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Divulgação de eventos | 4 minutos de leitura

Um trampolim para o seu evento: Marketing de Experiência!

Como o Marketing de Experiência pode ajudar seu evento a ser um sucesso ainda maior!


A forma como percebemos o mundo ao nosso redor está se tornando cada vez mais integrada ao mundo digital. Nesse sentido, não só o percebemos estaticamente, mas temos à disposição ferramentas que nos permitem interagir mais frequentemente com as diversas personas dos nossos círculos.

Dentre essas interações, incluem-se os relacionamentos das marcas com o público-alvo do seu evento, tanto no mundo físico, quanto no digital. Tais interações são experiências e essas influenciam diretamente na jornada de compra de qualquer cliente.

Com essa premissa, o objetivo das estratégias de Marketing de Experiência é de conectar, engajar e conquistar clientes através de suas emoções.

Ao trazer isso para o mundo dos eventos, não é difícil concluir que a união da atmosfera física do evento com o poderoso universo digital, possibilita que experiências incríveis, autênticas e íntimas sejam proporcionadas aos participantes.

O potencial das conexões feitas de forma tão próxima torna-se muito maior, porque as pessoas conectadas se sentem importantes e centrais.

Os 3 V’s do Marketing de Experiência

Assim como o marketing tradicional conta com os 4 P’s de Kotler (produto, preço, promoção e praça), o marketing de experiência baseia-se em 3 V’s: verdade, vontade e valor. Esses são os pilares que guiam as estratégias de relacionamento que transformarão o seu evento:

  • Verdade: O seu evento transmite credibilidade? O poder da sua e de outras marcas envolvidas estão sendo postos à prova. Antes, durante e depois do evento. É essencial que seja estabelecido um alinhamento de expectativas com os participantes e que haja uma comunicação eficiente durante todo o ciclo de vida do evento;
  • Vontade: O seu evento estimula vontades? Soluções digitais possibilitam interações e engajamento entre participantes de forma mais contextualizada e assertiva, despertando vontades e criando expectativas;
  • Valor: O seu evento apresenta e produz valores? Esse último pilar envolve o pacote completo da experiência promovida pelo evento e as conexões feitas ali, além da precisão de dados coletados para metrificação, apresentação de valores e ROI.

Com esses três pilares combinados, as experiências do seu evento incitarão conexões com paixões e desejos, elementos que abrirão novas portas de possibilidades.

Estratégias para aplicar o Marketing de Experiência no seu evento

“Beleza, Vinícius. Os conceitos que você abordou são bem interessantes, mas como eu boto isso em prática nos meus eventos?” Vamos lá:

1. Estimule o engajamento no pré-evento

Não se engane, os eventos começam muito antes da primeira pessoa adentrar o recinto físico. Antigamente, pessoas iam para eventos esperando conhecer contatos promissores e valiosos. Atualmente, as ferramentas digitais, como um aplicativo do evento, possibilitam que relacionamentos sejam iniciados anteriormente. Essas conexões prévias trazem maior eficiência, além de um engajamento mais profundo ao seu evento.

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2. Envolva as pessoas do evento em brand experiences

Quantas memórias marcantes suas envolvem sensações e emoções? Captar a atenção plena de uma pessoa é uma tarefa difícil. Atingir tal façanha somente com visuais, torna-se ainda mais complicado. Experiências multi-sensoriais são marcantes e produzem conexões mais fortes. Elabore ações onde o cliente experiencie o seu produto de maneiras diferentes. Você pode ver nesse link uma ação de gamification realizada pela mobLee, onde despertamos o espírito competitivo dos participantes do RD Summit. Confira agora mesmo!

3. Dê voz ao seu público, ouça e colete feedbacks

Como vimos antes, hoje em dia as pessoas não querem somente perceber o seu redor, mas sim interagir com ele. Disponibilize ferramentas que os participantes possam conversar, perguntar, avaliar, compartilhar momentos. Isso trará visões de diversos ângulos, é uma inteligência de muito valor para que suas ações no pós-evento sejam ainda mais assertivas.

4. Estenda o ciclo de vida do evento

Acabou o happy hour, acabou o evento? Por quê? Permita que seu público continue interagindo, debatendo temáticas relevantes, gerando valores. Elabore ações de pós-evento, o ano conta com 365 dias para que seu público continue a defender o poder do seu evento!

Conclusões

Muitas pessoas ainda não possuem conhecimento dos conceitos de Marketing de Experiência, mas elas logo conhecerão. Nos EUA, por exemplo, 65% das marcas que utilizam este tipo de estratégia afirmam que existe uma correlação muito positiva com posteriores vendas.

Tudo isso se resume ao apelo de suas ações aos sentidos e emoções do seu público-alvo, resta avaliar e encontrar o fit ideal de sua marca com táticas do Marketing de Experiência para envolver seus clientes, desde o primeiro contato com sua marca, até o momento que ele se torna um defensor dela.

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