personagem comemorando o sucesso depois de organizar uma feira
Engajamento em eventos, Organização de eventos | 4 minutos de leitura

Organizar uma feira de negócios: 4 dicas para ter sucesso com o evento

Confira as 4 principais dicas para que ela seja um sucesso!


Fazer uma feira de negócios que termine e logo depois traga a certeza de que foi um sucesso não é tarefa fácil. Organizar uma feira envolve vários detalhes e passos que precisam ser seguidos para que tudo aconteça conforme o planejado.

Mas por conta dessa dificuldade, é importante conhecer quais as dicas que os responsáveis pelas principais feiras do mercado podem oferecer para você conseguir fazer a sua.

É por isso que trouxemos a lista de 4 dicas para organizar uma feira feita por Antonio Andrade, gestor executivo da ABCasa e um dos principais responsáveis pela realização do ABCasa Fair.

A lista foi publicada na edição 48 da revista Radar Magazine, e agora você confere todas essas dicas aqui.

4 dicas para conseguir organizar uma feira de sucesso

1. Proporcionar experiências

Dica 1: “Criar um ambiente que seja muito mais do que um evento de negócios, mas sim uma excelente experiência de compra.”

Nessa primeira dica, já fica claro qual deve ser o principal objetivo de uma feira de negócios: criar uma experiência marcante para cada participante.

Não importa o segmento, o tamanho ou a quantidade de participantes presentes. O fundamental para uma feira é fazer a entrega de uma experiência que fique presente por um bom tempo na mente do público.

Mas como fazer isso na prática? O melhor caminho é proporcionar emoções, mesmo durante os momentos que está passando os valores da marca. A abordagem, a entrega de brindes e as inovações levadas para o evento vão fazer toda a diferença para que você alcance esse objetivo.

2. Focar no conteúdo

Dica 2: “Agregar serviços e muito conteúdo, porque o tempo do comprador é extremamente valioso.”

Uma das piores sensações para quem participa de algum evento é chegar ao fim dele e ter a sensação que acabou perdendo tempo.

Todos que vão organizar uma feira precisam saber que o tempo do comprador e do público é extremamente valioso, como Antonio Andrade bem colocou na sua segunda dica.

Isso significa que o time de organização do evento precisa estar totalmente focado em oferecer serviços, ou melhor, experiências completas para cada participante. E o conteúdo pensado no momento de organizar a feira será mais um importante diferencial.

3. Disponibilizar todo o mix do setor

Dica 3: “Garantir um mix completo do setor, selecionando expositores que possam atender a necessidade do público visitante.”

Quem visita uma feira de negócios já possui um objetivo em mente: encontrar algum fornecedor ou produto que seja do seu interesse, e que acredita encontrar no evento por conta da sua temática.

Ter a frustração de não encontrar o que esperava, ou seja, não contar com todo o mix que o setor poderia oferecer é motivo para uma avaliação ruim do evento como um todo.

Então faça um trabalho prévio para mapear tudo que precisa estar presente no evento, com os expositores fundamentais para o público e aqueles que podem oferecer itens únicos.

4. Utilizar a visão 360º

Dica 4: “Ter uma visão mais ampla para o cliente e para o mercado, com um olhar 360º para a situação atual e condições para atender as necessidades de hoje e não as de ontem.”

Os eventos mudaram. O avanço da tecnologia começou a proporcionar inovações que os eventos dos anos 90, por exemplo, não conseguiam ter.

Por isso, organizar uma feira de sucesso passa também por escolher todas as tecnologias essenciais para criar uma ótima experiência para o público.

Olhar para todas as etapas e atividades realizadas durante o evento vai ajudar a encontrar as soluções que precisa.

Agora que você chegou até aqui, é importante saber que todas essas dicas são utilizadas e aplicadas na maior feira da América Latina no setor de casa, decoração, presentes e utilidades domésticas: a ABCasa Fair.

Um dos diferenciais da ABCasa Fair é a preocupação em passar todas as informações importantes para o público e também para os expositores. Confira o vídeo divulgado nas redes sociais da ABCasa para ajudar a todos os parceiros e associados presentes no evento a se prepararem:

O evento ABCasa Fair acontece dos dias 21 a 25 de Fevereiro de 2019, na cidade de São Paulo, no Expo Center Norte. Para conferir todos os detalhes do evento, acesse o site oficial.

E para você que precisa saber mais sobre esse tipo de evento e detalhes de como organizar uma feira, acesse agora o nosso material completo sobre feiras e eventos, aprendendo a fazer desde a estruturação do projeto até a melhor forma de promover o evento. Clique no botão abaixo e confira!

Tudo sobre Feiras e eventos!

Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!