Organizador verificando o resultado das métricas em eventos realizados
Colunistas mobLee, Gestão de eventos | 3 minutos de leitura

Métricas em eventos: o que é importante medir?

Você quer saber se o seu evento foi realmente um sucesso? Então confira aqui quais métricas em eventos você precisa acompanhar de acordo com seus objetivos!


Antes de pensar em medir ou qualificar um evento, você precisa saber quais os objetivos que precisa alcançar com ele, e assim saber o que medir e qualificar quando falamos das métricas em eventos. Pois, para cada objetivo você terá métricas diferentes

Graças ao uso de diversas tecnologias para eventos, hoje você pode medir tudo:

  • Público;
  • Interesse; 
  • Engajamento; 
  • Novos Contatos; 
  • Adesão da lista de clientes;
  • Conteúdo do evento;
  • Satisfação;
  • Experiência; 
  • e o que mais precisar. 

As métricas para eventos vão mudar de acordo com seus objetivos

Para cada uma das métricas para eventos, você precisa saber o que fazer com ela, já que os objetivos mudam conforme seu planejamento para o evento.

Se seu objetivo é engajamento e durante o evento obteve uma quantidade significativa de novos contatos mas pouco engajamento, dentro do seu objetivo principal as suas métricas certamente não foram satisfatórias. Nesse caso, a avaliação não será tão positiva, já que seu objetivo não era alcançar novos clientes, mas engajar os que você já tem.

Veja também: 50 dicas sobre engajamento em eventos corporativos

Do mesmo jeito que, se seu objetivo é apenas divulgar sua marca, poderá medir alguns números como:

  • O alcance que ela teve nas redes sociais;
  • Quantos acessos teve em seu site;
  • Qual foi o engajamento do público;
  • Qual o nível de satisfação para identificar se o evento agradou.

No entanto, se o objetivo é aumentar o relacionamento da marca com os clientes, você poderá medir quanto da base de clientes aderiu a seu evento e como esse relacionamento ficou mais próximo. E quantos entraram em contato procurando outros produtos e serviços que ainda não tinham acesso? Se isso aconteceu, você alcançou seu objetivo!

Já no caso do seu objetivo ser o de aumentar o nicho de atuação, possibilitando conhecer melhor seu produto ou serviço, você perceberá esse crescimento na análise dos dados de novos contatos e interessados na sua marca. Então, bingo! 

É importante que se tenha um objetivo em medir os resultados de um evento. Pois, um resultado pode ser irrelevante se o objetivo não era aquele, mesmo que ele seja muito bom.

Dá para medir o sucesso do evento a partir da venda de ingressos?

Aí, você pode pensar: Poxa, Ana! Eu não costumo medir essas métricas em eventos, apenas se vendemos todos os ingressos ou não.

Posso te dizer que isso também é uma forma de medir, bem simples e sem muitas informações.

Mas mesmo aí, você já pode saber quem foram os compradores e de onde vieram, caso você tenha canais cadastrados e até uma lista de interessados. Ou simplesmente, inclua uma pergunta quando for feito a inscrição, para saber de onde a pessoa ficou sabendo do evento.

Um exemplo bem comum que percebo, são em perfis sociais numerosos, cheios de seguidores. Eles nem sempre refletem bons negócios. Você pode ter um milhão de seguidores e apenas 10% disso ser revertido em negócios. 

Da mesma forma, você pode ter um evento lotado e nenhuma estratégia para medir esse resultado de conversão em negócios. Essa dificuldade em estabelecer as métricas em eventos não te possibilita aproveitar as várias oportunidades que esse evento pode lhe trazer.

Então, o que será importante medir, vai depender do que você deseja alcançar e assim, construir estratégias para que essas métricas sejam alcançadas. Não existe milagre, o que pode existir é sorte. Você pode dar a sorte de uma ação desencontrada reverter em resultados positivos, mas essa nunca pode ser a regra. 

A sorte tem que ser sempre excessão da regra, aquele fator inesperado que te favorece, na hora que você mais precisa!

Imagem de LM - orçamento-100

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