apresentação de palestra
Palestrantes em eventos, Tendências em eventos | 5 minutos de leitura

Apresentação de palestra: 4 dicas para se destacar e chamar a atenção do público

Uma das dificuldades na apresentação de palestra está na falta de foco do público. Então veja 4 dicas para chamar a atenção de todos!


Grande partes dos eventos realizados atualmente conta com uma apresentação de conteúdo em forma de palestras, que ajudam a repassar conhecimento de forma fácil e rápida para o público. Mas para quem está em cima do palco, a apresentação de palestra pode ser um trabalho difícil.

A maior dificuldade está em chamar a atenção do público para esse tipo de ação. É comum ver pessoas dispersas e distantes de tudo que está sendo apresentado.

Então se você quer saber como pode superar esse desafio e realmente chamar a atenção do público durante uma apresentação de palestra, confira a nossa lista de 4 dicas para que seu momento seja relevante e desperte o interesse de todos.

4 dicas para apresentação de palestra

1. Conte uma história

A arte do storytelling é muito valiosa para diversas ações e aplicações, como por exemplo:

  • Uma campanha publicitária;
  • Para seus conteúdos do blog;
  • Nas suas mídias sociais.

Mas ela também é essencial para ter sucesso e chamar a atenção do público durante uma palestra. Contar uma história ajuda a fugir do modelo de trabalho monótono que vemos na maioria das palestras e faz o engajamento do público ser muito mais fácil.

Para colocar isso em prática, prepare-se antes, até mesmo treinando a apresentação. Afinal de contas, é importante ter uma sequência lógica dos fatos ao contar uma história.

Um dos melhores exemplos de profissionais que colocam em prática essa ação atualmente é o Aluysio Ferreira, coordenador de Growth Hacking da Resultados Digitais.

Confira esse exemplo vendo a palestra dele durante o Social Media Week falando sobre o tema Social Media voltada à performance. No começo da apresentação, o Aluysio fala sobre a história da Sofia.

A grande dica que podemos tirar dos exemplos de apresentações que contam histórias é que nós precisamos deixar aquele gosto de “quero mais”, ou seja, despertar a curiosidade para que consiga finalizar sua apresentação de palestra fechando a história e relacionando com a temática que apresentou.

Veja também: Técnicas de oratória para falar bem em público

Com a expectativa gerada, você consegue chamar muito a atenção do início ao fim da sua apresentação de palestra.

2. Não fique parado no palco

Ao acompanhar uma palestra que não consegue chamar a atenção do público, fica fácil ver um erro claro: os palestrantes ficam sempre parados no mesmo lugar. Alguns ainda tentam se movimentar um pouco, mas é algo que não interfere tanto em tornar o momento mais atrativo.

Então a dica que vai impactar e muito no momento de uma palestra é essa: nunca fique parado, aproveite o máximo de espaço no palco e também além dele. Um dos palestrantes que mais se destacam no mercado por ter essa característica nas suas apresentações é o Marcos Piangers.

Quem já conseguiu ver de perto uma apresentação do Piangers sabe o quanto ele gosta de andar entre a platéia e interagir com pessoas que estão acompanhando o momento.

Durante uma de suas palestras sobre criatividade, ele fez uma estratégia diferente se adaptando ao espaço (a partir dos 34 minutos no vídeo):

Viu como é importante criar essa movimentação no ambiente que está realizando a apresentação de palestra?

A movimentação nos espaços vai ajudar não só a desenvolver melhor suas ideias como também vai “forçar” que o público acompanhe tudo que está fazendo.

3. Não esqueça das ferramentas audiovisuais

Para ir além e garantir que vai chamar a atenção do público durante a apresentação de uma palestra, é essencial fugir de um modelo comum onde a pessoa que está no palco fica apenas falando e as pessoas em frente apenas ouvindo.

Claro que esse é um modelo comum e que funciona muito bem para todos que estão focados em tirar o máximo de proveito do conteúdo abordado. Mas é preciso ir além disso.

É muito mais valiosos utilizar recursos como gráficos e dados, vídeos e entrevistas, que mudem o formato da apresentação e desperte um nível de atenção maior.

Então você precisa sim intercalar seus momentos de fala com algum material que trabalhe a parte audiovisual do público presente. Isso vai enriquecer ainda mais a sua apresentação e ajudar a manter o público focado a todo momento.

4. Utilize os smartphones a seu favor

Para alguns palestrantes, o uso de aparelhos eletrônicos por parte do público durante uma palestra pode atrapalhar a apresentação. Mas não temos como voltar no tempo. A tecnologia é um componente essencial para ter sucesso com seus eventos.

E é por esse motivo que devemos buscar uma solução diferente para chamar a atenção do público, que é justamente utilizando os smartphones a seu favor.

Se o público vai sim utilizar os aparelhos durante sua apresentação de palestra, o ideal é fazer o máximo para que eles possam usá-los para engajar em alguma atividade que você pode propor durante a palestra.

Então é importante pensar em estratégias para que a tecnologia também funcione como ponto de apoio da sua apresentação de palestra. E com o uso do aplicativo de eventos, outro item essencial para ter um evento perfeito, tudo fica mais fácil.

Conheça agora: Jornada do Aplicativo no Evento

Veja algumas ações que você pode fazer durante a apresentação de palestra e conseguir chamar a atenção do público:

  • Utilize a ferramenta de perguntas e respostas pelo app;
  • Promova a interação com a rede social própria do evento;
  • Solicite que todos façam uma publicação na timeline interativa do evento.

Essas são ações bem simples mas bastante intensivas para que tudo aconteça de acordo com seu objetivo de manter o público engajado durante o grande dia.

E se você ainda não investiu no uso de tecnologias para o seu evento, está na hora de conhecer as soluções da mobLee e inovar agora! Desde a divulgação até na comunicação no pós-evento, temos soluções ideais para colocar tudo em prática de maneira rápida.

banner convidando para bate papo

Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!