Equipe de organização do evento trabalhando para montar a comunicação visual
Colunistas mobLee, Organização de eventos | 2 minutos de leitura

Qual a importância da comunicação visual para o sucesso dos eventos?

Para que seu evento seja um grande sucesso, é preciso encantar o público em todos os momentos. E a comunicação visual é essencial para isso!


A comunicação visual cria e fortalece uma marca. Ela transmite profissionalismo, posicionamento e credibilidade quando é bem trabalhada.

E hoje, sabemos que o mercado de eventos está cada vez mais concorrido. Por esse motivo, a comunicação visual é um dos pontos mais importante do planejamento do evento.

Além da escolha da data em que o evento acontece e do local em que irá ocorrer, ela também deve ser bem planejada. E na prática, é o que deve dar o start para as demais ações do evento.

Use e abuse da comunicação visual para fortalecer a marca do evento

Uma comunicação bem planejada cria uma identidade para o evento e afirma a importância dos elementos visuais que são trabalhados.

Quando essa identidade nasce, ela inevitavelmente gera impressões positivas para a marca, criando fidelidade ao evento e também para a empresa promotora – ela conquista a credibilidade do evento por conta do trabalho visual.

Ignorar a importância da comunicação visual pode comprometer novos negócios.

A percepção esperada pelo público fica comprometida, que por sua vez já começa a relacionar isso com a falta de experiência e até amadorismo da equipe de organização.

Quando você de fato define a estrutura de comunicação e a identidade visual do evento, esses pontos devem permear todas as comunicações para firmar a marca, gerando um “link visual” a todos os interessados, sejam os participantes, expositores, patrocinadores ou promotores.

Em quais espaços a comunicação visual do evento precisa estar presente?

Para fortalecer ainda mais a marca do evento, a comunicação visual já desenvolvida deve compor todas as áreas que têm como objetivo transmitir informações ou fixar a marca. Alguns exemplos de espaços são:

  • Mídias sociais;
  • Site;
  • Banners;
  • Emails;
  • Programação;
  • Credenciais;
  • Área de exposição;
  • Comunicados gerais;
  • Aplicativo do evento;
  • Brindes;
  • Convites;
  • Sinalizações;
  • Apresentações;
  • Telão.

Ufa! Muita coisa, não acha? A verdade é que quanto mais ela for divulgada, mais ela é fixada.

Quando recebemos email de divulgação de um evento que já é famoso, por exemplo, identificamos ele pela sua identidade visual. Nosso inconsciente já sabe do se trata.

Este evento com certeza fez um planejamento detalhado, com muita pesquisa, vários layouts, reuniões e ensaios até chegar na identidade perfeita.

Leia também: Como um site de eventos pode garantir visibilidade e vender mais ingressos?

Exemplos de como ter sucesso com a comunicação visual para eventos

Numa comparação com o mundo empresarial, um ícone ou símbolo famoso é identificado até pelas crianças.

Lembro que meus filhos com 2 anos sabiam identificar o McDonald’s ou o canal Disney apenas pelos ícones:

Logo do McDonald's Logo da Disney

E analisando eventos conhecidos, podemos identificá-los rapidamente apenas com a comunicação visual deles. A marca já está fixada na nossa memória.

Observe as imagens abaixo e você conseguirá identificar em poucos segundos:

Logo Rock in Rio Telão do evento Shell

Conseguiu perceber que alas são desses eventos aqui abaixo?

Logo Rock in Rio Logo do evento Shell Open Air

Pensar e planejar a comunicação visual, além de criar uma identidade única para o seu evento, traz com certeza a memória afetiva do público com o grande dia. Por isso, invista nisso e crie uma marca forte para o seu evento!

Mas não esqueça: para reforçar sua identidade, invista em soluções de qualidade para o seu evento.

Imagem de LM - orçamento-100

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