Organização de eventos | 4 minutos de leitura

Evento LGBT friendly: o que considerar durante a organização


O setor de planejamento de eventos é impactado pela comunidade LGBTQ+. Mesmo que você suponha que suas reuniões e eventos não são  discriminatórios, sempre há espaço para melhorias e inclusão para termos um evento LGBT friendly.

Planejar um evento favorável à comunidade LGBTQ+ é uma boa prática, é um bom negócio. O mercado LGBTQ+ possui grande poder de compra quando se trata de reuniões, eventos e viagens. A devida diligência e o marketing inclusivo podem não apenas fazer com que seus participantes se sintam felizes e seguros, mas também trazer  ROI para sua reunião ou evento.

Todas as reuniões devem ser compatíveis com quaisquer grupos minoritários. Mesmo que sua reunião não seja para uma organização ou grupo de indivíduos LGBTQ+, pode haver membros da família de algum participante que seja, por exemplo.Uma reunião favorável à LGBTQ+ significa simplesmente que você teve atenção extra ao criar um ambiente inclusivo para todos os participantes durante a reunião ou evento.

evento LGBT friendly

Como os planejadores podem ser mais conscientes?

Use com sabedoria o tempo que antecedeu o seu evento ou reunião  e mantenha uma linha aberta de comunicação entre planejadores, fornecedores e participantes. Essa é a chave.

Escolha o espaço certo no local certo. Isso é fundamental para um evento inclusivo. Converse com seu fornecedor, pergunte sobre sua experiência anterior com eventos compatíveis com a comunidade LGBTQ+ e sobre  qualquer treinamento em diversidade que a equipe tenha concluído. Trabalhe com funcionários capacitados, ou os capacite em diversidade. Avalie as políticas e atitudes do local antes de se comprometer. Evite sujar sua imagem com fornecedores intolerantes. 

Comunidades marginalizadas costumam ser sensíveis e protetivas. Uma experiência ruim num local de eventos costuma reverberar dentro da comunidade e é comum existirem lugares rotulados  como hostis para LGBTQ+. Evite esses locais como sede de seu evento.

Empatia

Importe-se com a identidade de gênero. Se no seu formulário de inscrição houver pergunta sobre sexo ou gênero, inclua “transgêneros” e “Não desejo me identificar” como opções. Ademais, implemente uma placa de “Banheiro não binário” no local do evento.

Dê voz à pessoa  LGBTQ+ através de sua programação, comitê anfitrião, material de marketing, ou palestrante, o tema LGBTQ+ precisa estar em destaque junto a tantos outros. Você pode também selecionar um orador que se identifique  como LGBTQ+. Isso fortalece, mesmo que não seja abordado nenhum assunto referente à diversidade  .

Estabeleça uma política de tolerância zero para homofóbicos, racistas, sexistas ou qualquer outro discurso tendencioso em seus eventos. Divulgue isso em seu site e durante o evento. Comunique claramente sua postura e expectativas para sua equipe, participantes, patrocinadores e fornecedores. Além disso, peça aos painelistas e palestrantes que usem termos neutros ou a-gênero. Treine e capacite.

Em resumo:

Escolha vendedores ou fornecedores com identificação LGBTQ+ ou compatíveis com LGBTQ+;

Use linguagem neutra de gênero em todas as formas de comunicação com os participantes;

Apresente uma política de tolerância zero contra linguagem ou comportamento LGBTQfóbico;

Trabalhe com diversos oradores e painelistas;

Incentive oradores e membros do painel a usar linguagem neutra de gênero;

Trabalhe com organizações LGBTQ+ locais;

Vistorie  o espaço com antecedência para garantir que ele seja acessível e acomode todos os participantes (bastante atenção aos banheiros, eles precisam estar preparados para receber todo mundo sem discriminações);

Conheça as marcas com quem trabalhará: muitos hotéis nacionais estão entre as principais empresas amigas de LGBTQ+ no país, prefira trabalhar com eles;

É importante garantir que todos os funcionários, da recepção à limpeza e intermediários, estejam treinados para receber pessoas LGBTQ+ com dignidade.

É importante que os participantes LGBTQ+ possam se enxergar no seu evento. Assim, depois de garantir um espaço seguro para os participantes LGBTQ+, você pode começar a comercializar. Nunca o contrário.

Sugestões práticas:

Planeje um happy hour LGBTQ+ ou um evento que integre;

Inclua linguagem neutra de gênero em todo o conteúdo;

Inclua indivíduos LGBTQ+ ou ícones do arco-íris na garantia da reunião;

Vincule-se a Associações LGBTQ+, procure por consultorias especializadas e parcerias;

Anuncie em mídias LGBTQ+;

Do que não posso esquecer?

Para ter um evento LGBT friendly, escolha alguém como ponto de contato para perguntas e reclamações sobre inclusão. Você quer ter certeza de que, se alguém tiver uma experiência negativa, essa pessoa terá a quem recorrer.

O acompanhamento é o que nos permite aprender com a experiência. Obtenha feedback dos participantes, com perguntas sobre diversidade . Colha  depoimentos referentes à inclusão e use-os em futuras promoções.

Lembre-se: é um processo contínuo de aprendizado e comprometimento.


Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!