Gestão de crise em eventos
Gestão de eventos, Organização de eventos | 5 minutos de leitura

Gestão de crise em eventos: qual a importância e como fazer a sua


Quando falamos em gestão de crise em eventos já imaginamos uma catástrofe acontecendo, tudo dando errado, a típica figurinha do cachorrinho tomando café em meio ao fogo. E se eu te contar que o gerenciamento de crise, na verdade, é apenas trabalhar para que nada saia dos trilhos, você acredita?

Gestão de crise é, antes de qualquer coisa, trabalhar para evitar a crise. Por mais que tenhamos construído um evento da maneira mais cautelosa possível e tenhamos também os melhores fornecedores ao nosso lado, pode ser que uma situação inesperada aconteça.

Todos os eventos estão sujeitos a passar por momentos difíceis, que podem ser causados por fatores naturais ou por falhas de serviço, equipamentos, acidentes de trabalho, etc. Leia também este conteúdo falando sobre 6 principais erros ao organizar um evento online e como evitá-los.

Nestas situações, possuir um plano pré-crise é o melhor cenário, já que você estará preparado e saberá como atuar, de forma estratégica, para minimizar os impactos, além de lidar com esta circunstância da melhor forma possível. Separamos algumas dicas de como construir o plano de gestão de crise para o seu evento e como colocá-lo em  prática.

Os cenários e a equipe

Ao construir um plano de ação para o momento da crise, é necessário antecipar alguns cenários que possam acontecer ao longo das etapas do planejamento. A gestão de crise em eventos não acontece somente durante o evento. Alguns pontos podem acarretar a necessidade de ativar o plano antes mesmo do evento começar ou mesmo depois de ele ter rodado tranquilamente. 

Quais situações podem causar alterações no horário, na data ou até mesmo o próprio cancelamento do evento? Como prever ou dissipar o risco de que isso aconteça? Quais os riscos que a estrutura do evento pode gerar?

A internet do local, a estrutura da casa do palestrante ou o fornecedor de transmissão podem ser um fator de risco  para a experiência do evento? O compartilhamento dos materiais dos palestrantes depois do evento pode sofrer atraso? Esses são alguns riscos que podem ser prevenidos e previamente geridos.

Depois de entender os  cenários, é necessário construir a equipe que será seu braço direito (e o esquerdo!) para divulgação de informações e construção de mídias. Essa equipe deve estar treinada para fazer uma boa comunicação  durante o momento de crise. 

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O Manual

Logo após prever cenários e montar o seu dream team de gerenciamento de crise, é hora de colocar a mão na massa e fazer o manual nascer. Ele será o principal artefato a ser utilizado quando algo sair do esperado. Esse plano de comunicação precisa ser muito claro e com ações bem definidas, para você não perder tempo se a crise aparecer. 

O óbvio precisa ser dito: a praticidade do manual precisa ser posta à prova no momento em que tudo estiver acontecendo e você precisar acionar o gerenciamento. Salve ele em um serviço de nuvem, com acesso e nome fácil para todos os colaboradores do seu time. Ninguém quer ficar procurando onde você guardou o manual no meio de uma crise, né?

O que precisa constar neste manual?

  • o mapeamento das situações;
  • os responsáveis da equipe de gerenciamento de crise;
  • os templates de comunicação com público interno e externo;
  • os modelos informativos prévios que podem ser adaptados à situações novas;
  • as peças gráficas que serão utilizadas nas circunstâncias;
  • os contatos oficiais de telefone e/ou e-mail que serão divulgados para os participantes;

O canal de Comunicação

Eu levanto a bandeira e defendo com unhas e dentes o canal de comunicação aberto com os participantes. Ele deve ser uma forma fácil, rápida e eficaz de manter contato com os inscritos, patrocinadores e equipe de staff do evento para que todos estejam na mesma página. 

Para a gestão de crise em eventos, ele tem um papel ainda mais importante. A forma como você se comunica com a comunidade do seu evento precisa estar muito bem definida e solidificada porque é por ali que você fará contato com todos através de notificações.

O importante é:

  • ter um meio de comunicação definido (aplicativo do evento, chat na plataforma, e-mail, sms, etc);
  • possuir uma pessoa (ou mais) responsável pelas comunicações a serem disparadas por este canal;
  • organizar previamente os disparos que podem ser feitos, juntamente das  peças publicitárias inclusas no manual (atraso na programação, falta de luz, problemas com a transmissão, etc);
  • disponibilizar um canal aberto para dúvidas, com um tempo de resposta curto e rápido;
  • terceirizar uma equipe de atendimento, caso você não possua gente suficiente para acolher essa demanda;

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Avaliação e Aplicação

Chegou o momento de avaliar o seu evento. Você construiu um ótimo plano de gestão de crise, mas se, infelizmente, o seu evento ainda assim foi assombrado com coisas que fugiram do seu controle, você pode usar esse plano para aplicar melhorias para o próximo evento.

Mesmo tentando analisar todos os cenários, não se pode prever tudo. Lembre-se que, mesmo tendo acontecido algum imprevisto, não significa que você deve desistir do seu próximo evento. 

Converse com as equipes, com o seu comitê e seus fornecedores. Trabalhe um feedback construtivo com cada peça da organização do seu evento e entendam quais pontos precisam ser melhorados ou precisam ser mantidos, e se tudo aconteceu da forma que você planejou .

É muito importante avaliar o seu plano de gestão de crise, principalmente se ele cumpriu a sua função: tomar ações rápidas e estratégicas em momentos que impactem o seu evento.

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Melhor prevenir do que remediar

Esses são alguns pontos que te ajudarão a se preparar melhor para as circunstâncias do seu evento e não contar somente com a sorte. Participe de outros eventos, faça benchmarkings com colegas e, se necessário, contrate um bom Relações Públicas para te ajudar nesse projeto.  Lembre-se que possuir um ambiente com a cara do seu evento é essencial para facilitar a experiência do seu participante e te ajudar a construir o plano de emergência.

Ficou com alguma dúvida? Compartilha com a gente! Sua dúvida pode servir como tema para outros posts. Continue acompanhando o nosso blog para saber tudo sobre eventos online, quais as novas tendências para o mercado de eventos e como melhorar a cada edição :)


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