imagem representando os organizadores de eventos sob montanhas usando o hackathon em sua organizacao
Organização de eventos | 4 minutos de leitura

Hackathon: o que é e como organizar um evento inovador em 6 passos

Você sabe o que é um hackathon e como ele pode ajudar em seus eventos? Confira neste post!


Um hackathon pode ser uma excelente maneira de criar soluções inovadoras para sua empresa ou selecionar profissionais para ingressarem na organização.

Hackathons são eventos que reúnem desenvolvedores de software, designers e outros profissionais relacionados à área de programação, com o intuito de em um período curto de tempo criarem soluções inovadoras para algum problema específico.

Esse tipo de evento é muito benéfico para empresas, tanto quando elas são startups de base tecnológica e quando são empresas tradicionais em busca de inovação. Isso porque expõe talentos de desenvolvimento e também auxilia na resolução de problemas por meio de tecnologia.

A organização de um hackathon pode ser desafiadora e trabalhosa, porém temos algumas dicas que podem ajudar você a fazer esse evento de uma maneira bem sucedida.

Espero que goste do nosso artigo e aproveite as dicas a seguir!

Mas afinal de contas, o que é um hackathon?

A origem da palavra hackathon vem da união de hack (especificamente no âmbito da programação, a expertise em desenvolver software) e marathon, do inglês maratona (isso mesmo aquela corrida de 42 quilômetros).

Apesar do nome ter a ver com software, um hackathon não se limita isso, pois também é um evento no qual a criatividade dos participantes é explorada com uma duração de um dia a uma semana.

gif do jim carrey digitando no computador rapidamente

Fonte: Giphy

Como organizar um hackathon?

Bom, agora que você já sabe o que é um hackathon, é importante se atentar ao  público, local, atrativos e muitas coisas mais que vamos explicar aqui, então vamos lá:

1. Escolha um local estratégico

O local de um evento como uma maratona de programação deve ser escolhido a dedo. É muito importante que seja possível que os participantes virem a noite lá, claro que isso se aplica apenas em um evento de dois dias ou mais. Além disso, a entrada e saída no período noturno deve ser facilitada.

O conforto do local também é um ponto que deve ser levado em consideração pela organização do evento. As mesas e cadeiras devem fornecer o máximo conforto possível, pois é sentado em frente ao computador que o participante irá ficar durante horas.

Preste atenção também à qualidade da conexão com a internet e pontos de energia (tomadas ou filtros de linha) que o local oferece.

2. Defina as regras

No momento de definição das regras é importante seguir algumas boas práticas para manter a competitividade e motivação de todos os participantes.

  • Limite a utilização de frameworks open source, pois utilizar libs pagas podem trazer algum tipo de vantagem;
  • Utilize pelo menos uma ferramenta do Google para desenvolvedores em seu hackathon;
  • Defina um tamanho de time mínimo e máximo para não gerar problemas nas premiações;
  • Escolha se as equipes terão a opção de divulgar ou não seus projetos, isto é, se serão privados ou públicos aos demais participantes.

3. Tenha uma boa equipe apoiadora

Para um evento bem organizado e executado, é muito importante que haja uma equipe de apoio competente para distribuir as tarefas e responsabilidades.

A presença de programadores nessa equipe é estratégica, eles podem ajudar os participantes com implementações iniciais, informações e documentações. O que não pode acontecer é que essa pessoa escreva códigos ou tenha dedicação intensa a apenas uma equipe.

É importante também que existam agentes para cuidar da alimentação e da comunicação com os participantes.

Imagem de LM - vamos agendar uma conversa?-100

4. Invista na comunicação do evento

A maioria dos websites e redes sociais de hackathons, apenas divulgam o evento e oferecem opções para inscrição, e depois do evento não há uma satisfação, como divulgação dos vencedores e informações sobre como ocorreu o evento e fatos interessantes.

Por isso, tire sempre fotografias do evento, faça relatos por meio de blog posts, divulgando os projetos e também incentive que os próprios participantes compartilhem o evento nas redes sociais utilizando uma hashtag específica.

5. Atenção na avaliação dos projetos

É bom divulgar antes do evento, pelo menos em um âmbito geral os critérios de avaliação do hackathon.

Por exemplo, será avaliada a originalidade? Tecnologia? Qualidade de código? Usabilidade? Divulgue isso para os participantes saberem o seu foco, afinal é uma maratona, e um produto testável terá que estar pronto ao final do programa.

6. Crie um cronograma organizado

Um cronograma registrado e bem organizado é essencial para que o evento ocorra da melhor maneira possível.

É recomendado que haja pelo menos 3 meses de organização, no primeiro mês o foco deve ser a busca de parceiros e patrocinadores.

Já no segundo mês a divulgação do evento deve ser prioridade, faça isso por meios digitais, mas não deixe o material gráfico de lado.

No mês do evento foque em obter mais inscrições, e ajudar aqueles que deixaram para o final a conclusão de suas inscrições.

Já para o cronograma durante o evento é importante que haja um detalhamento, mais ou menos de acordo com o seguinte escopo:

  • Abertura: Dinâmica para montagem de equipes e pitch de ideias;
  • Maratona: Desenvolvimento dos projetos com o auxílio da equipe de apoio;
  • Apresentação: Demonstração dos projetos e avaliação;
  • Encerramento: Entrega das premiações e considerações finais.

Um evento como um hackathon é sem dúvidas difícil de ser organizado, mas muito satisfatório quando concluído com sucesso.

O uso dele para recrutamento e seleção é muito efetivo, pois põe em prova a capacidade da pessoa desenvolver código sob pressão.


Confira mais posts sobre o universo de desenvolvimento de software e recrutamento de desenvolvedores no blog da Vulpi.


Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!