Área de entrada do décimo nono congresso IBGC
Cases de Sucesso de eventos, Tecnologia em eventos | 5 minutos de leitura

Congresso IBGC: superando metas com o engajamento do público através do app do evento


Manter o foco na governança corporativa é essencial para o sucesso de qualquer organização. É através desse processo que as empresas conseguem ter o direcionamento de como devem ser administradas. E no Brasil, o IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, é a principal referência no assunto.

Para fortalecer esse posicionamento e trazer temas que contribuam para o aprendizado de todos os profissionais que trabalham na área, todos os anos acontece o Congresso IBGC, que em 2018 teve sua 19ª edição, acontecendo entre os dias 01 e 02 de Outubro.

Por ser o maior evento de governança corporativa da América Latina, o Congresso IBGC não poderia deixar de contar com uma solução que facilita toda a rotina dos participantes e também dos organizadores. Estamos falando do aplicativo para eventos, utilizado no evento através da solução Engage, da mobLee.

Confira agora quais foram os objetivos da organização do Congresso IBGC ao buscar o uso de tecnologias e quais os resultados alcançados por meio da utilização do aplicativo próprio do evento!

Características do Congresso IBGC

Em 2018, o evento aconteceu no WTC Events Center, em São Paulo. Esse é o maior evento realizado pela IBGC ao longo do ano, e conta com cerca de 700 pessoas.

A 19ª edição foi marcada por vários nomes de destaque que passaram conhecimentos sobre a área nos dois dias de evento. Entre eles estavam:

  • Rodrigo Galindo, CEO da Kroton;
  • Karen Worcman, fundadora do Museu da Pessoa;
  • Luciana Freire, diretora executiva jurídica da Fiesp;
  • Reynaldo Gama, General Manager do Cubo Itaú;
  • Gil Giardelli, web ativista e difusor de conceitos ligados à sociedade em rede;
  • Carlos Alberto Schneider, superintendente geral da Fundação CERTI;
  • Mauricio de Sousa, fundador da Mauricio de Sousa Produções;
  • e vários outros!
Timeline do app do congresso IBGC

Interação na timeline do aplicativo (App – 19º Congresso IBGC)

Você pode conferir as 16 sessões de conteúdo que aconteceram no evento, além da abertura, encerramento e outras trilhas de conteúdo, no site do Canal IBGC.

Quais os objetivos do Congresso IBGC ao usar tecnologia no evento?

Um dos grandes objetivos do evento ao adotar uma tecnologia como o aplicativo do evento é fazer o público mais sênior e exigente engajar com o uso da solução.

No momento em que todo o mundo precisa ficar atento à questões de sustentabilidade e meio ambiente, nada melhor do que implementar uma solução que substitua o grande volume de material impresso por uma visualização centralizada de informações no próprio smartphone.

Divulgação do aplicativo

Para a divulgação do aplicativo, visando aumentar o número de downloads e usuários logados, foram realizadas algumas ações de divulgação como:

  • Email marketing específico sobre o aplicativo;
  • Divulgação em banner no site;
  • Abertura com o mestre de cerimônia (essa ação é o que gera maior pico de downloads no dia do evento).

Resultados das metas de adoção

Para que a tecnologia conseguisse ser efetiva, as estratégias de divulgação precisavam trazer resultados concretos, principalmente em termos de adoção do aplicativo.

E a conclusão é de que as metas estabelecidas pela equipe de organização foram atingidas. Veja o resultado final com os números do público do evento:

Relatório de público (Engage/mobLee)

Em resumo:

  • Número de downloads acima da média esperada (118%);
  • Excelente conversão Download para Usuários logados (85%);
  • Constatação do maior pico de downloads nos dias do evento.

Como o aplicativo foi utilizado durante o evento?

Durante os dois dias de evento, os participantes conseguiram contar com diversas funcionalidades dentro de um um único aplicativo, que permitia fazer ações desde a interação com outros participantes até o envio de perguntas durante as palestras.

Timeline interativa

Ao longo do evento, o público conseguiu interagir com os demais participantes através da timeline interativa exclusiva do evento, dentro do próprio aplicativo do Congresso IBGC.

O compartilhamento de fotos e comentários em cada palestra foi fundamental para a troca de conhecimento entre os participantes!

Timeline do app do congresso IBGC

Timeline interativa (App – 19º Congresso IBGC)

Perguntas e respostas

Durante cada sessão de palestra, existia um tempo reservado para o momento de perguntas e respostas. Para facilitar esse processo, os participantes tinham a possibilidade de fazer essa interação por meio do aplicativo do evento.

Em cada palestra, a área de perguntas era liberada para que os moderadores fizessem as principais e mais curtidas aos palestrantes participantes.

Esse foi o resultado do engajamento do público durante essa parte do evento:

Relatório de perguntas e respostas no app do congresso IBGC

Relatório da área de perguntas (Engage/mobLee)

Palestrantes

Com a área de palestrantes, os participantes tinham a possibilidade de ver detalhes sobre a carreira de cada um e conferir data e horário das palestras que iriam participar. Essas informações também eram importantes para a montagem da agenda de cada dia.

Área de palestrantes do app do congresso IBGC

Área de palestrantes (App – 19º Congresso IBGC)

Informações importantes

Para facilitar a vida do público no momento que surgir alguma dúvida sobre o evento, também foi disponibilizada uma área de informações importantes dentro do aplicativo.

Área de informações do app do congresso IBGC

Área de informações (App – 19º Congresso IBGC)

Enquetes em tempo real

A organização do Congresso IBGC também preparou uma série de enquetes para lançar ao longo do evento, criando ainda mais interação com o app sobre temas que são de interesse do público.

Área de enquetes do app do congresso IBGC

Área e modelo de enquete (App – 19º Congresso IBGC)

Viu quantas funcionalidades o aplicativo do evento pode proporcionar? Com essa solução, o Congresso IBGC conseguiu engajar seu público e ter um alto índice de satisfação na utilização do app.

O aplicativo contou ainda com funcionalidades como:

  • Patrocinadores presentes no evento: área para conferir mais informações de cada patrocinador;
  • Congressistas: área para visualizar o perfil de todos os participantes do evento;
  • Cursos IBGC: área com destaque para os cursos oferecidos pela IBGC;
  • Planta do evento: área completa para visualizar todos os espaços do evento.

Em 2019, a 20ª edição do evento aconteceu entre os dias 02 e 03 de Setembro, novamente no WTC e mais uma vez contando com o Engage para levar todas essas facilidades até os participantes.

E você, está pronto para levar todas essas facilidades para o seu evento também? Então marque agora uma conversa com um de nossos consultores para conhecer mais detalhes sobre o Engage!

lm aplicativo

Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!