Exemplo de palestrantes e participantes de eventos de imersão
Engajamento em eventos, Tendências em eventos | 3 minutos de leitura

Eventos de imersão: 3 dicas para melhorar a experiência dos participante

Você pretender realizar eventos de imersão mas tem dificuldade em saber com proporcionar uma boa experiência? Confira essas 3 dicas!


Os eventos de imersão estão em alta nos mais diversos segmentos, que procuram desenvolver habilidades e competências dos participantes através do foco total em um tema específico.

Com uma pesquisa rápida pela internet, é possível encontrar eventos de imersão para pessoas que querem ser mais produtivas, empresários, coaches, educadores financeiros, advogados e muitas outras áreas do desenvolvimento pessoal e profissional.

Por que fazer eventos de imersão?

Os eventos de imersão foram criados para que os participantes possam ter uma experiência muito mais profunda não apenas com o tema principal do evento, mas também no contato com os demais participantes.

Esse tipo de evento pode ser criado tanto com o objetivo de melhorar a interação e o entrosamento entre as equipes de uma empresa quanto para que os participantes fiquem mais focados em um determinado assunto.

Ou seja, um evento de imersão pode ser realizado com os mais diversos objetivos, desde o relacionamento entre colaboradores até networking com outros profissionais de uma determinada área de atuação.

Veja a seguir nossas 3 dicas para oferecer a melhor experiência para os participantes do seu evento de imersão.

3 dicas para fazer um ótimo evento de imersão

1 – Estimule o contato entre os participantes

Um dos principais objetivos de qualquer evento de imersão é a interação entre os participantes, sejam eles funcionários da mesma empresa ou empresários em busca de conhecimento para melhorar seus negócios.

O importante é planejar todo o evento para que essa interação ocorra em diversos momentos ao longo do período de imersão dos participantes.

Uma mesa-redonda e rodadas de negócios são boas maneiras de estimular o contato entre os participantes para que os objetivos do seu evento de imersão sejam atingidos.

As dinâmicas em grupo também são ótimas opções para esse tipo de objetivo e são muito bem aceitas entre os participantes.

2 – Cuidado com o cronograma

O cronograma do seu evento de imersão precisa ser muito bem pensado, levando sempre em conta que os participantes vão passar longos períodos ouvindo palestras, apresentações ou qualquer outro tipo de conteúdo presente no seu evento.

Por isso o ideal é saber dosar a entrega de conteúdo com intervalos para descanso, almoço e coffee break para que os participantes possam renovar as energias para a próxima sequência de conteúdo.

Inserções durante o conteúdo, como uma dinâmica por exemplo, também podem ser utilizadas para manter todos atentos ao que está sendo dito no palco, principalmente em eventos como uma imersão voltada para advogados.

Assuntos do dia a dia de um escritório de advocacia podem não ser a coisa mais empolgante do mundo, então é preciso preparar esse cronograma com cuidado para que o evento não se transforme em uma tortura.

3 – Aposte no diferencial do seu evento

Essa dica é essencial para que a experiência do participante no seu evento de imersão seja realmente satisfatória.

O lugar escolhido para o evento pode ser um diferencial se você optar por sair dos centros de convenções convencionais.

Para quem vai realizar um evento de imersão com participantes de diversos países que tenham de se deslocar para fora do seu continente, por exemplo, precisa cuidar de detalhes que vão além do lugar escolhido.

É preciso auxiliar o participante nos processos necessários para que ele consiga chegar até o evento, como a cotação de passagens, parcerias com companhias aéreas ou disponibilizar um simulador para cotação de seguro de viagem, como no site Assistente de Viagem, pode melhorar muito a experiência dos participantes, antes mesmo do evento começar.

Por fim, eventos de imersão precisam ser planejados de forma a proporcionar a experiência mais incrível para todos os participantes, para que eles possam se desenvolver conforme os objetivos do evento.

Atentando-se aos detalhes, você garante que o seu evento seja realmente único e o participante sinta que o investimento feito foi pequeno em comparação a experiência que ele vivenciou.


*Conteúdo produzido pela equipe da Agência Oblige

banner convidando para baixar o manual do primeiro evento

Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!