imagem de diversas pessoas se vestindo de forma diferente em eventos
Engajamento em eventos, Tendências em eventos | 3 minutos de leitura

Dress code para eventos: como se vestir para a ocasião?

Saiba por que é importante escolher a roupa ideal para cada tipo de evento e veja detalhes sobre como escolher seu dress code para eventos.


O evento pode ser uma experiência marcante para todos que estão na posição de participante. E na preparação para o grande dia, sempre surge uma dúvida: qual o dress code para eventos? Qual a melhor opção para determinado tipo de evento?

Casamentos, festas de aniversário e formaturas já possuem seu estilo próprio de dress code. Os convidados já sabem qual o estilo necessário para cada ocasião. Mas na maioria dos casos dos eventos corporativos, não fica claro para os convidados que tipo de roupa utilizar na ocasião.

Então confira agora as nossas dicas para colocar em prática as melhores escolhas quando estiver participando de um evento corporativo.

Sua intenção no evento é o melhor caminho para escolher o melhor dress code

Como será a sua participação no evento? Qual a intenção que possui ao longo do dia? Esses são questionamentos essenciais para identificar o dress code ideal para você no dia do evento.

Em eventos corporativos, uma das principais ações para o dia é tentar negociar e fechar novos negócios, principalmente quando se participa de feiras. Nesse caso, vale a pena ter uma vestimenta mais caprichada e formal, até mesmo para chamar a atenção de forma positiva e passar uma boa impressão nesse tipo de encontro.

Mas se a sua intenção é apenas ficar na posição de participante e ouvinte, visitando estandes e aprendendo com os assuntos trabalhados ao longo do evento, então vale um traje mais simples, só que não tão casual.

Um ponto importante é saber que em eventos corporativos é recomendável evitar trajes como bermudas e camisa regata, mesmo que a maior parte dos eventos sejam realizados durante a parte da manhã ou tarde.

Sabendo disso, o que é mais indicado? Na prática, o estilo preferido e mais assertivo para eventos corporativos é o Esporte Fino, que traz um visual mais elegante sem tanta formalidade. Veja uma lista com peças que podem ser usadas para compor esse estilo:

MASCULINO

  • Calça Jeans
  • Gola Polo
  • Sapatênis
  • Blazer
  • Jaqueta Jeans

FEMININO

  • Vestido simples
  • Blusas
  • Calça social
  • Sapatilha
  • Salto pequeno

Importância de pensar no dress code para eventos corporativos

Quando se fala em dress code para eventos, uma coisa é certa: a roupa é um dos quesitos mais importantes para se usar no grande dia.

O mais importante para os participantes de um evento é ter a melhor experiência possível, aproveitando ao máximo as atrações e atividades disponíveis ao longo do dia. Mas isso não é possível se escolher a opção errada de roupa.

Um erro comum é não conferir pontos importantes de forma antecipada, como o clima da cidade onde o evento vai acontecer. Na verdade, antes mesmo do dress code, o seu bem-estar é fundamental.

Roupas confortáveis são essenciais para encarar um evento

Alguns estilos de roupas acabam deixando uma sensação desconfortável para quem usa durante um evento. O pensamento em se vestir com algum traje mais próximo do que seria ideal para determinado evento pode ser um problema quando se trata da experiência pessoal no evento.

Mas quando se fala de eventos corporativos, sabemos que não se pode vestir qualquer tipo de roupa. Por isso vale a pena avaliar antes qual a melhor escolha.

Um exemplo claro disso fica para quem precisa ficar na posição de expositor, já que é importante atentar bem para o tipo de calçado que vai utilizar. O ideal para essas pessoas é que se mantenha bem mesmo que fique boa parte do tempo em pé.

Conheça o público do evento

Uma ação importante para acertar no dress code para eventos corporativos é conhecer o público que vai marcar presença no dia. Seja através da lista de confirmados nas redes sociais ou com a divulgação de participantes feito pela organização. Essa é uma informação valiosa pensando no dress code para o evento.

Claro que não precisa seguir uma cópia do que os outros estão vestindo, mas esse pode ser um indicativo das opções que pode mapear para o evento.

Gostou de saber mais sobre o dress code para eventos e sua importância para melhorar sua experiência ao longo dos dia? Esse é um dos passos importantes na sua preparação, mas não é o único ponto que precisa atentar. Veja também a série de dicas que preparamos para você melhorar o networking em eventos!

Quero melhorar meu networking nos eventos!


Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!