Colunistas mobLee | 3 minutos de leitura

Futuro dos eventos: O que esperar dos eventos pós-crise


A pergunta que vale 1 milhão de dólares é: Como serão os eventos após a pandemia? Se você tiver esta resposta, você tem o mercado de eventos nas suas mãos. 

Como eu acredito que nem eu e nem você temos essa resposta, precisamos descobrir quais informações e ações estão sendo consideradas pelo resto do mundo. Pesquisar, entender e criar ações dentro da nossa realidade é a chave para abrirmos essa porta.

No início de abril aconteceu o primeiro grande evento na china: a feira HAINING EXPORT EXHIBITION 2020. Com protocolos bem rígidos e uso de tecnologia para identificar remotamente alterações de calor, até então, o que se sabe é que foi um sucesso. Depois, em maio, a Coreia do Sul realizou a feira 53ª MBC Architecture Expo, um evento do setor de construção que atraiu milhares de pessoas ao imponente Kintex (Korea International Exhibition). Já na Coreia, a feira passou por um protocolo de segurança de três estágios, também esbanjando tecnologia e ações de higienização

Minha pergunta é sempre a mesma: quanto isso vai custar no valor final dos eventos presenciais? 

Será que todas as empresas de eventos vão ter condições de arcar com este custo? 

Será que a margem de patrocínio que muitas empresas trabalharam até fevereiro de 2020, será suficiente para os novos eventos presenciais? Ou seja, se você precisava de 20 cotas de patrocinadores preenchidas, você vai precisar de 40 para fazer o mesmo evento?

Eu realmente não sei. 

Eu só sei que temos que nos reinventar e que o futuro dos eventos será baseado nas decisões que tomamos agora. Os eventos on-line, são uma saída vantajosa para que muitas empresas permaneçam no mercado de eventos sem despender recursos excessivos. Para isso, é necessário ter uma tecnologia muito bem alinhada à uma experiência significativa e, também, perder o medo de COBRAR pelos eventos online.

Veja também: Precificação em eventos online: como definir o valor do seu ingresso

Essa história que ninguém paga por eventos on-line tem que estar no passado de nossas organizações. Empresas e profissionais pagam pelo valor agregado ao evento, se ele enxerga quanto valor existe em ter acesso a um conteúdo exclusivo, ele paga e paga bem!

Já temos protocolos oficiais para a retomada dos eventos presenciais?

Sim! Temos algumas ações construídas junto à entidades como Sebrae e ABEOC , que abrem essas discussões. O Governo Federal e o Ministério do Turismo ainda não se manifestaram oficialmente, mas algumas entidades e organizações estão se mexendo. 

Isso resolve todos os nossos problemas? 

Não. Porque precisamos validar  essas ações dentro do orçamento dos eventos que você está acostumado a fazer. O Futuro dos eventos passa mais por uma transformação digital do que uma mera construção de protocolos e ações direcionadas. 

No dia 07/07 está previsto a apresentação das orientações do Governador João Dória para eventos no estado de SP. O que já é um avanço muito grande para o setor dos eventos. As orientações serão como um mapa para que possamos saber por onde caminhar.  

Cada organizador ou empresa de eventos terá que pensar se vale a pena arriscar em  um evento presencial caro, com poucas pessoas e limitado na interação ou se é mais interessante investir em um evento online que pode alcançar até mais de mil pessoas, mas  com um custo reduzido.

Então, o futuro dos eventos será on-line?

Acredito que o futuro dos eventos será híbrido. Trabalharemos de forma mais ampla a experiência dos eventos, não será apenas colocar o crachá e fazer o check in na entrada do evento ou clicar no link e assistir enquanto trabalha. Agregar valor à experiência dos eventos é trazer algo a mais para essa adesão. 

O fato é que não temos uma receita de bolo. A fórmula que conheço é fazer, testar e ajustar. Buscar ao máximo trabalhar a interação dos participantes, sejam eles inscritos ou palestrantes e não ter medo de arriscar e fazer algo diferente.

O Futuro dos eventos está sendo construído agora, a cada ação que você toma e a cada evento que você participa e percebe o que está dando certo ou não, e aperfeiçoa para quando for sua vez.

LM mobLee 365

Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!