Pessoas em volta de uma mesa-redonda representado o evento
Gestão de eventos, Organização de eventos | 4 minutos de leitura

O que é mesa-redonda e como fazer esse evento com sucesso

Quer saber como fazer um evento de mesa-redonda e atrair vários participantes? Então confira aqui os 4 principais passos que precisa seguir.


Um evento nunca é igual ao outro. Os objetivos diferentes de cada equipe de organização faz com que cada um dos eventos realizados ao redor do mundo tenham suas características únicas. E um dos modelos de evento mais utilizados é a mesa-redonda.

Nesse modelo diferenciado, os participantes marcam presença em um espaço mais intimista e simples, já que o grande foco é outro: gerar um debate de qualidade para o público presente sobre determinado tema.

Quer saber mais sobre o que caracteriza esse tipo de evento e como você pode fazer para realizar o seu com sucesso? Então continue a leitura até o final.

O que é um evento de mesa-redonda?

Se você costuma participar de vários eventos ao longo do tempo, certamente já viu de perto o que é uma mesa-redonda. Esse é um formato onde é feito uma conversa ou troca de ideias entre os convidados presentes sobre um determinado tema específico.

Esse nome se deve a estrutura utilizada, onde as pessoas ficam em torno de uma mesa ou formam um semicírculo de frente para o público. É como a criação de um ambiente característico de uma reunião corporativa, mas no sentido de passar informações para o público que acompanha a discussão.

Por essa característica, sempre deve estar presente um moderador no palco, que será a pessoa responsável por fazer a discussão entre todos os convidados ficar em torno do tema principal que foi definido.

Faz parte desse modelo delimitar um tempo para a fala de cada um, com o intuito de evitar que algum dos convidados fique com falas maiores do que os demais.

Os participantes são atraídos para esses eventos de mesa-redonda quando querem saber mais sobre as opiniões e visões diferentes de especialistas da área relacionada ao tema.

Ou seja, na posição de quem vai comprar o ingresso para participar, esse evento pode ser o melhor caminho para ter mais informações e conseguir um alto nível de aprendizado.

Como fazer uma mesa-redonda ser um evento de sucesso

Já que você sabe o que caracteriza o modelo de evento mesa-redonda, confira agora os 4 principais passos que você precisa seguir para produzir o seu.

1. Faça a divulgação dos participantes da mesa-redonda

O grande atrativo para o público que marca presença em um evento de mesa-redonda é a divulgação dos participantes que vão fazer a composição da mesa.

Para conseguir atrair mais pessoas, é fundamental que use esses participantes para chamar atenção e mostrar a relevância do evento. Especialistas da área e nomes que já debatem sobre o tema no mercado são uma boa pedida.

Mas para que todos os interessados possam ficar sabendo do evento, é importante montar uma estratégia completa de divulgação, principalmente usando as redes sociais.

2. Defina o tema central

Para que uma mesa-redonda funcione bem, ela deve ficar com o foco central no tema definido previamente.

Em eventos que duram mais tempo, pode existir uma lista de temas que serão trabalhados durante o tempo previsto.

Claro que esses temas ficarão dentro de uma área de conhecimento mais ampla, como marketing, agronegócios, empreendedorismo, comunicação, entre outros, mas que ajudam a chegar até o conhecimento do público-alvo.

3. Escolha o moderador

Um dos componentes mais importantes para o sucesso de um evento em formato de mesa-redonda é o moderador do debate. Ele precisa ter uma série de características que ajudam a ter um evento perfeito, como por exemplo:

  • Ser carismático no palco;
  • Falar com firmeza para administrar o bate-papo;
  • Ficar atento ao que é falado para fazer observações sobre o tema;
  • Envolver todos os participantes da mesa-redonda.

Dê preferência para pessoas que possuem experiência nesse tipo de atuação em eventos. Eles já possuem um nível de segurança maior para administrar toda a sequência de debates.

Mas também é importante contar com pessoas que tenham conhecimento sobre o trabalho dos outros participantes da mesa-redonda. Afinal de contas, quem conhece mais sobre a carreira e atuação dos convidados vai conseguir fazer um trabalho de moderação mais eficiente.
Imagem de LM - eventos internos e corporativos-100

4. Defina o tempo ideal de duração

Quanto tempo deve durar um evento de mesa-redonda? A resposta para essa pergunta pode variar muito, mas no geral, ela deve ter por volta de 1:30hs até 2:00hs de duração.

Nesse ponto, vale a pena conferir outros eventos semelhantes e qual foi a sensação do público ao participar deles, tanto em relação ao que foi ouvido durante o tempo como também sobre a própria duração.

Com eventos de formato único, demorar muito para finalizar as atividades pode ser pior do que imagina, deixando os participantes impacientes, o que faz o conteúdo perder um alto nível de engajamento.

A mesa-redonda pode ser usada em outros eventos?

Sim! Na verdade, a mesa-redonda é bastante utilizada em eventos mais abrangentes, onde a programação definida possui uma série de atividades com formatos diferentes.

Mas não há segredo quando pensamos em um evento inteiro baseado no formato de mesa-redonda ou quando esse é um dos modelos escolhidos para estar presente nas várias apresentações do evento.

Entendeu como você pode fazer um evento de mesa-redonda com sucesso? Seguindo esses passos, pode ter a certeza que fará um evento de qualidade. E se quer conhecer outros modelos de eventos que você pode realizar, confira nosso conteúdo que apresenta mais 11 tipos de eventos corporativos.

11 principais tipos de eventos corporativos e seus objetivos


Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!