Manual do Expositor
Infraestrutura de eventos, Tendências em eventos | 4 minutos de leitura

Manual do Expositor: passo a passo para melhorar os resultados nos eventos

Vai marcar presença em um evento como expositor? Já sabe quais os preparativos necessários para o dia? Confira tudo aqui no Manual do Expositor!


A participação em eventos é o passo ideal para qualquer empresa que procura melhorar os resultados, seja em relação a novos leads para serem trabalhados e até mesmo em relação a novas vendas. Mas como expositor, você sabe quais as atividades que precisa realizar em cada uma das etapas do evento? E que tal ter em mãos um Manual do Expositor?

Apesar de não estar envolvido diretamente com a organização do evento como um todo por participar como expositor, você precisa ter um cuidado diferenciado no planejamento do seu estande.

Para ter os resultados esperados quando fechou a parceria para atuar nessa posição, é fundamental entender todas as ações que precisa colocar em prática mesmo antes do evento começar e depois que ele terminar.

Pensando em te ajudar nesse trabalho, preparamos então um infográfico completo: o Manual do Expositor, com todas as etapas e ações que precisa executar em cada fase relacionada ao evento: pré-evento, durante o evento e pós-evento.

Dá só uma olhada:

Manual do Expositor

imagem do infográfico manual do expositor Faça o download do Manual do Expositor completo clicando aqui!

Pré-evento: preparação para ter sucesso nas ações

Ao fechar uma cota de patrocínio ou a entrada em um evento na posição de expositor, sua empresa já precisar dar início aos preparativos da participação no grande dia. Ter o cuidado de se antecipar e preparar tudo é a melhor forma de não correr riscos e ficar com pendências no evento.

É comum que exista uma call de alinhamento entre a organização e expositores para passar diversas informações que são relevantes para a sua participação, como os prazos de entregas de artes para o estande e tudo que estará disponível para cada expositor.

Fique atento principalmente aos prazos. É importante atender a todas as solicitações nas datas corretas. Além disso, cumpra com todas as ações que já viu no infográfico do Manual do Expositor:

  • Defina os objetivos;
  • Crie um plano de marketing;
  • Defina a mensagem para o público;
  • Prepare o material de divulgação;
  • Escolha os brindes para o evento;
  • Divulgue sobre a sua participação;
  • Faça o treinamento com os colaboradores.

Durante o evento: colocando o planejamento em prática

Enfim o grande dia chegou. E agora é hora de colocar a mão na massa e começar na prática a executar todo o planejamento feito anteriormente para o evento.

Antes de iniciar as atividades, repasse tudo e garanta que seu time está preparado para atrair os visitantes. É fundamental contar também com uma ferramenta que auxilie na captação dos contatos que serão trabalhados tanto durante o evento como logo depois.

Coletor de dados

As vantagens de utilizar o coletor de dados passa pela facilidade que a ferramenta traz para que os expositores armazenem e analisem as informações relacionadas a cada contato que foi feito durante o evento.

Ao longo do dia, é comum fazer contato tanto com pessoas que possuem perfil para se tornar um futuro cliente como com as pessoas que não serão trabalhadas pelo seu time de vendas.

Mas para ficar ainda mais fácil, já existe uma solução que atua como coletor no seu próprio smartphone. Essa é a função do Collect, ferramenta ideal para todos os expositores que participam de eventos com o objetivo de fazer novos contatos.

Quero saber todos os detalhes sobre o coletor de leads!

Pós-eventos: a sequência das ações traz resultados

Terminar a participação em um evento não significa que todo o trabalho também acabou. Na verdade, é nessa etapa que você precisa fazer os esforços da fase anterior valerem a pena.

Agora é o momento de colocar em prática as ações que viu no infográfico do Manual do Expositor:

  • Reforçar os contatos realizados;
  • Estabeleça um novo canal de comunicação;
  • Analisar os resultados;
  • Garanta a participação na próxima edição.

Foque bastante no comparativo entre as metas estabelecidas e os resultados concretos que conseguiu realizar. Esses números vão mostrar se o caminho adotado para esse evento foi o mais assertivo ou se precisa fazer ajustes na sua estratégia do próximo evento.

Entendeu como todas essas ações são essenciais para você, que participa como expositor em eventos, melhorar seu nível de resultados? Seguir os passos do Manual do Expositor vão ajudar a mudar suas expectativas relacionadas a participação em eventos.

E se você vai participar de um evento como expositor, um item que não pode faltar na sua relação de itens indispensáveis para levar são os brindes para eventos. Então confira nosso conteúdo completo com 7 opções para chamar a atenção do público para o seu estande.

Quero conhecer a lista de brindes para eventos!


Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!