Notebook com dados e informações além das métricas tradicionais
Engajamento em eventos, Tendências em eventos | 3 minutos de leitura

Como saber se o evento foi um sucesso indo além das métricas no pós-evento?

Você consegue medir se o seu evento foi um sucesso além das métricas tradicionais? Então conheça 4 formas diferentes de fazer isso na prática!


Todo organizador deseja que seu evento seja um sucesso. Não apenas deseja, mas foca todos os esforços para que os participantes tenham uma excelente experiência e retornem para a próxima edição. Normalmente, o que caracteriza um evento de sucesso são as métricas pós-evento, como:

  • Número de participantes,
  • Número de patrocinadores e expositores;
  • Lucro ou retorno em relação ao investimento feito com infra-estrutura e contratação de palestrantes.

Essas informações de fato contribuem para caracterizar um evento de sucesso. Mas como saber se o evento foi um sucesso indo além das métricas?

É possível mensurar o sucesso do evento além das métricas?

Existem várias formas de identificar sucesso no evento, principalmente em relação ao engajamento e experiência dos participantes. Com o aplicativo do evento, conseguimos identificar essas formas, principalmente através da reação do público com:

  • Avaliações das palestras e dos palestrantes;
  • Perguntas e respostas nas palestras;
  • Publicações e interações na timeline;
  • Troca de mensagens entre os participantes.

O sucesso para cada evento é diferente, já que está muito relacionado com as diretrizes e as estratégias de cada edição. Para alguns eventos, o foco e a prioridade é networking entre os participantes, outros é o engajamento e alguns ainda é ter um bom feedback em relação ao conteúdo apresentado na programação.

De certa forma, todos estão atrelados à experiência do participante pré, durante e pós-evento. O importante é conseguir ampliar o conceito de sucesso do evento indo além das métricas.

Isso é fundamental porque normalmente as métricas utilizadas são números isolados que não permitem um grande entendimento de como os participantes estão aproveitando sua experiência no evento e se, de fato, a entrega de valor está sendo satisfatória.

Quando relacionamos o sucesso do evento com a interação e o engajamento do público, as formas citadas acima ajudam a identificar se os participantes estão alcançando uma alta conexão durante essa experiência.

4 formas diferentes de medir o sucesso do evento além das métricas

Vamos entender agora algumas formas práticas de avaliar se um evento conseguiu ter sucesso!

1. Avaliações das palestras e dos palestrantes

As avaliações são ações importantes para conseguir identificar se o conteúdo e os palestrantes escolhidos estão de acordo com a expectativa e o interesse dos participantes.

Além disso, ter a avaliação das atividades é uma forma simples de conseguir pensar nas mudanças para a próxima edição. Quando os participantes avaliam e comentam sobre as palestras e os palestrantes é possível perceber, de forma quantitativa e qualitativa, o que estão achando do evento.

2. Perguntas e respostas nas palestras

As perguntas são uma ótima estratégia para aproximar os participantes dos palestrantes, e mais uma forma de medir o sucesso das ações indo além das métricas tradicionais.

É uma forma de intensificar essa relação e garantir uma experiência diferente aos participantes que, muitas vezes, participam dos eventos com foco no conteúdo que será apresentado e no contato com pessoas influentes e que dominam determinados assuntos. 

3. Publicações e interações na timeline

A timeline do aplicativo é um espaço para que os participantes consigam compartilhar fotos ou mensagens sobre a experiência que estão vivenciando durante o evento. Outros participantes, curtindo ou comentando nessas publicações promovem engajamento e interatividade sobre os assuntos do evento.

Além disso, a timeline funciona como um canal de comunicação e permite que os participantes compartilhem feedbacks informais sobre a experiência no evento. 

4. Troca de mensagens entre os participantes

O networking entre os participantes e a possibilidade de serem gerados novos relacionamentos e negócios em eventos é sempre algo importante. Permitir que, além dos coffee breaks, os participantes consigam se comunicar e interagir com as outras pessoas que estão evento também.

A ideia é gerar novas conexões, permitir a troca de experiências e ampliar a rede de contatos de quem está buscando essa experiência. Eventos que tem como objetivo principal o networking, essa troca de mensagens é um excelente parâmetro para, além das métricas, caracterizar o sucesso do evento.

Em resumo, conseguimos sim saber se um evento foi um sucesso indo além das métricas. A partir do engajamento, interação e conexão dos participantes com o evento, é possível entender se a proposta de valor foi entregue e se ficaram satisfeitos com a experiência que vivenciaram. 
lm aplicativo


Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!