Evento corporativo interno
Gestão de eventos | 6 minutos de leitura

Evento corporativo interno: o que é, por que e como organizar


Integrar equipes e lideranças, fortalecer a cultura da empresa, aumentar a motivação e o engajamento dos colaboradores, capacitar e qualificar o time. Esses são apenas alguns dos benefícios de um evento corporativo interno. 

Muito mais do que proporcionar momentos de confraternização, esse tipo de evento tem potencial para impulsionar os resultados. Por isso, é essencial para o sucesso de qualquer negócio. 

Para entender quais tipos de eventos corporativos fazem sentido para a sua empresa e aprender a organizar passo a passo, continue lendo este artigo! 

O que é um evento corporativo interno 

Um evento corporativo interno é um encontro – presencial, online ou híbrido – promovido pela empresa para reunir os próprios colaboradores. Pode ter diferentes objetivos, como por exemplo: 

  • confraternização 
  • descompressão 
  • integração
  • capacitação
  • qualificação
  • motivação
  • engajamento
  • planejamento
  • anúncios 
  • alinhamentos

Os eventos fazem parte da cultura organizacional. Toda empresa, não importa se grande ou pequena, naturalmente cria seus próprios rituais. Eles reforçam os valores e a identidade da empresa. 

Celebrações de aniversário, happy hours, festas de fim de ano, reuniões de planejamento, treinamentos, apresentações de resultados. Todos esses podem ser considerados eventos internos e cumprem um papel importante, pois contribuem para fortalecer a equipe e melhorar o desempenho. 

Mas é possível – e recomendado – ir além. Percebendo o potencial dos eventos corporativos internos, muitas empresas estão investindo em diferentes ações para atingir objetivos estratégicos do negócio. 

Confira a seguir algumas ideias que podem valer para a sua corporação. 

Quais tipos de eventos internos sua empresa pode promover 

Como vimos, há diversos tipos de eventos que sua empresa pode promover para os colaboradores. Conhecer as possibilidades é importante para escolher aqueles que fazem mais sentido para o negócio, considerando os objetivos estratégicos. Veja alguns exemplos abaixo: 

Alinhamento estratégico e motivação

Um dos principais motivos que levam as empresas a organizarem eventos é reunir toda a equipe para falar do planejamento estratégico e motivar os profissionais. Esse é um momento fundamental para garantir que todos estão alinhados e indo na mesma direção. 

As conferências de vendas, também chamadas de conferências empresariais, são um tipo de evento ideal para esse objetivo. A programação pode incluir reuniões, apresentações dos gestores e líderes e palestras com especialistas no mercado. 

Saiba mais:
Veja o que é uma convenção de vendas e como fazer uma em 4 passos

Capacitação e qualificação

Eventos corporativos internos também podem cumprir a missão de capacitar e qualificar os colaboradores. 

O investimento nesse tipo de evento compensa muito, pois contribui para a atualização profissional, o desenvolvimento de novas habilidades e conhecimentos que se convertem em melhores resultados para a empresa. 

Podem ser de curta duração e abordar um tema pontual, como workshops e palestras. Ou então ter uma programação mais extensa, tratar de diversos assuntos ou aprofundar uma questão, como em congressos e simpósios

Leia também:
Os principais tipos de eventos corporativos e seus objetivos

Integração e confraternização

Se o objetivo da sua empresa é aproximar os colaboradores e líderes, para estimular o trabalho em equipe, também vale a pena promover eventos de integração e confraternização. 

Reuniões de planejamento, brainstorming, apresentação de resultados são recomendadas para estimular o trabalho colaborativo e aumentar o engajamento dos times. 

Celebrações de aniversários, happy hours e festas são ótimas para descontrair e melhorar o relacionamento entre os colegas. 

Por que promover um evento da sua empresa 

Muitas empresas ainda têm uma visão equivocada de que eventos são um gasto, e não um investimento. Uma pergunta comum é: para que serve um evento corporativo?

Já citamos alguns objetivos que cada tipo de evento pode ajudar a empresa a alcançar. Mas motivos não faltam para organizar eventos na sua empresa. 

Os eventos melhoram o relacionamento do time, facilitam as conexões, incentivam o trabalho colaborativo, a troca de experiências e ideias. Isso é crucial para qualquer empresa que desejar inovar e encontrar soluções rápidas para os desafios. 

Além disso, a integração torna o clima organizacional agradável e positivo

Já os encontros com foco na capacitação, qualificação e treinamento dos colaboradores contribuem para que o trabalho seja realizado com mais eficiência e qualidade, aumentando a produtividade e melhorando os resultados. 

Assim, a empresa também dá a oportunidade dos profissionais adquirirem novos conhecimentos e habilidades, tornando a experiência e a jornada dos colaboradores muito positiva e, desta forma, contribuindo para a atração e retenção de talentos. 

Como organizar eventos internos na sua empresa 

Promover eventos internos exige planejamento e organização, como qualquer outro. Veja a seguir algumas dicas para que ele seja um sucesso:

Trace os objetivos

Antes de tudo, é preciso ter clareza de quais objetivos seu evento pretende alcançar. Isso vai ajudar não só a tomar decisões melhores – como o tipo de eventos, investimento necessário, programação, ações etc. – como também a comprovar os resultados ao final.

Por exemplo: se o objetivo da sua empresa é alinhar as ações para o próximo ano, pode organizar uma conferência com uma programação direcionada a apresentar o planejamento estratégico, estimular a integração entre líderes e colaboradores e oferecer palestras motivacionais.

Entenda o que o público deseja

Embora em alguns casos possam envolver parceiros e franqueados, em geral os eventos internos são voltados somente para os colaboradores da empresa. 

Por conta disso, é comum que os organizadores negligenciem uma etapa que é fundamental na promoção de qualquer evento: entender o perfil do público e quais as necessidades dele.  

É recomendado desenhar uma persona para os eventos internos, isso pode ser feito por meio de pesquisas e entrevistas. Desta forma, você tem informações para guiar o planejamento do evento e acertar nas escolhas.

Saiba mais:
Como criar personas para o seu evento?

Faça o planejamento e orçamento

Depois de definir objetivos e entender as necessidades do seu público, é hora de iniciar o planejamento e fazer um orçamento do evento. Para que tudo corra bem, é preciso que isso seja feito com bastante antecedência. 

Nesta etapa você deve definir o tipo de evento, data, local ou plataforma online para realização, a programação, palestrantes e convidados, comunicação, equipamentos, ações de engajamento e tudo mais que for necessário para a realização do encontro. 

Depois de colocar tudo no papel, pesquise os fornecedores e faça um orçamento. 

Por fim, monte uma equipe e defina as responsabilidades para cada um, criando um cronograma das atividades que devem ser concluídas até a data do evento. 

Saiba mais:
Como planejar um grande evento com sucesso?

Invista em comunicação

A comunicação merece uma atenção especial, pois pode ser determinante para o sucesso do seu evento. Elabore uma estratégia de comunicação, com campanhas por e-mail e outros canais utilizados pela empresa. 

Aposte na tecnologia para facilitar o acesso à programação e aumentar o engajamento. Ter um aplicativo próprio para o evento é a melhor forma de centralizar as informações, falar diretamente com os participantes e estimular a interação.  

Saiba mais:
Convenção Domino’s Pizza: Reinventando o evento com o uso de tecnologia

Promova eventos internos na sua empresa

Agora que você já conhece o potencial dos eventos internos e sabe como começar a organizar, não perca tempo! Ao investir na integração e desenvolvimento da equipe, sua empresa só tem a ganhar.Se você quer mais dicas para tornar seu evento um sucesso, baixe o e-book gratuito 50 dicas rápidas sobre engajamento  em eventos corporativos.


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