computador apresentando as tecnologias que podemos ter na área de eventos
Organização de eventos, Tendências em eventos | 4 minutos de leitura

Como está o processo de utilização de tecnologia na área de eventos?

Confira uma visão detalhada sobre como está o setor de eventos relacionado ao uso de tecnologias, principalmente relacionado ao trabalho das agências e promotoras.


O uso de tecnologia em diversas áreas de atuação já está em um nível de maturidade elevado, mas não são todos os mercados que contam com processos estruturados para utilizar soluções inovadoras. Na edição nº 48 da revista Radar Magazine, foi dedicado um espaço para debater sobre esse tema na área de eventos.

Para validar o ponto de vista de profissionais que atuam em empresas da área de eventos, foi realizada a seguinte pergunta:

Na sua visão, como está o processo de digitalização e uso de tecnologia das agências de eventos e promotoras de feiras em seus eventos?

E eu tive a felicidade de poder representar a mobLee, que já possui experiência entregando soluções e tecnologias para o mercado de eventos desde 2011, respondendo essa pergunta.

Confira agora os detalhes do que foi respondido e qual a nossa visão atual para a área de eventos, que já adianto, está em pleno desenvolvimento!

Minha visão sobre o uso de tecnologia na área de eventos

Veja minha resposta para a pergunta feita pela equipe da revista:

É perceptível que o uso de tecnologias nos eventos está intensificando nos últimos anos. E a cada dia, novas soluções vão surgindo, só que muito relacionadas ao que é tendência, como a inteligência artificial. Mas ainda há muito espaço para implementar tecnologias que já estão disponíveis no mercado. Falta ter um olhar mais apurado para entender os problemas e buscar as soluções certas.

Jonatan Rodrigues

Marketing na mobLee

Trabalhando diariamente com a produção de conteúdo e educação do mercado de eventos, essa é a percepção que temos na mobLee. E é sobre ela que vou detalhar agora.

O uso de tecnologias nos eventos está se intensificando nos últimos anos

É perceptível que cada vez mais eventos começam a investir em tecnologias. Em vários casos, os clientes percebem a necessidade de se diferenciar e buscar uma solução para problemas de comunicação e engajamento depois que o projeto inicial do evento já foi definido com uma agência.

Baixe o ebook: 50 dicas sobre engajamento em eventos corporativos

Nesse caso, a demanda é repassada para essas agências de eventos. E qual o problema disso? Não há uma sinergia entre a intenção do cliente e da agência para usar determinada solução no evento.

Com esse novo cenário, é fundamental que exista um alinhamento desde o momento inicial da parceria. Ter esse desenho completo do que pode ser utilizado já no começo do projeto vai fazer toda a diferença para ter sucesso no uso das principais soluções para o evento.

Novas soluções vão surgindo, só que muito relacionadas ao que é tendência

Na prática, de que adianta investir em ferramentas relacionadas a realidade virtual, para dar um exemplo, se a fase de credenciamento não conta com soluções básicas que ajudariam a ter um processo muito mais simples e eficiente para os participantes?

Não há motivo para procurar uma tecnologia muito avançada nesse momento do credenciamento se há a possibilidade de usar a leitura de código de barras ou QR Code para realizar um bom serviço.

Muitas vezes surge a ideia de usar algo muito inovador, mas sem antes se preocupar em gerar valor, que faça a diferença em cada etapa do evento.

Nessa primeira área do evento, que é do credenciamento, o que todos nós queremos é evitar qualquer tipo de fila e retirar a credencial para já ter acesso ao evento o mais rápido possível.

Nesse caso, o uso do aplicativo próprio do evento para facilitar a entrada dos participantes já seria um diferencial importante.
Imagem de LM - post crachás e credenciamento-100

Entender os problemas e buscar as soluções certas

Para fechar, existe esse ponto que para mim é o mais importante de toda essa resposta. Entender antes quais são os problemas reais enfrentados no processo de pré-evento e durante o evento é fundamental para depois avaliar o que uma solução precisa ter para atender bem as necessidades de cada evento.

Na prática, o que acontece com alguns organizadores é a busca por tecnologias que outros eventos utilizaram e que para eles gerou um bom resultado. Mas é preciso pensar no problema que aquela solução está resolvendo.

Espero ter ajudado você a entender esse panorama atual sobre o uso de tecnologias que fazem a diferença na área de eventos. E para te ajudar ainda mais, baixe agora mesmo o nosso fluxograma que mostra como resolver seus principais problemas com as soluções da mobLee!

Fluxograma: resolva seus principais problemas com as soluções da mobLee


Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!