Gerador para eventos
Infraestrutura de eventos | 5 minutos de leitura

Gerador para eventos: o que você precisa saber antes de contratar

Saiba por que alugar geradores de energia para grandes eventos continua sendo uma das melhores alternativas para economizar e evitar surpresas desagradáveis


Um gerador para eventos pode fazer a diferença, afinal, sem energia seu evento para. Não são todos os lugares que estão preparados para receber eventos. Quando falamos de situações que ocorrem ao ar livre, por exemplo, é ainda mais essencial que a infraestrutura da região seja conferida com antecedência.

E já avisamos: não é sempre que o local suporta receber o público que você espera. Para não ficar na mão e decepcionar os seus consumidores, a solução é recorrer ao gerador de energia para eventos. Hoje, podemos dizer que eles são peça-chave no planejamento de um evento. Mas, como saber, qual gerador devo usar?

Nesse artigo, falaremos sobre a economia que um gerador de energia para eventos, é capaz de proporcionar e por quais razões eles não podem faltar no planejamento financeiro para eventos.

À primeira vista, pode parecer algo simples e até mesmo dispensável, mas já parou para pensar no quanto você perderia por ficar alguns minutos sem energia?

Invista em um gerador para eventos

São muitos os tipos de eventos que podem ser beneficiados com a locação de um gerador de energia para eventos. Entre eles, podemos citar:

  • Casamentos
  • Shows
  • Feiras de rua
  • Jogos de futebol e mais.

Em caso de interrupção no fornecimento de energia, o gerador para eventos entra em ação e garante a continuidade das atividades.

Porém, embora muitos até saibam que podem precisar de um gerador de energia para eventos, não é raro vermos organizadores deixando esse equipamento de lado, visando apenas cortar custos.

É um engano pensar assim. Ao contrário, um bom gerador para eventos pode representar uma economia significativa.

A escolha perfeita de gerador de energia para eventos

Como saber qual gerador devo usar? Para evitar qualquer tipo de desperdício, é importante escolher o gerador sob medida para atender às suas necessidades. Nesse caso, basta conversar com os especialistas de empresas conceituadas e expor exatamente o seu problema.

As companhias com mais experiência de mercado têm à disposição dos clientes uma equipe especializada para identificar e instruir qual tipo de gerador para eventos melhor se adequa àquela finalidade.

Para responder a pergunta: “como saber qual gerador devo usar?” veremos alguns itens básicos que irão te ajudar.

Estes itens são essenciais para serem considerados na hora da escolha:

  • a potência do equipamento
  • o tamanho do gerador
  • o espaço no qual ele será instalado

Por isso, listamos conselhos que você deve considerar na hora de escolher o seu gerador.

Potência: antecipando a energia consumida

Muitas pessoas ainda acreditam que a escolha de um gerador de energia para eventos, deve ter alguma relação com a quantidade de pessoas. Esse pensamento é equivocado. O que deve ser observado é qual o consumo estimado no local.

É por essa razão que, fatores como o tipo de equipamento de som a ser utilizado ou detalhes como a iluminação do local, fazem mais diferença do que a quantidade de público em si.

Sabendo qual será o uso, é possível indicar com mais clareza um gerador de energia para eventos.

Se você terá bandas ou equipes de iluminação no seu evento, se informe com os responsáveis sobre a potência necessária.

Baseado nessas informações, tenha em mente que gerador para eventos têm entre 370 e 500 KVA de energia.

Espaço: o tamanho do ambiente deve ser considerado

Como saber qual gerador devo usar em um espaço pequeno? Existem algumas questões de segurança que devem ser observadas na instalação e na manutenção de um gerador e uma delas diz respeito ao espaço.

Quanto maior for o gerador para eventos, mais espaço ele vai precisar. Por isso, é preciso verificar se existe um local adequado para a sua instalação.

Aliás, essa é também uma das razões pela qual optar pela locação de um gerador de energia para eventos se torna algo mais econômico. Nessas circunstâncias, toda a responsabilidade técnica de manutenção e instalação é responsabilidade da empresa que aluga o equipamento.

Se o gerador para eventos for ficar exposto aos participantes, é importante que ele tenha uma boa aparência e se mostre conservado, sem sinais de desgaste ou ferrugem. Afinal, você não vai querer arruinar a sua imagem apresentando um gerador de energia para eventos, a diesel, por exemplo, em más condições.

Por fim, é preciso pensar ainda na questão do barulho. Se a manutenção do gerador estiver em dia, os níveis de ruído estarão dentro de uma frequência aceitável e não vão comprometer o funcionamento do evento de nenhuma forma.

Pense nas possibilidades de uso

Há empresas que solicitam a locação de um gerador apenas para deixá-lo como uma peça sobressalente, caso a energia elétrica falte. Porém, há outras companhias que locam o equipamento pensando em utilizá-lo o tempo todo.

Independentemente da sua escolha, é essencial informar isso à empresa na hora de solicitar um orçamento.

Empresas especializadas como A Geradora mantém em sua equipe especialistas que podem avaliar pessoalmente as condições do local de instalação.

Por exemplo, fatores como temperatura e altitude, bem como se ele estará o tempo todo em um ambiente fechado ou aberto, são determinantes para que seja possível escolher o modelo de gerador para eventos, mais adequado.

De posse dessas informações, a equipe de instalação providenciará os equipamentos necessários.

Por fim, observe também qual será o período de uso do equipamento. Para prazos curtos ou mesmo períodos intermitentes, a locação é sempre a melhor escolha.

No caso de uso em longo prazo, é preciso mensurar os custos com a aquisição e a manutenção do gerador. Em muitas situações, ainda assim é mais econômico locar um gerador do que adquirir um maquinário próprio.

Espero que tenha gostado das nossas dicas! Se está em busca por fornecedores para eventos, sugerimos que leia o nosso artigo especial, “Fornecedores para eventos: como escolher e comprar serviços”.

Da fase de criação ao pós-evento, o time da mobLee está sempre a postos para garantir que você obtenha os melhores resultados possíveis. Já atendemos a +1.000 eventos e uma média de +1.000.000 de usuários utilizaram e aprovaram nossa plataforma.


Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!