Como você sabe que o seu evento foi um sucesso? É importante saber a resposta para essa pergunta pois é ela que vai nortear todas as ações e estratégias para a sua próxima edição. O ideal é sempre utilizar a pesquisa de satisfação para eventos para ter o máximo de informações possíveis.
Mas nem sempre é fácil acertar ao realizar essa pesquisa. Ela pode trazer as informações que precisa mas também existe o risco de atrair um pequeno número de participantes.
Para te ajudar a ter sucesso nessa estratégia, preparamos uma lista com 3 passos que precisa seguir para acertar em cheio no momento de enviar as perguntas e receber as respostas dessa pesquisa.
3 passos para acertar na sua pesquisa de satisfação para eventos
1. Entregue algo de valor antes de cobrar as perguntas da pesquisa
Seria um sonho conseguir enviar uma pesquisa para os contatos dos participantes do evento e ter todas as respostas possíveis. Mas sabemos que a realidade não é bem assim.
Para conseguir ter o máximo de resultados com essa estratégia, é preciso oferecer algo de valor em troca, para que assim as pessoas já despertem o interesse em responder a pesquisa de satisfação para eventos o mais rápido possível.
Nesse ponto, a melhor maneira de colocar a ação em prática é conseguir a resposta dos participantes para depois entregar o item de valor, logo depois de enviar o formulário.
No caso, é importante entregar algo que faça a diferença para os participantes. Uma dica é utilizar os slides das palestras apresentadas no evento, algo essencial para relembrar os ensinamentos que foram passados durante a participação.
2. Pergunte as questões mais relevantes para medir o sucesso do evento
Um dos grandes erros dos organizadores de eventos é pensar que as perguntas da pesquisa de satisfação para eventos devem ser direcionadas para aquilo que o público realmente quer falar.
Mas será que essa é a análise certa para atingir seus objetivos com a pesquisa? Na verdade não, já que o resultado mais esperado pelos participantes é diferente do objeto central da organização do evento.
O ideal então é utilizar questões para que possa analisar as respostas na sequência e ter ideias mais concretas que ajudem a entender quais os erros e acertos do evento, além de identificar se os objetivos traçados na fase de planejamento foram realmente atingidos.
3. Não exagere na quantidade de perguntas
A maior reclamação de quem não consegue ter bons resultados com a divulgação para pesquisa de satisfação para eventos é a falta do volume de respostas necessários para fazer uma análise.
Mas as vezes fica fácil entender porque chegaram poucas respostas para a pesquisa de satisfação para eventos: os organizadores exageram na quantidade de perguntas e também no volume de respostas que elas acabam exigindo dos participantes.
Então é importante usar alguns gatilhos que ajudam a conquistar mais respostas do público. Alguns deles são:
- Notas: o ideal é usar a metodologia de 1 a 5 estrelas, que agiliza o processo de respostas, e ajuda a gerar mais interesse do público em responder a pesquisa. Com a metodologia que vai até uma nota 10, pode ficar mais difícil entender de a avaliação é realmente positiva ou não;
- Perguntas abertas: você pode utilizar as perguntas abertas, mas deixando a grande maioria delas como não obrigatórias. Essa metodologia ajuda a ter mais respostas, enquanto que as perguntas longas e obrigatórias na pesquisa acabam fazendo as pessoas perderem o interesse em finalizar o formulário;
- Múltipla escolha: as perguntas que podem ter várias respostas ao mesmo tempo costumam chamar a atenção e receber respostas sinceras do público, então vale muito a pena investir nelas para o seu modelo de pesquisa.
O mais importante para entender que a pesquisa vai ajudar a encontrar os resultados esperados é utilizar o máximo de soluções durante o evento que vão gerar um impacto positivo e o engajamento de todos.
O aplicativo próprio do evento, por exemplo, pode ser utilizado para criar um impacto muito positivo para todos os participantes. O engajamento, networking e informações sobre o evento em tempo real vai impactar diretamente nas respostas da pesquisa de satisfação para eventos.
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Um profissional das palavras amante de Tecnologia, Internet, Marketing de Conteúdo e tudo que envolve o mercado de eventos. Produzindo conteúdos para educar o mercado com base na experiência dos eventos que participo ao longo dos anos, como feiras, congressos e eventos corporativos.