o que é simpósio e como fazer
Gestão de eventos, Organização de eventos | 6 minutos de leitura

O que é simpósio e como fazer. Guia prático (com CHECKLIST)

Esse tipo de evento muitas vezes é confundido. Descubra de uma vez por todas o que é um simpósio!


O que é simpósio e como fazer? O que significa simpósio? Segundo o dicionário o significado de simpósio é:

  • Reunião técnica ou científica
  • Congresso para debater determinado assunto

Assim define o dicionário português sobre o significado de simpósio.

Com a expansão dos eventos científicos muitas pessoas ficam em dúvida sobre o real significado desse termo, afinal, qual é a diferença entre simpósio e seminário, por exemplo?

O conceito de outros tipos de eventos como palestras, mesas-redondas ou conferências, também não é completamente entendido.

Entretanto, se você tem o objetivo de organizar um evento como este, é necessário entender as diferenças entre os tipos de eventos científicos.

Neste artigo vamos te apresentar conceitos básicos, além de propor um modelo funcional de checklist que irá te ajudar na organização do evento como um todo. Vamos entender também o que é simpósio e como fazer um.

O que é simpósio e como fazer? Significado e finalidade

Os simpósios se diferenciam dos demais tipos de eventos,pois tratam de assuntos científicos e acadêmicos.

É muito comum que em simpósios, sejam discutidas novas técnicas sobre determinado tema.

Um simpósio é uma reunião formal em um ambiente acadêmico onde os participantes são especialistas em seus campos. Esses especialistas apresentam suas opiniões ou pontos de vista sobre um tema de discussão escolhido.

Não seria incorreto rotular um simpósio como uma pequena conferência. Há discussões habituais sobre o tema escolhido após os especialistas apresentarem seus discursos.

A principal característica de um simpósio é que ele cobre um único tópico ou assunto e todas as palestras dadas por especialistas são concluídas em um único dia.

Esse tipo de evento muitas vezes é confundido com o modelo de mesa-redonda, onde participantes debatem entre si e as discussões contam com um mediador.

Nos simpósios, o objetivo é promover o crescimento de todos os envolvidos, por isso, os participantes realizam um intercâmbio de informações e acabam não discutindo tanto entre si e sim diretamente com a plateia.

Diferença entre simpósio e seminário

É muito comum confundir e não saber a diferença entre simpósio e seminário, pois realmente são muito parecidos.

Assim como o que você acabou de ler sobre o que significa simpósio, um seminário também é uma forma de instrução acadêmica, seja em uma universidade ou oferecido por uma organização comercial ou profissional.

Porém, o seminário, tem a função de reunir pequenos grupos para reuniões recorrentes, concentrando-se cada vez em algum assunto específico, em que todos os presentes são convidados a participar ativamente.

Outra diferença entre simpósio e seminário é a existência da figura de um orador que prepara e instrui conceitos e técnicas que serão apresentadas e discutidas através de uma combinação de materiais visuais, ferramentas ou equipamentos interativos e demonstrações.

O simpósio possui vários pesquisadores falando sobre um mesmo assunto, trata-se de um evento mais específico. Já no seminário temos um tema geral, mas a abordagem dos pesquisadores é variada, de acordo com os subtemas que abordam.

Resumindo, no simpósio um tema específico é abordado por todos os profissionais que irão apresentar seus trabalhos, cada um com seu ponto de vista. No seminário os temas das apresentações podem variar de maneira mais significativa e mesmo que exista um tema central, ele é dividido em subtemas nas apresentações.

Por que devo realizar um simpósio?

Se você pretende organizar uma apresentação de trabalhos sobre um campo específico de pesquisa e engajar o público, analisando ideias e até mesmo ouvindo novos pontos de vista, você poderá realizar um simpósio.

Como já citado anteriormente, simpósios são eventos, em sua maior parte, orientados ao meio acadêmico e científico. Por isso, acabam sendo mais específicos que os congressos (muitas vezes os simpósios estão presentes dentro da programação dos congressos).

O que preciso saber para realizar um simpósio?

Os eventos científicos no geral, exigem um bom planejamento. Esta é a etapa mais importante de todo o processo de realizar um evento.

Como o simpósio tem como característica reunir especialistas de renome em função de um tema de interesse geral, é muito importante que você tenha um cronograma muito bem definido e que esteja alinhado com a agenda dos seus principais convidados.

Sugerimos que antes de iniciar a organização de um evento científico, seja ele de qualquer natureza, que você leia o artigo exclusivo da mobLee, “Eventos Científicos: tudo que você precisa saber”.

Abaixo, separamos um checklist para que você possa consultar e garantir que tudo estará organizado para o dia do evento.

Checklist para organizar um simpósio de sucesso

Construir ou ter acesso a um checklist antes de iniciar a organização de um evento garante que nada será esquecido pela correria das atividades diárias de preparação.

Por isso, uma dica importante é sempre montar a listagem de tarefas antes de iniciar a organização real de qualquer evento. A seguir, um checklist específico para a organização de um simpósio.

  • ( ) Escolher o objetivo do simpósio;
  • ( ) Escolher o tema central;
  • ( ) Definir uma data com boa antecedência;
  • ( ) Escolher um local de fácil acesso aos participantes;
  • ( ) Escolher e convidar os especialistas no tema discutido;
  • ( ) Definir seu público-alvo;
  • ( ) Organizar uma agenda do evento para os participantes;
  • ( )Conseguir patrocinadores e apoiadores;
  • ( ) Elaborar do material de apoio;
  • ( ) Definir o coffee break perfeito para seu evento ou coquetel;
  • ( ) Preparar os conference proceedings (Anais);
  • ( ) Preparar conteúdo promocional e brindes;
  • ( ) Contratar uma equipe de assessoria de imprensa (caso necessário);
  • ( ) Verificar a necessidade e contratação de equipes de apoio: secretárias, datilógrafas, recepcionistas de tradução simultânea, de audiovisuais, fax, telex, telefone, sala de imprensa;
  • ( ) Promover a venda de ingressos online e física para o evento.

Com as informações contidas aqui sobre o que é simpósio e como fazer, você terá a tranquilidade que precisa para colocar tudo em prática e realizar um evento de sucesso.

Quais outros tipos de eventos você pode realizar?

Agora que você já sabe o que é simpósio e como fazer, lembre-se que existem uma variedade de eventos que podem ser realizados no meio acadêmico e corporativo, sendo eles: congressos, mesas-redondas, seminários, palestras, cursos ou workshops.

Por isso, sugerimos que conheça a fundo as diferenças entre cada um, lendo o artigo, “Os principais tipos de eventos corporativos e seus objetivos”. Neste material você terá acesso à explicação das diferenças entre workshop, curso, simpósio e palestra.

Cada um atenderá necessidades específicas, mas é possível unir alguns destes modelos de eventos para trazer mais conhecimento aos seus participantes.

Eventos dos mais variados segmentos enfrentam constantemente a necessidade de renovação, introduzindo novos conceitos, novas tecnologias e novas formas de interação entre participantes e organizadores. Isso não é diferente em eventos acadêmicos. Por isso sugerimos que você leia o nosso caso de sucesso; “Hepatologia do Milênio: tecnologia em um evento de congresso médico”.

Por meio da adoção da tecnologia Engage, app para eventos, criado pela mobLee, o evento concentrou suas informações, propiciou uma comunicação mais eficaz e foi adotado por mais de 60% do público total do evento, que era composto basicamente por especialistas experientes e nem sempre acostumados com esse tipo de relacionamento.

Veja neste exemplo do app do RD Summit como pode ser simples fazer o login, definir as preferências, conhecer os palestrantes e visualizar toda a programação do seu evento através do aplicativo:

Gostou da sugestão para ampliar os resultados de seu evento, promovendo mais engajamento do público? Então conheça as demais funcionalidades do mobLee. Melhoramos os seus eventos, simplificamos o seu trabalho.

lm aplicativo

Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!