A comunicação visual cria e fortalece uma marca. Ela transmite profissionalismo, posicionamento e credibilidade quando é bem trabalhada.
E hoje, sabemos que o mercado de eventos está cada vez mais concorrido. Por esse motivo, a comunicação visual é um dos pontos mais importante do planejamento do evento.
Além da escolha da data em que o evento acontece e do local em que irá ocorrer, ela também deve ser bem planejada. E na prática, é o que deve dar o start para as demais ações do evento.
Use e abuse da comunicação visual para fortalecer a marca do evento
Uma comunicação bem planejada cria uma identidade para o evento e afirma a importância dos elementos visuais que são trabalhados.
Quando essa identidade nasce, ela inevitavelmente gera impressões positivas para a marca, criando fidelidade ao evento e também para a empresa promotora – ela conquista a credibilidade do evento por conta do trabalho visual.
Ignorar a importância da comunicação visual pode comprometer novos negócios.
A percepção esperada pelo público fica comprometida, que por sua vez já começa a relacionar isso com a falta de experiência e até amadorismo da equipe de organização.
Quando você de fato define a estrutura de comunicação e a identidade visual do evento, esses pontos devem permear todas as comunicações para firmar a marca, gerando um “link visual” a todos os interessados, sejam os participantes, expositores, patrocinadores ou promotores.
Em quais espaços a comunicação visual do evento precisa estar presente?
Para fortalecer ainda mais a marca do evento, a comunicação visual já desenvolvida deve compor todas as áreas que têm como objetivo transmitir informações ou fixar a marca. Alguns exemplos de espaços são:
- Mídias sociais;
- Site;
- Banners;
- Emails;
- Programação;
- Credenciais;
- Área de exposição;
- Comunicados gerais;
- Aplicativo do evento;
- Brindes;
- Convites;
- Sinalizações;
- Apresentações;
- Telão.
Ufa! Muita coisa, não acha? A verdade é que quanto mais ela for divulgada, mais ela é fixada.
Quando recebemos email de divulgação de um evento que já é famoso, por exemplo, identificamos ele pela sua identidade visual. Nosso inconsciente já sabe do se trata.
Este evento com certeza fez um planejamento detalhado, com muita pesquisa, vários layouts, reuniões e ensaios até chegar na identidade perfeita.
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Exemplos de como ter sucesso com a comunicação visual para eventos
Numa comparação com o mundo empresarial, um ícone ou símbolo famoso é identificado até pelas crianças.
Lembro que meus filhos com 2 anos sabiam identificar o McDonald’s ou o canal Disney apenas pelos ícones:
E analisando eventos conhecidos, podemos identificá-los rapidamente apenas com a comunicação visual deles. A marca já está fixada na nossa memória.
Observe as imagens abaixo e você conseguirá identificar em poucos segundos:
Conseguiu perceber que alas são desses eventos aqui abaixo?
Pensar e planejar a comunicação visual, além de criar uma identidade única para o seu evento, traz com certeza a memória afetiva do público com o grande dia. Por isso, invista nisso e crie uma marca forte para o seu evento!
Mas não esqueça: para reforçar sua identidade, invista em soluções de qualidade para o seu evento.
Graduada em Pedagogia, com MBA em Gestão de Eventos e Professora Universitária do curso de pós-graduação da Universidade Anhembi / Morumbi
– SP. Atua na área há 25 anos, e em sua jornada realizou inúmeros trabalhos, entre eles estão, convenções, stands, congressos, lançamento de produtos, eventos temáticos, corporativos e sociais. Sua Agência – QG Produções, já completou 10 anos.