imagem de dois participantes ou colaboradores da empresa sendo engajados pela gamificacao
Engajamento em eventos, Organização de eventos | 5 minutos de leitura

Gamificação nas empresas: 5 dicas para começar agora!

Saiba tudo sobre a Gamificação, conhecida também por Gamification, nas empresas


Você conhece o conceito de Gamificação? Também conhecida como gamification, essa é uma estratégia de interação através de games que vem crescendo muito no Brasil. A ferramenta de gamificação nas empresas já virou febre no mercado corporativo, sendo muito utilizada pelas empresas em treinamentos e eventos em geral.

Já parou para pensar em como somos facilmente envolvidos por jogos? Basta observar ao seu redor por alguns instantes. Os games têm o poder de capturar a atenção humana em um estado de imersão total em seu conteúdo. Por isso, a gamificação nas empresas têm funcionado tão bem.

Importância de implantar a gamificação nas empresas

Ao apostar em uma dinâmica de jogos como seu principal fundamento, a ação de gamificação estimula o engajamento do público com a marca, além de levar conhecimento e informação para os seus participantes de uma maneira lúdica e criativa.

Além disso, a estratégia também é muito eficaz para estreitar relacionamentos e desenvolver habilidades individuais da sua equipe.

A tecnologia tem se mostrado como principal aliada desse processo, sendo fundamental para a implementação dessas práticas em eventos. Isso porque, aliada a aplicativos ou plataformas de realidade virtual, a ação gera resultados ainda melhores.

Que tal inovar em suas próximas ações e investir em práticas de gamificação? Listamos 5 alternativas criativas que você pode implementar agora mesmo. Confira abaixo!

1. Gincanas

Forme equipes, motive os seus participantes e proponha desafios inspiradores. Esses são os ingredientes necessários para fazer da sua gincana uma receita de sucesso quando o assunto é gamificação nas empresas.

Tradicional e muito divertida, a gincana envolve jogos variados, caça ao tesouro, concursos e demais competições em grupo. Ao final de todas as atividades, ganha o time que tiver o melhor desempenho na somatória de todas as modalidades.

Ao contrário do que se acredita, uma gincana pode acontecer em qualquer lugar, sendo uma potente ferramenta de atração para o seu evento. Basta disposição e muita criatividade. Através dessa dinâmica é possível promover a interação entre os participantes, estabelecer laços e difundir conhecimento de forma lúdica e criativa.

2. Board Games

Versão avançada dos jogos de tabuleiro, o Board Game já está consolidado no mercado de games no Brasil e vem ganhado cada vez mais espaço na indústria. Afinal, quem nunca passou horas em uma batalha espacial ou até mesmo tentando dominar uma cidade fictícia?

Misturando o estilo dos videogames com o formato dos já consagrados jogos de tabuleiro, essa é uma excelente opção para atrair a atenção dos participantes do seu evento. Apesar de ser enquadrado como uma subcultura nerd, o jogo tem vários admiradores e oferece uma oportunidade única de interação entre os seus jogadores.

3. Role Play

O Role Play é um jogo onde os seus participantes encenam diferentes papéis em uma espécie de dramatização da realidade. Para jogar são necessárias duas ou mais pessoas que precisam usar de toda a sua criatividade para solucionar um problema ou situação proposta.

É necessário que uma pessoa atue como facilitador para distribuir os papéis de cada participante, estabelecer as regras e delimitar o espaço e tempo do jogo.  A espontaneidade e o improviso são fundamentais para que o jogo funcione corretamente.

As técnicas do Role Play são muito usadas dentro das grandes corporações, sejam em dinâmicas, treinamentos de equipe ou no desenvolvimento de líderes. O jogo estimula a aprendizagem, o desenvolvimento de novas habilidades e uma reflexão sobre as atitudes de cada participante.

4. Jogos de imersão

Como o nome já sugere, nos jogos de imersão o participante é transportado para dentro do jogo, seja ele real ou virtual. As produções, com qualidade cinematográfica, trazem uma experiência única para os jogadores, que mergulham em um novo mundo.

A indústria dos games está em constante atualização, utilizando todas as tecnologias disponíveis para melhorarem os seus produtos. Através da realidade virtual, hoje é possível transformar esse tipo de game em uma experiência de imersão ainda mais completa.

Os jogos desse tipo são uma verdadeira febre no mercado e oferecem uma excelente oportunidade de atrair participantes para a sua gamificação. Além disso, em caso de eventos corporativos, através dos jogos é possível reforçar a imagem da marca deixando dicas e pistas sobre as suas metas e valores.

5. Escape Games

O Escape Games é uma modalidade de game interativo que vem movimentando a indústria no Brasil e no mundo. Inspirado em gêneros do videogame, a ideia é criar uma experiência onde o jogador está dentro do jogo e tem que fazer de tudo para escapar.

O jogo é organizado em salas, que têm temáticas que variam da aventura ao terror. O principal objetivo dos participantes é desvendar o enigma proposto com a sua equipe e conseguir sair do ambiente em um tempo específico.

É preciso usar o raciocínio lógico para seguir todas as pistas e conseguir se salvar de determinada situação. A modalidade foi desenvolvida para um público adulto e tem sido muito usada em processos seletivos e treinamentos variados.

O jogo estimula as habilidades individuais de cada jogador, além de incentivar o trabalho em grupo, sendo uma excelente opção de gamificação nas empresas.

Resultados ao trabalhar a gamificação nas empresas

A aplicação da gamificação pode variar de acordo com o tipo de evento, público envolvido e objetivo da empresa, podendo ser utilizado para treinamento, recrutamento, integração e até mesmo fidelização de participantes.

Entre os principais resultados alcançados pela ação, podemos destacar o envolvimento dos participantes, motivação do público, criação de um ambiente colaborativo e aumento da interatividade. Além disso, essa é uma excelente oportunidade de transformar o seu evento corporativo em uma experiência única para os seus colaboradores.

Como você pode perceber, a gamificação é um elemento fundamental para o sucesso das suas ações, garantindo ainda mais engajamento dos participantes de um evento com a sua marca.

Legal, não é? Agora que você já conhece as principais tendências de gamificação nas empresas, que tal adicionar essas práticas a rotina de eventos corporativos do seu negócio? Lembre-se de sempre contar com uma equipe especializada no assunto para garantir resultados ainda melhores!

Esse conteúdo te ajudou? Assine a nossa newsletter e receba todas as dicas e novidades exclusivas sobre o assunto direto no seu email! Ah, e se quiser saber mais sobre Gamification e como gerar ainda mais engajamento no estande do seu evento, clique abaixo!

Quero saber como gerar mais engajamento no estande do seu evento


Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!