imagem de várias pessoas representando os organizadores de eventos calculando metas e construindo suas metricas
Gestão de eventos, Organização de eventos | 4 minutos de leitura

Insights estratégicos: como analisar os números do evento

Saiba como analisar os números e métricas gerados pelo seu evento


Esse é um post introdutório para aquilo que queremos fazer: demonstrar a importância dos dados para a tomada de decisão na organização de eventos. O intuito é esclarecer o que são métricas, qual a sua importância e quais os números que você deve acompanhar.

Essas são dúvidas corriqueiras com as quais o nosso time de Customer Success convive quase que diariamente. Nosso desafio é o de apresentar aos organizadores de eventos a métricas, que sinalizam o caminho para o sucesso do seu evento.

Nossa experiência com o mercado de eventos e com a manipulação de dados, nos permitiu identificar padrões de comportamento que podem contribuir para o sucesso do seu evento através do acompanhamento de números e informações que ajudam o organizador a tomar ações rumo ao alcance de seus objetivos financeiros, de marketing ou engajamento.

Neste post introdutório tentarei fazer um apanhado geral sobre esse universo que será destrinchado nos próximos artigos dessa série.

O que são métricas?

Métricas são sistemas de mensuração que ajudam a  quantificar uma tendência, comportamento ou variável de negócio. Elas permitem medir e avaliar o desempenho de qualquer ação de marketing. Confira aqui as principais métricas para avaliar o desempenho do seu evento.

A utilização desse sistema de medição tem por intuito auxiliar a sustentar suas decisões estratégicas nos seus vários momentosdivulgação do evento, venda de ingressos, ampliação do público e engajamento dos seus participantes. A sua correta análise permite chegar a conclusões em várias áreas relevantes.

As métricas podem medir o envolvimento gerado por uma campanha de email marketing, novas oportunidades de negócio, geração de retorno sob investimento, satisfação do participante, visibilidade da sua marca, entre outras.

Algumas métricas podem ser altamente especializadas e mais adequadas a análises específicas, outras requerem dados que podem estar incompletos, ser aproximados ou estar indisponíveis.

Saber, então o que se quer medir e porquê, é imprescindível para a escolha adequada das métricas a acompanhar, caso contrário corre-se o risco da perda de tempo com indicadores que não acrescentam nenhum valor àquilo que já sabe sobre o seu evento.

As métricas deverão tornar-se parte da linguagem operacional dentro da organização do seu evento. Se isso acontecer é bom sinal, significa que estará apto a desenvolver ações fundamentadas em bases quantitativas, a reagir rapidamente a diferentes cenários e a maximizar os recursos despendidos.

Porque as métricas são importantes?

O mercado de eventos é cada vez mais volátil, sendo assim não existe um livro de instruções que garanta seu sucesso. Entretanto, há ferramentas que permitem ganhar consideráveis vantagens. As métricas servem esse propósito: oferecem uma variedade de informações e dados que conferem à empresa uma maior segurança e visão interna e externa da sua posição atual e futura no mercado. Além disso:

  • Ajudam a tomar decisões;
  • Permitem reconhecer novas oportunidades e o investimento necessário para alcançá-las;
  • Identificam os pontos fortes e fracos, de suas estratégias e de sua execução;
  • Indicam necessidades de investimento ou alertam sobre alguma fragilidade;
  • Detectam falhas operacionais e sugerem soluções;
  • Auxiliam na criação de estratégias para o alcance do sucesso;
  • Diminuem o grau de incerteza para o futuro.

Em resumo, as métricas permeiam toda a atividade da empresa e ajudam a direcionar as ações de cada setor rumo ao alcance da missão e da visão do evento. Que tal continuar a leitura?

Quais métricas devem ser acompanhadas?

Essa é uma pergunta simples que possui uma resposta complexa. Se tem acompanhou o artigo até aqui, perceberá que não existe resposta direta para essa pergunta pois o acompanhamento de métricas depende dos seus objetivos como organizador.

Por outro lado, sabemos também que já existem alguns números já conhecidos que auxiliam na estruturação de estratégias para o seu evento.

  • Alcance de sua divulgação;
  • Padrão de suas venda de ingressos;
  • Lotes mais vendidos;
  • Tempo ideal para o início da venda de ingressos;
  • Quantidade de interessados em seu evento;
  • Quais canais de divulgação trazem mais retorno;
  • Quais palestrantes mais agradaram seu público;
  • Qual tipo de programação o seu público procura no seu evento;
  • Quantas vezes demonstraram interesse em um expositor.

Descubra quais métricas você deve abandonar

As possibilidades de extrações de informações são inúmeras e a depender do seu objetivo, do perfil do participante do seu evento e das característica do seu evento, elas podem variar em importância.

Seus objetivos podem também nortear quais sistemas e ferramentas são recomendadas para o acompanhamento, geração e extração dessas métricas. Fica então a dica de confiar-se em números para a tomada de decisões estratégicas que te auxiliem no caminho para o sucesso.

O evento acabou, e agora? Saiba como avaliar se o seu evento foi um sucesso.

E não se esqueça de acompanhar essa série de artigos que lhe proporcionarão mais detalhes sobre como ser focado em dados (Data Driven).


Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!