megafone representando vídeos para divulgar um evento
Divulgação de eventos, Tendências em eventos | 6 minutos de leitura

6 maneiras de usar vídeos para divulgar um evento

Os vídeos para divulgar um evento são essenciais para atrair mais inscritos. Mas quer saber como usar na prática? Conheça aqui 6 formas diferentes!


Já sabemos a importância que o site do evento e as próprias redes sociais possuem na divulgação de um evento. Mas a grande dúvida dos organizadores está em qual tipo de conteúdo usar para melhorar os resultados. É por isso que você precisa conhecer as vantagens de utilizar vídeos para divulgar um evento.

Esse formato de conteúdo já é bastante utilizado e está dominando a internet. O fato é que os vídeos possuem características diferentes que podem proporcionar para o público, e por isso eles são tão impactantes na sua estratégia pensando na divulgação do seu próximo evento.

Alguns dos motivos que fazem dos vídeos o formato de conteúdo perfeito para utilizar na sua divulgação são:

  • Formato mais consumido na internet;
  • Geram mais engajamento do público;
  • Deixam as informações mais claras;
  • Passam maior credibilidade para a empresa;
  • Facilitam o compartilhamento.

Então para te ajudar a entender como é importante utilizar esse formato de conteúdo, preparamos uma lista com 6 maneiras diferentes de usar vídeos para divulgar um evento.

6 formas diferentes de usar os vídeos para divulgar um evento

1. Vídeo da edição anterior

Para começar a nossa lista de 6 ideias de vídeos para divulgar de evento, não poderíamos falar de outro modelo que não seja os vídeos da edição anterior com os melhores momentos.

Cada vez mais eventos estão utilizando essa ideia para causar um grande impacto no público e gerar um número ainda maior de interessados para participar da próxima edição. O impacto está no sentimento mostrado pelos participantes que estavam presentes na última edição.

Esse tipo de vídeo é ideal para causar o Efeito Disneylândia, que é sensação de participar de uma experiência incrível que só os eventos são capazes de proporcionar hoje em dia.

E com o vídeo bem produzido, fica muito mais fácil chamar a atenção e mostrar o quanto de emoção o seu evento consegue proporcionar.

Um grande exemplo disso é o vídeo de melhores momentos do RD Summit:

Toda a empolgação do público e os nomes que deixam uma mensagem no vídeo fazem surgir todos os anos novas pessoas que percebem que precisam estar presentes na próxima edição.

2. Depoimento de participantes

Outro modelo de vídeo muito importante para utilizar na sua divulgação são os depoimentos de participantes. Essa é uma estratégia que também aproveita as ações das edições anteriores do evento para criar conteúdo de divulgação para o próximo.

Com essa ideia, fica mais fácil mostrar ao público o quanto os participantes das edições anteriores conseguiram aproveitar as ações do evento e ter uma experiência positiva com tudo que foi criado no grande dia.

Baixe o ebook: Como melhorar a experiência do usuário e aumentar a conversão em site de eventos

Muitas vezes precisamos de um feedback de um amigo ou familiar para comprar determinado produto ou contratar algum serviço, e para fechar a participação em um evento esse mesmo pensamento pode ser utilizado.

E nesse caso, os depoimentos cumprem com essa função do feedback que ajudam os interessados a tomarem a decisão de participar do evento.

3. Vídeos dos palestrantes

Uma ideia de vídeos para divulgar um evento que vai ajudar muito seu trabalho nas redes sociais são os vídeos dos palestrantes do evento. A ideia é solicitar a cada palestrante que faça uma gravação convidando o público para marcar presença na data do evento.

Esse convite, vindo de alguém que é referência no mercado, ajuda a intensificar o nível de importância que o seu evento possui para todos.

Para manter esse foco nas redes sociais, é importante que os vídeos sejam curtos, com no máximo 1 ou 2 minutos. O ideal é utilizar uma série de vídeos que causem impacto no público que acompanha os palestrantes, para que eles também conheçam mais do seu evento e garantam seus ingressos.

4. Webinars

Uma outra alternativa para utilizar os vídeos para divulgar um evento é utilizar os webinars. Essa é uma opção que coloca frente a frente dois ou mais participantes em um bate-papo ao vivo que conta com a participação do público por meio dos chats e redes sociais, enviando dúvidas que são respondidas durante a conversa.

Um dos melhores caminhos é fazer uma entrevista com os palestrantes já confirmados para o seu evento. Essa opção ajuda a mostrar como o seu evento será relevante para o mercado e que tipo de conteúdo o público pode esperar ao longo das datas marcadas para o evento.

Leia também: Guia completo de Transmissão ao vivo em eventos

Mas para que esse modelo de vídeos para divulgar um evento traga realmente resultados positivos, principalmente gerando novos inscritos para o seu evento, é preciso aproveitar o momento para gerar conteúdo relevante para a audiência do webinar.

Isso é fundamental para mostrar ao público que a participação no evento é muito mais importante pelo nível de aprendizado que pode ter ao marcar presença no grande dia.

5. Vídeo sobre as ações que vão acontecer no evento

Para que o público já perceba que a participação no evento fará a diferença para o seu desenvolvimento profissional e pessoal, é importante que a organização consiga criar materiais falando sobre o que todos podem encontrar no grande dia.

Nesse sentido, você precisa encontrar o que é mais relevante para gerar expectativa. É importante gerar um alto nível de expectativa para o público. Essa sensação que faz todos aguardarem ansiosamente para o evento chegar e assim você consegue converter o máximo de interessados possíveis.

Algumas opções de vídeos para colocar isso em prática são:

  • Falar do aplicativo: um dos melhores caminhos para ter sucesso no seu evento é investir em tecnologia. E se você fez a escolha por implementar o aplicativo do evento, é muito importante que produza materiais em vídeo para apresentar melhor essa ferramenta para o público;
  • Programação do evento: outra ação importante é gerar vídeos sobre sua programação do evento. Conte para o público o que aguarda eles no grande dia e também aproveite a oportunidade para criar uma surpresa, que só será revelada no dia do evento.

6. Live do evento

Outra ideia de vídeos para divulgar um evento são as lives realizadas durante o próprio evento. A ideia de realizar essa ação é dar uma amostra do que o público que não adquiriu o ingresso está perdendo por não ter marcado presença no evento.

Claro que você não precisa fazer a live do evento completo, mas divulgar algumas partes específicas vai ajudara criar o marketing de expectativa para o público que acompanha as ações do evento.

Um exemplo claro dessa ação está na divulgação de algumas palestras que aconteceram no evento Superlógica Xperience 2018:

Entendeu como o uso de vídeos para divulgar um evento pode gerar um alto impacto na sua estratégia para conseguir mais inscritos? Se esse é o seu objetivo, que tal conhecer uma plataforma completa focada no acompanhamento da divulgação do seu evento?

Clique no banner abaixo e agende uma conversa com um de nossos consultores para conhecer as soluções que a mobLee pode trazer para o seu evento!

banner convidando para bate papo

Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!