidas. A partir desses dados, fica possível para o organizador se planejar melhor para se aperfeiçoar para os anos seguintes.

A gestão das inscrições permite ao organizador quantos participantes já estão garantidos para o evento. Essa informação é muito importante pois ela está relacionada ao planejamento do espaço físico do evento como: número de salas, número de cadeiras, confecção de camisetas ou brindes, coffee break entre outros.

Essas informações ajudam o organizador a resolver problemas que, no vender só por vender as inscrições, nem perceberia.

Tecnologia para vender ingressos em prol do evento

Ao adotar uma solução tecnológica que forneça informações e dados que permitam ter o controle de todo o processo de venda de inscrições, potencializa a vida financeira e estratégica do organizador.

A mobLee tem uma plataforma completa para vender e gerenciar as inscrições do seu evento – o Register – que disponibiliza um dashboard (painel de controle) onde o organizador tem acesso a todas as informações de uma maneira rápida e simples:

  • Gerar cupons desconto individuais;
  • Alterar a data limite das inscrições;
  • Controlar as vagas do evento;
  • Exportar a lista completa dos inscritos;
  • Acessar o relatório financeiro com o faturamento do evento;
  • Criar QR e dados para a credencial;
  • Criar formulário de inscrição dos participantes;
  • Acompanhar estatísticas gerais do evento;
  • Previsão geral dos rendimentos.

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