A forma como percebemos o mundo ao nosso redor está se tornando cada vez mais integrada ao mundo digital. Nesse sentido, não só o percebemos estaticamente, mas temos à disposição ferramentas que nos permitem interagir mais frequentemente com as diversas personas dos nossos círculos.
Dentre essas interações, incluem-se os relacionamentos das marcas com o público-alvo do seu evento, tanto no mundo físico, quanto no digital. Tais interações são experiências e essas influenciam diretamente na jornada de compra de qualquer cliente.
Com essa premissa, o objetivo das estratégias de Marketing de Experiência é de conectar, engajar e conquistar clientes através de suas emoções.
Ao trazer isso para o mundo dos eventos, não é difícil concluir que a união da atmosfera física do evento com o poderoso universo digital, possibilita que experiências incríveis, autênticas e íntimas sejam proporcionadas aos participantes.
O potencial das conexões feitas de forma tão próxima torna-se muito maior, porque as pessoas conectadas se sentem importantes e centrais.
Os 3 V’s do Marketing de Experiência
Assim como o marketing tradicional conta com os 4 P’s de Kotler (produto, preço, promoção e praça), o marketing de experiência baseia-se em 3 V’s: verdade, vontade e valor. Esses são os pilares que guiam as estratégias de relacionamento que transformarão o seu evento:
- Verdade: O seu evento transmite credibilidade? O poder da sua e de outras marcas envolvidas estão sendo postos à prova. Antes, durante e depois do evento. É essencial que seja estabelecido um alinhamento de expectativas com os participantes e que haja uma comunicação eficiente durante todo o ciclo de vida do evento;
- Vontade: O seu evento estimula vontades? Soluções digitais possibilitam interações e engajamento entre participantes de forma mais contextualizada e assertiva, despertando vontades e criando expectativas;
- Valor: O seu evento apresenta e produz valores? Esse último pilar envolve o pacote completo da experiência promovida pelo evento e as conexões feitas ali, além da precisão de dados coletados para metrificação, apresentação de valores e ROI.
Com esses três pilares combinados, as experiências do seu evento incitarão conexões com paixões e desejos, elementos que abrirão novas portas de possibilidades.
Estratégias para aplicar o Marketing de Experiência no seu evento
“Beleza, Vinícius. Os conceitos que você abordou são bem interessantes, mas como eu boto isso em prática nos meus eventos?” Vamos lá:
1. Estimule o engajamento no pré-evento
Não se engane, os eventos começam muito antes da primeira pessoa adentrar o recinto físico. Antigamente, pessoas iam para eventos esperando conhecer contatos promissores e valiosos. Atualmente, as ferramentas digitais, como um aplicativo do evento, possibilitam que relacionamentos sejam iniciados anteriormente. Essas conexões prévias trazem maior eficiência, além de um engajamento mais profundo ao seu evento.
2. Envolva as pessoas do evento em brand experiences
Quantas memórias marcantes suas envolvem sensações e emoções? Captar a atenção plena de uma pessoa é uma tarefa difícil. Atingir tal façanha somente com visuais, torna-se ainda mais complicado. Experiências multi-sensoriais são marcantes e produzem conexões mais fortes. Elabore ações onde o cliente experiencie o seu produto de maneiras diferentes. Você pode ver nesse link uma ação de gamification realizada pela mobLee, onde despertamos o espírito competitivo dos participantes do RD Summit. Confira agora mesmo!
3. Dê voz ao seu público, ouça e colete feedbacks
Como vimos antes, hoje em dia as pessoas não querem somente perceber o seu redor, mas sim interagir com ele. Disponibilize ferramentas que os participantes possam conversar, perguntar, avaliar, compartilhar momentos. Isso trará visões de diversos ângulos, é uma inteligência de muito valor para que suas ações no pós-evento sejam ainda mais assertivas.
4. Estenda o ciclo de vida do evento
Acabou o happy hour, acabou o evento? Por quê? Permita que seu público continue interagindo, debatendo temáticas relevantes, gerando valores. Elabore ações de pós-evento, o ano conta com 365 dias para que seu público continue a defender o poder do seu evento!
Conclusões
Muitas pessoas ainda não possuem conhecimento dos conceitos de Marketing de Experiência, mas elas logo conhecerão. Nos EUA, por exemplo, 65% das marcas que utilizam este tipo de estratégia afirmam que existe uma correlação muito positiva com posteriores vendas.
Tudo isso se resume ao apelo de suas ações aos sentidos e emoções do seu público-alvo, resta avaliar e encontrar o fit ideal de sua marca com táticas do Marketing de Experiência para envolver seus clientes, desde o primeiro contato com sua marca, até o momento que ele se torna um defensor dela.
Gostou do post de hoje? Deixe o seu comentário e opinião sobre Marketing de Experiência! :)