Organização de eventos | 3 minutos de leitura

Sexta feira 13: 13 medos e problemas que assombram os organizadores de eventos

Trabalhar no setor de eventos é um grande desafio! Por mais que esteja tudo organizado, planejado e cronometrado, na hora do evento surgem surpresas (que nem de longe estavam previstas!)


Nessa sexta-feira 13, data que retrata o “dia do azar”, nada melhor do que apresentarmos 13 medos e problemas que assombram os organizadores de eventos. Com este post, vamos apontar e explicar diferentes problemas para organizadores de eventos, as barreiras e os obstáculos que eles frequentemente enfrentam. Confira!

1. O fornecedor não chegar na hora certa

A solução é ter uma rede de fornecedores de confiança e, no contrato, especificar os horários da entrega, montagem e desmontagem, para que tudo saia conforme o planejado.

2. Os convidados comerem e beberem mais do que o esperado

Sempre tenha fornecedores como carta na manga que aceitem pedidos em cima da hora e, ao contratar o serviço, negocie a quantidade de alimentos e bebidas a mais.
Calculadora gratuita de coffee breaks e happy hours

3. O público não comparecer

O primeiro passo é ter objetivos específicos na organização do evento e direcioná-los ao público-alvo. O seu evento precisa ser bem divulgado e, se possível, contar com estratégias de credenciamento para saber a quantidade de público confirmado antes do evento.

4. Estourar o orçamento

Faça pelo menos 3 orçamentos de cada item com fornecedores diferentes, para ter um bom comparativo custo x benefício. A planilha orçamentária deve ser uma das primeiras coisas a fazer antes de divulgar o evento. Parcerias e patrocínio são uma forma de o evento não sair no vermelho.
Como conseguir patrocinadores para o meu evento

5. Faltar luz durante o evento

Alugue um gerador para não depender apenas da iluminação local, assim você não corre o risco de faltar luz ou ela ficar oscilando durante o evento pelo excesso de carga.

6. As pessoas não encontrarem o local do evento

O evento precisa estar bem localizado e sinalizado, de fácil acesso e, sempre que possível, com estacionamento próximo. Identifique o caminho com materiais de decoração e, se o local for de difícil acesso, contrate seguranças para indicar o caminho.

7. A equipe de trabalho não saber o que fazer

É necessário ter um treinamento para a equipe no local do evento, para que todos os envolvidos saibam onde os itens estão localizados e o que deve ser feito por cada um. Além disso, esse momento é essencial para repassar as responsabilidades.

8. A internet não atender a todos os participantes

Ter a velocidade de internet ideal para que o seu evento é fundamental para que possa oferecer uma conexão robusta e confiável aos participantes, sem engasgos e frustração.

Calculadora gratuita de velocidade ideal de internet

9. As pessoas não interagirem com o evento

Facilite a vida dos participantes, liberando a internet e usando a tecnologia a seu favor na divulgação do evento. Faça um backdrop, lance uma hashtag e solicite que os participantes façam check-in e postem as suas fotos. Se possível, crie um app para o evento.

10. O tamanho do local não ser ideal

Ninguém gosta de participar de eventos muito apertados ou com espaço de sobra. Por isso, calcular qual o tamanho de sala ideal para comportar os participantes do seu evento de maneira confortável e sem subutilizar o espaço é fundamental para o sucesso do seu evento.

Calculadora gratuita de tamanho de salas

11. Ter defeitos no equipamento de som e luz

Como a montagem de som e luz costuma ser demorada e trabalhosa, peça para a equipe de som e iluminação deixar tudo montado e testado um dia antes do evento. Sempre acompanhe a passagem de som.

12. Acontecer brigas e bagunça na festa

Contrate seguranças. Além de cuidar da segurança do local, eles podem ajudar a organizar as filas e, como citamos anteriormente, fazer a cortesia de levar um guarda-chuva quando a pessoa sair do carro e acompanhá-la até o evento.

13. Tratar a identidade visual de forma isolada

Cartazes, flyers, mídia social, site, uniforme da equipe de trabalho — tudo deve estar de acordo com a identidade visual do evento, mostrando planejamento e organização.

Diferente da cultura, em vez de desejar azar nesta sexta-feira 13, seguindo as nossas 13 dicas, temos a certeza de que os problemas para organizadores de eventos serão facilmente resolvidos e o seu projeto será um sucesso!

Quer desejar sorte aos seus amigos? Compartilhe este post no Facebook Instagram!


Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!